Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49680
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Especial por Assunto "Alfabetização e Letramento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Produto Educacional ALFALETRICS - Repositório digital de atividades pedagógicas na perspectiva da Alfabetização e Letramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Souza, Ivanise Almeida Rodrigues de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; https://orcid.org/0009-0006-3559-6088É com grande entusiasmo que apresentamos a vocês um recurso educacional inovador: o Repositório de Atividades Digitais para a Alfabetização e Letramento em Ambientes Hospitalares e Domiciliares e/ou em outros contextos Educacionais ( ALFALETRICs), fruto de um produto educacional de mestrado na linha de pesquisa de processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPPGEEsp), sob a orientação da professora doutora Jacyene Melo de Oliveira Araújo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orientanda Ivanise Almeida Rodrigues de Souza e professoras do NAEHD/RN, colaboradoras da construção deste repositório: Juliana Nogueira Torres, Licya Teles Souza Amaral e Maria José Farias de Oliveira. Nossa jornada de educação é marcada por desafios únicos, e este repositório foi desenvolvido com o propósito de apoiar professores, alunos e suas famílias na importante missão de educar e aprender em contextos tão sensíveis. Acreditamos que o aprendizado deve ser uma experiência envolvente e divertida. Por isso, nossas atividades foram selecionadas para estimular o interesse e a curiosidade das crianças, mesmo em ambientes desafiadores como o contexto hospitalar e domiciliar. A Alfabetização e o Letramento são alicerces essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, mas nem sempre é fácil garantir a continuidade do processo educacional em circunstâncias como a hospitalização, atendimento domiciliar e/ou outros contextos. Para enfrentar esse desafio o nosso repositório oferece possibilidades de recursos digitais cuidadosamente selecionados para atender às necessidades específicas dos estudantes, embora a maioria dos jogos sejam voltados para a apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA). Obs.: Por se tratar de links Disponibilizados em domínio publico, algumas sugestões de sites, plataformas e softwares podem sofrer alteraçoes de disponibilidade ao longo do tempo