IH - TCC - Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades
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TCC A Cidade Alta de Natal/RN: história, memória e desafios sociais na contemporaneidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Moura, Lucas Fernandes de; Araujo, Douglas; Costa, João Bosco Araújo; Chellappa, ThiagoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca explorar a história, as transformações e os desafios sociais do bairro da Cidade Alta, localizado em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Através de uma análise etnográfica e crítica, este estudo visa entender como o bairro, que foi o núcleo original de Natal, se tornou um símbolo de resistência cultural e, ao mesmo tempo, enfrentar questões complexas de marginalização e abandono. O trabalho também discute a relação do autor com o bairro, suas memórias afetivas e sua evolução, além de apresentar uma análise bibliográfica sobre o tema apresentadoTCC Acumulação primitiva e a mulher como fonte de expropriação capitalista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Oliveira, Iatamyra Rocha Freire Fernandes; Silva, Lucas Trindade da; Damasio, Anne Christine; Silva, Roksyvan de PaivaEste artigo é resultado do estudo que analisa a categoria de expropriação introduzida por Karl Marx no livro O Capital. Na referida categoria Marx (2013) examina os processos socio-histórico que produziram a separação entre meios de produção e produtores imediatos, o que denomina acumulação primitiva do capital. O artigo sistematiza como Silvia Federici reavalia a teoria de expropriação de Marx, seja no sentido de uma revisão histórica em Calibã e a bruxa (Federici, 2004), seja por meio de uma reflexão sobre os processos contemporâneos de expropriação em Reencantando o mundo (Federici, 2022). O artigo oferece uma linha de análise diacrônica dos estudos, pesquisas e contribuição intelectual de Silvia Federici para a teoria da expropriação centralizado na experiência das mulheres, e dá ênfase na forma como Federici revisita e reelabora a história marxiana de acumulação primitiva.TCC Aquilombando: notas sobre espaços culturais de re)existência e (re)sistência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Souza, Micaelly Ferrari de; Damasio, Anne Christine; http://lattes.cnpq.br/7593999311239343; http://lattes.cnpq.br/6631460886097192; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6812008813378230; Souza Filho, Alipio deO artigo explora o conceito de "aquilombamento" e sua importância para a resistência e preservação da cultura negra no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, perpassando por autores como: Butler que irá contribuir para a discussão ao afirmar que o corpo, vulnerável por definição, é moldado pelas condições sociais e políticas, o que influencia sua precarização. Schwarcz e Crenshaw ampliam essa análise com o conceito de interseccionalidade, que revela como diferentes marcadores sociais, como raça, gênero e classe, se entrelaçam e afetam a vida dos indivíduos. Além de ter sido feito uma breve descrição sobre alguns Quilombos Culturais encontrados nas capitais do Brasil, não sendo os únicos A partir dessa perspectiva, o artigo argumenta que a precarização dos corpos negros é uma consequência de sistemas opressivos históricos e contemporâneos, reforçados por uma cultura colonial que marginaliza e apaga a história e cultura africana. A resistência é destacada através dos Quilombos Culturais, que surgem como espaços de preservação cultural e resistência contra o colonialismo. Esses quilombos funcionam como centros de cultura, arte e identidade negra, combatendo a colonialidade e promovendo o letramento racial. O artigo conclui que a criação e manutenção desses espaços são essenciais para fortalecer a identidade negra e proporcionar visibilidade à cultura afro-brasileira, além de oferecer uma resistência e reconhecimento significativa à opressão colonial e racial.TCC Cancelamento digital como prática de punição social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Silva, Leticia Pereira da; Morais, Andressa Lidicy Lima; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Oliveira, Rayane Deyse da Silva; https://orcid.org/0000-0001-5257-8582; http://lattes.cnpq.br/4766080369069044; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008O presente trabalho analisa o cancelamento digital como prática social e simbólica no contexto das redes digitais, destacando suas implicações antropológicas, políticas e subjetivas. A partir da observação de casos emblemáticos, como o suicídio de celebridades na Coreia do Sul, o linchamento simbólico de figuras públicas no Brasil, e os episódios envolvendo Kim Sae-ron e Kim Soo-hyun. O estudo procura revelar como o cancelamento opera como uma forma de punição moral, frequentemente desproporcional, seletiva e baseada em uma estética da performance e da imagem pública. Articulando autores das ciências humanas, o trabalho discute os efeitos psíquicos e sociais do cancelamento, assim como suas implicações para a democracia deliberativa. A análise aponta que o cancelamento, embora possa funcionar como instrumento de resistência e responsabilização simbólica, frequentemente reproduz desigualdades estruturais e práticas de exclusão. A pesquisa propõe, assim, uma leitura crítica do fenômeno, destacando a necessidade de espaços digitais mais éticos, inclusivos e orientados à escuta e à transformação coletiva.TCC Crítica ética ao Transhumanismo: desigualdade em uma sociedade Pós-humanista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Roos, João Gabriel Melo; Sousa Filho, Alípio de; https://orcid.org/0000-0001-8126-0362; http://lattes.cnpq.br/4671867942395393; http://lattes.cnpq.br/8677551964197890; Medeiros, Lucas Fortunato Rego