Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - Rede Nacional por Assunto "Audiovisual"
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Dissertação Enunciando as diferenças: desconstruindo preconceitos e intolerâncias na sala de aula a partir do audiovisual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-25) Fernandes, Ademarlon Felix; Vargas Netto, Sebastião Leal Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9840632250442779; http://lattes.cnpq.br/0824085406443448; Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9609541796507055; Barbosa, Muryatan Santana; http://lattes.cnpq.br/6114420838009053O presente estudo busca compreender por meio de uma breve contextualização histórica, o percurso da construção das desigualdades étnico-raciais em nosso país, bem como contribuir para a discussão sobre a superação de relações de preconceito e discriminação racial, que vêm sendo realizadas no âmbito da academia e na sociedade civil. Acreditamos que a pauta do racismo e do antirracismo nunca esteve tão em evidência como nos dias atuais. Nesse sentido, realizou-se uma breve contextualização histórica em busca da compreensão da sua construção social/cultural e histórica do racismo no Brasil. Para a partir desse entendimento tornar possível e inteligível a compreensão de como as relações e práticas de intolerância, estigmatização do grupo étnico-racial negro permanecem atualmente em nossa sociedade e como podem vir a ser percebidas no contexto das relações sociais estabelecidas entre os jovens estudantes da escola pública, podendo vir a ser enfrentadas. Após a compreensão desse enraizamento do preconceito e da discriminação racial em nossas relações sociais, analisa-se como uma comunidade escolar pode vir a ser afetada devido à propagação de reprodução de falas e discursos intolerantes que ainda se fazem presentes na escola e fora dela. Tal situação será exemplificada a partir de um estudo de caso, por intermédio de uma observação e uma análise realizadas por mim enquanto professor/pesquisador numa realidade específica no interior do Rio Grande do Norte, de uma escola pública localizada em Poço Branco-RN, trata-se da E.E.T.I Estudante José Francisco Filho, a qual é frequentada por alunos negros provenientes da comunidade quilombola de Acauã e de outros distritos. Busquei analisar como os discursos efalas intolerantes podem interferir de forma negativa na constituição identitária e cultural de estudantes negros(as), devido principalmente à sujeição de uma convivência cotidiana, marcada pela reprodução de estereótipos e estigmatizações direcionadas ao grupo étnicoracial negro, enfim pelo racismo disfarçado e escamoteado nas nossas relações sociais. Por fim, esse trabalho a partir dessa evidência, dessa situação-problema, lança a proposta de “enunciar as diferenças” nochãodaescola pública,trazendocomo “projeto de intervenção pedagógica” a proposta de uma disciplina eletiva de caráter audiovisual, chamada de “Afrocine & Aproxime”, nosentido de buscar desenvolver um plano de curso capaz de ser utilizado por qualquer professor como forma de instrumento antirracista, a fim decriar uma pedagogia possível que auxilie na desconstrução de preconceitos sobre asrepresentações que os jovens estudantes tenham da África e das africanidades.Dissertação A jornada do herói: uma proposta audiovisual e interdisciplinar para o ensino de história na educação profissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-18) Marques, Bruno Ribeiro; Spinosa, Vanessa; ; ; Rocha, Raimundo Nonato Araujo da; ; Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk;Esta dissertação discute o ensino de História dentro da modalidade Educação Profissional, pensando estratégias de promoção da integração curricular entre a História e as disciplinas técnicas, mais precisamente no curso de Produção de Áudio e Vídeo. Ao apresentarmos as características tanto da modalidade quanto do curso de Produção de Áudio e Vídeo, discutiremos a importância do letramento digital, como forma de consumo consciente das informações presentes no ciberespaço. É também proposta deste trabalho a instrumentalização em história através do estudo dos conceitos de memória, identidade e narrativa. Para isso,analisaremos os documentos curriculares, tanto os nacionais quanto o estadual e como estes apresentam esses conceitos para o ensino de nossa ciência. A partir da análise dos currículos,recorreremos à historiografia, para pensarmos os desafios e as possibilidades do uso dos termo sem questão no ensino da História. Feito esse exercício teórico, partiremos para o planejamento e execução do nosso produto que tem como objetivo integrar o ensino de História às disciplinas técnicas. Durante o processo de desenvolvimento das práticas pensadas, os alunos da 2a série da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, na cidade de Fortaleza- CE, foram encorajados a escreverem suas autobiografias, em que destas cinco foram escolhidas, roteirizadas e viraram filmes, produzidos pelos próprios alunos do curso técnico.Durante as atividades realizadas com os alunos, pautadas em metodologias ativas, foram discutidos conceitos de memória, identidade e narrativa, que culminaram em audiovisuais que podem ser entendidos como elementos de História Pública. Nossa proposta de atividade exemplifica uma forma de integração curricular, ponto fulcral das Diretrizes Curriculares para a modalidade Educação Profissional contemplando também a produção do saber histórico escolar.