CCSA - TCC - Administração
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TCC 12 milhões de MEIs no Brasil: vantagens e limitações de ser microempreendedor individual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-27) Lima, Dyogo Augusto Fagundes de; Carício, Marcelo Rique; Carício, Marcelo Rique; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; Gianasi, Luciana Bezerra de SouzaO empreendedorismo no Brasil continua em curva ascendente e estudos sobre o tema são sempre bem-vindos. De maneira particular, esta pesquisa deu enfoque ao empreendedorismo individual e teve como grande motivação a explanação sobre as vantagens e os principais desafios que a legislação traz para o trabalhador informal, verificando se é vantajoso ou não optar por tal sistemática. Para tanto, tomou como base conhecimentos sobre a Lei Complementar nº 128/2008, responsável pela criação da figura do Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, desenvolvida com a finalidade de observar, registrar e analisar os benefícios e as limitações enfrentadas pelo MEI sem, entretanto, se aprofundar nas relações causais do fenômeno estudado. Nesse ponto, o objetivo foi otimizar a familiaridade entre o pesquisador e o fenômeno pesquisado. Os resultados alcançados reforçam a certeza de que a legislação contribuiu, de fato, para aumentar o número de formalizações e as perspectivas de crescimento de trabalhadores até então desprotegidos e desamparados por conta da informalidade.TCC A análise da aceitação e do uso do processo administrativo eletrônico no tribunal regional eleitoral do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Gurgel, Vanessa Maria de Paiva; Martins, Daniel de Araújo; Feitor , Carlos David Cequeira; Medeiros, Marcos Fernando Machado deEste trabalho tem como objetivo principal analisar o grau de aceitação e uso do Processo Administrativo Eletrônico (PAE) no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Para esse fim, a presente pesquisa revela-se de caráter descritivo e de abordagem qualitativa e quantitativa. Para atingir este objetivo, foi realizada uma breve revisão de literatura acerca de Sistemas de Informação Gerencial, e dos respectivos modelos teóricos desenvolvidos, são eles: Teoria da Ação Racional (TRA), Teoria do Comportamento Planejado (TPB) e Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), modelo esse que será utilizado como base para a realização deste trabalho, por ser o mais conhecido e utilizado no campo de sistemas de informação. A partir disso, foi elaborado um questionário, sendo este, o instrumento de pesquisa utilizado neste estudo, e com os resultados obtidos foram elaborados planos de sugestões de melhorias acerca da aceitação e uso de tecnologia. Aplicado o questionário, a partir de uma visita na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, obteve-se uma participação de 48 respondentes válidos, sendo todos usuários do Processo Administrativo Eletrônico. Uma vez efetuada a coleta de dados, foram adotadas técnicas estatísticas auxiliando na compreensão do que foi consultado. Como resultado do estudo, tornou-se possível aferir que os usuários apresentam-se satisfeitos com a ferramenta, assim como concordam que o sistema contribui em diversos setores de atuação para o desenvolvimento das atividades diárias realizadas no TRE/RN.TCC A análise do orçamento de uma família potiguar comparada à pesquisa de orçamento familiar do IBGE(Administração, 2014-06-02) Araújo, Jessica Mesquita de; Amaral, Fernando Roberto Cavalcante Bandeira doTCC A análise dos fatores e suas inter-relações que influenciam no acúmulo de erros não resolvidos no SIGAA sob a ótica do pensamento sistêmico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Sales, Onildo Araújo; Medeiros Junior, Josué Vitor de; Gurgel, André Morais; Fernandes, Leandro TrigueiroEste trabalho teve como objetivo analisar o processo de correção de erros do sistema SIGAA na UFRN, através da abordagem baseada no pensamento sistêmico. Neste estudo de caso, foram realizadas entrevistas com funcionários que estão inseridos nesse processo. As entrevistas buscaram entender como é o processo e quais são as dificuldades enfrentadas. A partir dessas informações foram levantados os fatores que influenciam no problema estudado e foram construídos diagramas de enlace causal para identificar e analisar as inter relações existentes. Os resultados mostram que o acúmulo de erros não resolvidos tem alguns fatores bem visíveis como pouca mão-de-obra e alta demanda, mas o trabalho também mostrou uma análise mais aprofundada em que alguns outros aspectos podem ser trabalhados para que o problema seja reduzido, como um melhor registro do erro quando a demanda é identificada, e uma atualização mais