Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25953
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional por Assunto "Aprendizagem histórica escolar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Questionando a história, das mídias digitais à sala de aula: a investigação histórica para a autonomia crítica do estudante do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Furtado, Ronaldo Everton Araújo Vieira; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; ; http://lattes.cnpq.br/3992707598478930; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/8893350729538284; Gomes Neto, João Mauricio; ; http://lattes.cnpq.br/3179445874709053Ao analisar, a partir da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Cláudio Martins, Fortaleza, Ceará, como os estudantes interagem com as informações sobre História encontradas nas mídias digitais, este trabalho busca contribuir para a aprendizagem histórica dos estudantes do ensino médio por meio de um produto didático referenciado nos princípios da investigação histórica. Pesamos a aprendizagem tecida em sala de aula com intuito de dotar os estudantes de habilidades crítica de análise das informações sobre História que eles acessam em seu cotidiano, inclusive na internet pelas mídias digitais. Assim, sob a perspectiva da didática da História, com uma pesquisa qualitativa e no diálogo entre (e com) alguns autores que pensam o ensino e a aprendizagem histórica, este trabalho reflete sobre o ensino de História imerso à cultura histórica da sociedade. Pensa o conhecimento histórico para o exercício da cidadania, a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Para isso, traz como proposta didática um “roteiro investigativo” para a aprendizagem histórica através da análise, em sala de aula, da construção das narrativas histórica do livro didático e de narrativas histórica extraídas de ambientes digitais.