Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Especial por Assunto "Artefato literário"
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Dissertação Cartilha digital sobre literatura surda: percepções e reflexões de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-08) Macêdo, Buena Bruna Araújo; Santos Filho, Pedro Luiz dos; https://orcid.org/0009-0003-5977-3673; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; https://orcid.org/0000-0002-1020-1557; http://lattes.cnpq.br/0681855287636843; Fonseca, Gessica Fabiely; Peixoto, Janaína AguiarEssa dissertação está inserida nas discussões acerca da constituição do ser professor, diante da relação entre a formação inicial e as experiências no ambiente escolar, traduzindo uma preocupação central com a escolarização da criança surda. O estudo busca analisar a relevância da Literatura Surda para as propostas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental pelo viés da educação bilíngue de surdos. Além desse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: evidenciar o potencial da Literatura Surda para o Ensino Fundamental; identificar as percepções que professores atribuem ao trabalho com a Literatura Surda nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e apresentar um produto educacional, de tipologia cartilha, contendo orientações acerca da Literatura Surda, direcionada aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente adotou-se a abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen,1994), a pesquisa do tipo exploratória e descritiva (Gil, 2002), no que diz respeito aos instrumentos para a coleta de material empírico, optou-se pela ação conjunta da revisão bibliográfica e documental (Gil, 2002) e a realização de entrevistas semiestruturada (Bogdan; Biklen, 1994; Triviños, 1987; Manzini, 1990/1991) com 04 (quatro) professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a sistematização e tratamento do material empírico coletado foi adotada a análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico do estudo evidencia discussões sobre a educação de pessoas surdas no Brasil e sua legislação educacional (Goldfeld, 2002; Strobel, 2009; Dorziat, 2009; Rocha, 2009; SuttonSpence, 2021; Capovilla, 2000); a cultura surda e os artefatos culturais (Skliar, 1998, 2010; Perlin, 2001; Strobel, 2009; Peixoto, 2018; 2016); a Literatura na escola (BNCC, 2018; Lajolo,1993; Candido, 2000, 2011; Amarilha, 2009; Cosson, 2007) e a Literatura Surda e os processos de tradução, adaptação e criação do artefato literário (Karnopp, 2008, 2006; Mourão, 2011; Strobel, 2009; Rosa, 2011). Os resultados da pesquisa apontam o avanço em relação à escolarização dos surdos no Brasil, com o respaldo da legislação, o que reflete na proposta de modalidade de educação bilíngue de surdos. Apesar dos avanços, a Literatura Surda é um artefato cultural pouco conhecido pelos professores que atuam na escolarização das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, os desdobramentos das análises empreendidas a partir do referencial teórico-metodológico e do material empírico, culminaram na elaboração da cartilha (produto educacional) contendo orientações acerca da Literatura Surda, direcionada aos professores ouvintes e surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, aos pesquisadores da área da educação de surdos e da literatura como um todo.