constante do sistema que dissemina o conhecimento na SINFO, para que o processo tenha subsídios quando houver dúvidas sobre como proceder. Conclui-se que a abordagem do pensamento sistêmico é essencial para analisar as profundas relações que envolvem o problema, e que essa análise possibilitou um esclarecimento maior das razões que influenciam no problema em questão.TCC A dinâmica do trabalho terceirizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Gomes, Jéssica Rios; Souza, Washington José de; Paiva, Juarez de AzevedoEsta monografia analisa a dinâmica do trabalho terceirizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CCSA/UFRN). Como objetivos específicos descrever o contexto organizacional do trabalho terceirizado no CCSA, traçar o perfil socioeconômico e funcional dos profissionais terceirizados, identificar a percepção dos terceirizados sobre as condições de trabalho na modalidade da terceirização, mapear os principais problemas e benefícios gerenciais gerados pela utilização do serviço terceirizado. Para tanto, realizou uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa, utilizando-se do estudo de caso e do levantamento (survey) como estratégia de pesquisa. Para coleta de dados utilizou-se as técnicas de entrevista e observação. Aplicou-se formulário estruturado com os trabalhadores terceirizados do CCSA/UFRN, e roteiros entrevistas com os encarregados desses trabalhadores. Como resultado da terceirização, observa-se a precarização do trabalho e insatisfação dos colaboradores terceirizados com o trabalho. Conclui-se assim que o processo da terceirização apresenta vantagens e desvantagens seja para o colaborador, seja para a instituição. Ainda assim, a terceirização ocorreu em dois setores específicos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o setor de segurança armada e o setor de serviços gerais. Sendo que o setor de serviços gerais responsável por maior fatia dos trabalhadores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E estes mostram insatisfeitos com as condições de trabalhos oferecidos bem como os benefícios, apesar disso, a empresa terceirizada cumpre com seus deveres básicos do oficio. Assim, são muitas consequências benéficas da terceirização, para os interesses públicos, mas vale ressaltar que não se pode deixar que essa forma de trabalho, adaptadas às necessidades da sociedade contemporânea, tornar o trabalhador em um “sobrevivente”, já que recebem baixos salários, na maioria das vezes, e se sujeitam a condições trabalhistas inferiores.TCC A estratégia do oceano azul: um estudo das renovações de estratégia da Netflix para manter seus concorrentes neutralizados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Feitosa, Bruna Andrade de Amorim; Araújo, Afrânio Galdino de; Ferreira, Antônio Carlos; Fernandes, Leandro TrigueiroSendo uma das mais conhecidas empresas de streaming de vídeo no mundo, a Netflix criou seu próprio oceano azul em 1997 e atualmente possui dentro do mercado norte-americano 46 milhões de assinantes. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi compreender como a empresa tem renovado sua estratégia ao longo dos anos para manter a concorrência neutralizada no território norte-americano. Para avaliar a importância da renovação estratégica da empresa, foi realizada a caracterização da estratégia e sua importância, além da criação das Matrizes Eliminar-Reduzir-Elevar-Criar e Avaliação de Valor e a análise da importância da renovação estratégica. Esse estudo possibilitou a exploração e a compreensão acerca da abordagem da gestão estratégica, a Estratégia do Oceano Azul, além da contribuição à melhoria do entendimento dos estudos da Estratégia Empresarial no curso de Administração. Através do estudo de caso, aliado às ferramentas de análise da Estratégia do Oceano Azul, foi realizada uma análise comparativa entre a Netflix e seus principais concorrentes nos Estados Unidos. Com base nos resultados apresentados, verificou-se que a empresa está sempre inovando e criando novos atributos para seus clientes, mantendo-se assim, distante dos concorrentes que estão ingressando ou já navegam em seu oceano azul. A Netflix continua criando espaços de mercado inexplorados, e apesar da presença da concorrência, eles ainda podem ser considerados irrelevantes diante do tamanho de mercado que Netflix possui, já que a mesma tem criado e capturado novas demandas a cada ano.TCC A estrutura hoteleira da via costeira com foco no hóspede da terceira idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Ana Paula Costa de; Pignataro, Thelma; Silva Filho, Alexandre Magno da; Silva, Francisco de Assis Medeiros daEste trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a estrutura hoteleira da Via Costeira, em Natal, para o hóspede da terceira idade. Como método de pesquisa utilizou-se a visitação para observação direta e entrevistas semiestruturadas com profissionais que ocupam cargos gerenciais nos hotéis. Como principal resultado constatou-se que os hotéis possuem estrutura adequada para atender o hóspede da terceira idade, e naqueles cujo público alvo são as famílias, há maior segurança nos apartamentos. Observou-se que essa estrutura foi desenvolvida, na verdade, para atender os hóspedes com alguma deficiência física, porém favorecem os hóspedes da terceira idade. Constatou-se, todavia, que não há um interesse diferenciado no hóspede da terceira idade, mesmo após o crescente aumento da população idosa no mundo.TCC A evasão de alunos em uma instituição de ensino EJA: caso CAdE(Administração, 2013) Fontoura Filho, Jailson Justino; Medeiros, Carlos Alberto FreireTCC A fotografia contemporânea correlacionada a percepção semiótica de imagens fixas capturadas no campus central da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Yuri Duarte da; Pignataro, Thelma; Pignataro, Thelma; Alves Filho, Antonio; Costa, Maria Teresa PiresO conceito da palavra “Imagem” tem vindo a ter desde sempre as mais variadas abordagens, sendo que o ponto comum entre elas se centra no fato de ser algo com o qual nos deparamos visualmente. É sentido uma desvalorização na denominação de imagem contemporânea como imagem puramente midiática, pois deixa-se assim de conseguir ganhar espaço para contemplar tudo aquilo que sejam imagens fixas, dando lugar e preferência a imagens animadas. Deixa assim de existir a curiosidade em observar uma fotografia e tentar decodifica-la. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise perceptiva, do ponto de vista semiótico de imagens fixas capturadas no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os procedimentos metodológicos envolveram uma série de atitudes na busca de possíveis soluções para a problemática exposta. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter qualitativo, descritiva e tendo o pesquisador como decisor no levantamento de dados e análise indutiva das informações. A captura das imagens do campus central da UFRN foi mediada pela câmera fotográfica profissional da marca Canon, modelo T3i, sendo utilizadas as lentes de alcance Canon de 50mm e 70:200 mm. As análises das fotografias se deram em relação aos aspectos de desenvolvimento e infraestrutura das instalações do campus central da UFRN, em contraponto aos antigos espaços, tentando deixar perceptível a importância do tradicional, sem inibir o progresso econômico e social da universidade. Como principais resultados podemos destacar mudanças e modernizações constantes que vêm ocorrendo na questão física/estrutural. Sua significação reflete ao desenvolvimento tecnológico arquitetônico dos antigos espaços do campus frente às novas instalações, mantendo a importância do velho espaço, preservando assim a história da UFRN ali contida. Pode-se concluir que considerar uma imagem como uma mensagem visual implica em atribuir significados e assim contribuir com uma linguagem interpretativa do que está representado, construindo um meio de comunicação e esta pesquisa traz em seu íntimo uma análise interpretativa do autor em relação aos espaços da UFRN, contribuindo por deixar claro a importância das imagens fixas cotidianas, tendo estas, uma maneira de se comunicar com seus apreciadores.TCC A importância do Empretec para a educação empreendedora: o caso da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Pimenta, Daniel da Cunha; Brandão, Pamela de Medeiros; Brandão, Pamela de Medeiros; Cardoso, Bruno Luan Dantas; Azeredo, Raoni FernandesEsta monografia objetiva compreender a importância do EMPRETEC para a educação empreendedora na Cidade do Natal/RN nos anos de 2016 e 2017. Para tanto, traçou o perfil e identificou as expectativas dos participantes natalenses do EMPRETEC; bem como mensurou nível de satisfação com o Seminário, verificando suas contribuições para a vida pessoal e profissional. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, que utiliza o estudo de caso e o levantamento como estratégias de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e analisados pelo método de análise descritiva estatística básica. A partir da pesquisa realizada compreende-se que o EMPRETEC se apresenta como uma importante ferramenta para fomentar a educação empreendedora e assim diminuir as probabilidades de insucesso dos empreendimentos em virtude de problemas de gestão e planejamento, visto que a maior contribuição gerada na perspectiva dos participantes refere-se a planejamento e maior clareza dos negócios por meio dos conhecimentos e técnicas compartilhados nos seminários.TCC A influência da escritora Nísia Floresta sobre o marketing cultural do município de Nísia Floresta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Elizania Miranda de; Pignataro, Thelma; Silva, Francisco de Assis Medeiros da; Silva Filho, Alexandre Magno daA cultura se apresenta como um dos principais fatores de condicionamento do comportamento humano. Sendo assim, buscar compreender até que ponto os elementos culturais são capazes de influenciar o modo de vida das pessoas ou direcioná-las a novos hábitos de consumo torna se de vital importância no atual cenário, tanto para as instituições públicas quanto para as organizações privadas. A análise da influência cultural, de competência do marketing cultural ajuda a fomentar novas práticas de marketing capazes não apenas de satisfazer desejos e necessidades como também de orientar políticas culturais de interesse público. Assim, este estudo tem por objetivo analisar a influência da escritora Nísia Floresta sobre o marketing cultural de sua cidade de origem, para que desta forma se possam compreender as necessidades e expectativas locais sobre novas políticas de incentivo cultural capazes de auxiliar no desenvolvimento da cidade. A metodologia utilizada na pesquisa é do tipo exploratório-descritiva, cuja técnica de amostragem se classifica como não-probabilística subcategoria intencional. Utilizou-se para o levantamento dos dados duzentos questionários em pesquisa de campo. Por fim, o resultado do estudo se mostrou satisfatório, constatando a existência de influências da escritora sobre o município de Nísia Floresta.TCC A influência da inflação no orçamento doméstico: uma breve análise das famílias assalariadas(Administração, 2014) Silva, Laíse Cristian Oliveira Gonçalves da; Amaral, Fernando Roberto Cavalcante Bandeira doTCC A influência da marca para o consumidor: o caso do América de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Azevedo, Fabio Pereira de; Pignataro, Thelma; Silva, Francisco de Assis Medeiros da; Silva Filho, Alexandre Magno daEsta monografia trata de um estudo sobre os fatores que influenciam os torcedores do América de Natal a realizar compras na loja América Store, pertencente ao clube. Para a concretização desse objetivo, foi realizada uma pesquisa com os torcedores do América, entre os dias 23 de maio e 23 de julho de 2016, por meio de entrevistas para preenchimento de um questionário, na saída da loja América Store e na Arena das Dunas, em dias de jogos do América, no intervalo da pesquisa. Buscava-se, fundamentalmente, a opinião dos entrevistados sobre até que ponto a imagem do América motivaria o consumo dos produtos vendidos na loja América Store. Como principais resultados, foi detectado que a cor vermelha, a ligação com o time de futebol, o desejo de ajudar o clube e os preços cobrados são os fatores que mais influenciam o torcedor do América a comprar os produtos da referida loja.TCC A influência das mídias digitais no processo de decisão de compra: um estudo de caso com estudantes da graduação de administração da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Damasceno, Mariana Ramalho; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Moro, Vicente; Brandão, Pamela de MedeirosO presente trabalho teve como objetivo analisar a influência das mídias digitais no processo de decisão de compra dos estudantes de administração da UFRN. A pesquisa tem como base os conceitos do marketing digital, mídias digitais e influências no comportamento do consumidor, uma vez que essa nova modalidade do marketing apresenta-se como uma ferramenta inovadora, capaz de gerar grandes resultados para as organizações aliado ao estudo do comportamento do consumidor e ainda facilitar o processo de decisão de compra que atualmente estabeleceu-se num patamar de conforto, comodidade e alto conhecimento sobre produtos e serviços, isto é, as pessoas adquiriram conhecimentos relativos a como comprar, onde comprar e a quem melhor comprar, sobretudo em meio ao segmento jovem que é fortemente alinhado a tecnologia nos dias atuais. Os objetivos propostos no estudo foram atingidos através de uma pesquisa descritiva utilizando a ferramenta Google Drive®, composta de perfil sócio econômico, analise da interação dos estudantes com empresas e com outros consumidores através das mídias, como também as preferências do entrevistado em relação ao tema abordado e de fato, a análise da influência das mídias no processo de decisão de compra. Os dados foram tabulados e tratados utilizando os testes Qui-Quadrado de Fisher e analise de correspondência validando a hipótese de que o estudante de administração da UFRN sofre influência das mídias digitais no processo de decisão de compra.TCC A influência de operações da polícia federal sobre indicadores do mercado financeiro brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Cavalcanti, João Paulo Gil; Araújo Filho, Gabriel Martins de; Othon, Marco Aurélio de Albuquerque; Medeiros, Marcos Fernando Machado deO seguinte trabalho aborda algumas das maiores recentes operações da Polícia Federal contra a corrupção dos últimos tempos. São elas a Operação Lava Jato, a Operação Zelotes e a Operação Acrônimo. Após listar e descrever os fatos que ocorreram em tais operações, traça-se uma linha do tempo de alguns indicadores financeiros que tentam mostrar a situação do Brasil, para com isso tentar entender a relevância desse combate à corrupção com a situação econômica do país. Os indicadores utilizados foram o câmbio Dólar/Real, o Índice Bovespa além da Curva CDS que representa o Risco Brasil. Pode haver diversas variáveis que influenciem esses índices (não levadas em consideração) e não apenas os eventos de corrupção. Destaca-se também que, para futuras pesquisas, seria aconselhável comparar amostra antes da deflagração dessas operações e amostra após a deflagração, bem como levar em consideração outras variáveis econômico- financeiras, a fim de explicar melhor a variabilidade dos índices em questão.TCC A influência do calendário escolar na demanda das empresas do comércio no litoral potiguar: um estudo de caso no restaurante paçoca de pilão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Rodrigues, Gabriel da Costa; Araújo Filho, Gabriel Martins de; Araújo Filho, Gabriel Martins de; Othon, Marco Aurélio de Albuquerque; Carvalho, Valdemir Galvão deBrasil possui uma imensa faixa litorânea em seu território, dentro dela a atividade mais comum de ser encontrada é a turística, porém tal atividade apresenta uma grande quantidade de variáveis que influenciam a sua demanda. Para tanto, o objetivo principal desse trabalho é analisar a relação entre a distribuição das aulas no ano letivo das instituições de ensino e a demanda das empresas do litoral potiguar. Para tanto, foi feito uma análise sobre o faturamento da empresa Restaurante Paçoca de Pilão ao longo dos anos de 2012 a 2017, além disso, foi estabelecida uma relação entre o calendário escolar das escolas Centro de Educação Integrada (CEI) e o Salesiano com o faturamento do restaurante e por fim, analisou-se o efeito de outras variáveis como taxa de juros, variação do dólar, variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Produto Interno Bruto (PIB) e o índice pluviométrico. Diante disso, pode-se observar que os meses que apresentam maior faturamento no Restaurante Paçoca de Pilão são os meses de janeiro, fevereiro, julho, novembro e dezembro, além disso, foi possível identificar uma forte relação do calendário escolar com o faturamento da empresa, onde a ausência de aulas aumenta o faturamento, também foi percebido alguma relação do IPCA, PIB e variação do dólar com o faturamento, contudo o INPC, a taxa de juros e o índice pluviométrico não apresentaram correlação com faturamento. Assim, foi possível perceber uma forte sazonalidade da demanda do Restaurante Paçoca de Pilão que é justificada férias escolares, tal sazonalidade pode ser diminuída através de ações como a criação de promoções no período de baixa demanda, assim como, a criação de eventos que atraiam o público alvo do restaurante.TCC A influência do marketing pessoal na carreira profissional: uma pesquisa com docentes do departamento de administração da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06) França, Isa Priscila Cruz de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Seixas, Eugênia Patrícia de Almeida; Macedo , Joacy Pedro deO objetivo desta pesquisa foi estudar a percepção de professores do curso de administração UFRN em relação ao marketing pessoal. O marketing pessoal se torna importante devido as tendências de mercado decorrentes da globalização exigindo assim um novo perfil profissional. Este estudo classificou-se como uma pesquisa de natureza descritiva, adotando-se a abordagem quantitativa e qualitativa de análise dos dados. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário com 22 professores do departamento de administração, ativos no semestre 2015.1. Após a tabulação dos dados, realizou-se uma análise e interpretação dos resultados onde foi constatado que os docentes utilizam o marketing pessoal em suas carreiras, porém possuem um conhecimento superficial em relação ao tema em estudo. Foi sugerida a utilização de um plano de marketing pessoal para planejamento de carreira profissional e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes de administração da UFRN.TCC A influência do marketing sensorial na decisão de compra de produtos de beleza: a ótica do consumidor da região metropolitana de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Medeiros, Mônica Viviane Negreiros de; Pignataro, Thelma; Pignataro, Thelma; Silva, Francisco de Assis Medeiros da; Silva Filho, Alexandre Magno daEste trabalho apresenta a importância das empresas construírem suas marcas baseadas em aspectos sensoriais que permitam ao consumidor identificá-las dentre as concorrentes através dos sentidos. Para melhor compreensão e conhecimento do assunto foi realizada uma pesquisa descritivo-exploratória, por meio de uma amostra não probabilística por conveniência, utilizando-se questionário contendo 11 questões, tendo como objetivo geral analisar o nível de influência do marketing sensorial na decisão de compra de produtos de beleza. E como objetivos específicos: identificar o perfil dos entrevistados; evidenciar o nível de influência dos fatores pessoais na decisão de compra, identificar a marca mais lembrada no ramo de beleza e, ainda, identificar qual aspecto sensorial com maior nível de influência na escolha de produtos de beleza. Como tratamento estatístico, utilizou-se teste qui-quadrado, nível de significância, p - valor e analise de correspondência. O banco de dados foi construído no Excel versão 2013 e a base de dados foi exportada para o programa IBM SPSS Statistics versão 20 e também para o software R versão 3.3.3. Após a análise dos dados, verificou-se que os aspectos sensoriais da visão e do olfato são os que mais influenciam a decisão de compra, o os aspectos pessoais que mais influenciam a decisão de compra são a satisfação pessoal e a felicidade.TCC A influência do mix de marketing no processo de decisão de compra dos clientes: o caso da empresa Disnac Festas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Ferreira, Arthur Eugênio Lúcio; Silva, Francisco de Assis Medeiros da; Silva Filho, Alexandre Magno daCom o aumento do número de empresas e consequentemente, mais opções no mercado, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente. Considerando a satisfação do cliente como uma ferramenta essencial e indispensável para o sucesso da empresa, o presente trabalho tem como principal propósito, identificar a influência do mix de marketing na decisão de compra dos consumidores da DISNAC, localizada no bairro Tirol, Natal/RN. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, com amostra não probabilística por conveniência do pesquisador, utilizando-se de um questionário com 22 perguntas fechadas, divididas em duas partes, contendo na primeira, questões referentes ao mix de marketing, utilizando-se da escala Likert nas expectativas de resposta e a segunda, tratou do perfil socioeconômico dos clientes. Dessa maneira, foram entrevistados 60 clientes durante o processo de compra e mais 20 através da ferramenta Google Drive. Para o tratamento estatístico, utilizou-se a análise multivariada (teste de Qui-Quadrado, nível de significância, valor-p, utilizando o software R). Para a construção do banco de dados foi utilizado o Excel, versão 2013. Após a análise dos dados, verificou-se que a maioria dos clientes entrevistados são mulheres, adultos a cima de 30 anos de idade, casadas, com renda familiar de mais de 10 mil reais mensais e residentes do bairro Tirol. Os resultados indicaram que a empresa possui um nível de satisfação excelente em praticamente todas as dimensões do mix de marketing, devendo focar principalmente na criação de mais promoções e outras alternativas de publicidade.TCC A influência do visual merchandising no comportamento de compra do consumidor: um estudo de caso na loja Jardim de Ideia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Bezerra, Carlos Robson Quinto; Pignataro, Thelma; Pignataro, Thelma; Silva, Francisco de Assis Medeiros da; Magno, AlexandreTrata se de uma pesquisa, que analisa aspectos relacionados à influência do visual merchandising no comportamento de compra do consumidor da loja jardim de ideia, localizada em Natal. Discute-se sobre as ações realizadas no ponto-de-venda para atrair o consumidor, fazendo um paralelo com a literatura do assunto, estabeleceu se, por meio do comportamento do consumidor e suas emoções, da atmosfera e experiência de compra e os cinco sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão). É uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, realizada por meio de um questionário a clientes da loja. Os principais resultados revelam dados importantes acerca das principais características do comportamento de compra do consumidor da loja jardim de ideia, destacando se o que o visual merchandising causa na decisão de compra, fornecendo, assim, à proprietária ou possíveis interessados, condições de aprimorar os mecanismos e atributos no ponto-de-venda, que influenciam diretamente em suas atividades.