de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; Damasio, Anne Christine; https://orcid.org/0000-0001-6865-1262; http://lattes.cnpq.br/7593999311239343Este artigo critica o movimento filosófico do Transhumanismo, argumentando que os avanços da biotecnologia, sem uma responsabilidade ética, podem ampliar a desigualdade socioeconômica no contexto neoliberal. A biotecnologia pode aperfeiçoar mecanismos de manipulação e vigilância, perpetuando o domínio de uma elite "melhorada" sobre aqueles sem acesso às inovações tecnológicas. A crítica é embasada em uma revisão bibliográfica das obras de Hans Jonas, Francis Fukuyama e Yuval Harari, aplicando seus conceitos à análise de um futuro pós-humano e suas implicações para a humanidade. O estudo conclui que as ações humanas devem considerar suas consequências a longo prazo, promovendo uma abordagem ética e prudente no uso da tecnologia e na proteção dos direitos humanos. Destaca-se a necessidade de políticas públicas equitativas e o foco na justiça social para preservar valores como autonomia, igualdade e dignidade, evitando um futuro transhumanista distópico e garantindo que os avanços tecnológicos melhorem a qualidade de vida de toda a humanidade.TCC Da invisibilidade ao reconhecimento: racismo e sexismo nas trajetórias de Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Pontes, Glycia Ruthênia Tomaz; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; https://lattes.cnpq.br/1050915635002188; Oliveira, Rayane Dayse da Silva; Marreiro, Mateus VenceslauEsta pesquisa de análise de literatura busca compreender a história de vida de autoras como Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus na busca pelo reconhecimento durante suas trajetórias, reconhecimento que é perpassado pelas perspectivas de Sueli Carneiro a partir de uma maior valorização da trajetória de mulheres negras. Na história de vida de Gonzalez e Jesus, observamos as opressões sofridas por mulheres negras em um contexto de racismo estrutural e sexismo existente na sociedade brasileira. Utilizamos revisão de literatura, para melhor compreender a luta dessas mulheres em toda a sua vida para chegar ao reconhecimento e sair da invisibilidade. Apesar de as autoras Lélia Gonzalez e Carolina Maria de Jesus possuírem contextos de vida diferentes, uma em estudos acadêmicos e outra na literatura, ambas possuíam o mesmo objetivo. Nesse contexto, os resultados dessa análise revelaram um reconhecimento de ambas diante à sociedade, no entanto, tardio, após terem sido marginalizadas em meio social durante um longo período por serem negras. Concluímos que o reconhecimento a partir de Sueli Carneiro é um direito e garantia que qualquer indivíduo deve possuir, valorizando a sua vida, os seus trabalhos e promovendo condições de dignidade, pois só é digno quem é reconhecido.TCC Desenvolvimento sustentável e desigualdade social na Ilha do Marajó: uma análise dos desafios e oportunidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Paulino, Ruth Emilly dos Anjos; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; http://lattes.cnpq.br/7848342793111466; Medeiros, Lucas Fortunato Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; Ferreira, Flavio Rodrigo Freire; https://orcid.org/0000-0001-5881-3344; http://lattes.cnpq.br/5928776388071995Este artigo busca entender o desenvolvimento sustentável à luz da perspectiva crítica de autores como Antônio Bispo dos Santos e Ailton Krenak e então estudar qual sua influência na desigualdade social de uma região. A partir desta contextualização teórica, analisamos a relação entre desigualdade social e sustentabilidade na Ilha do Marajó. Para embasar nossa análise, utilizamos uma abordagem qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica e conduzimos um estudo de caso detalhado sobre a Ilha do Marajó, visando compreender os fenômenos sociais e ambientais da região. Os resultados da pesquisa revelaram uma interconexão significativa entre sustentabilidade e desigualdade social no arquipélago, destacando a necessidade de reavaliar o conceito de progresso. Concluímos que o desenvolvimento deve ir além do crescimento econômico, incorporando o bem-estar ambiental e social, valorizando os saberes das comunidades tradicionais e atendendo às suas necessidades. Dessa forma, é possível expandir as liberdades individuais e promover a condição de agente para todos os habitantes.TCC Entre o genocídio e a necropolítica: para pensar o racismo no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Vicente, Raquel dos Ramos; Silva, Lucas Trindade da; https://orcid.org/0000-0003-3390-2046; http://lattes.cnpq.br/0314360149038167; https://lattes.cnpq.br/3345807510990217; Lima, Andressa Lídicy Morais; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Saraiva, Mariane Joyce Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0856073747328714O problema racial no Brasil origina-se da colonização europeia, fundamentada na suposta superioridade do colonizador. Segundo Silvio Almeida, o racismo sistemático se manifesta em práticas que resultam em desigualdades raciais. Este estudo explora a persistência do racismo no Brasil, analisando "O Genocídio do Negro Brasileiro" de Abdias do Nascimento e "Necropolítica" de Achille Mbembe. Nascimento critica o mito da democracia racial, evidenciando a marginalização contínua dos negros. Mbembe introduz o conceito de necropolítica, examinando o poder de determinar quem vive e quem morre em contextos pós-coloniais. Este artigo destaca como essas obras abordam a reprodução das desigualdades raciais, proporcionando uma base para futuras investigações sobre racismo e antirracismo.TCC Escrevivência de uma “eterna aprendiz” 50+: (re)existência ao estarismo na universidade do século XXI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Medeiros, Ana Lúcia Bezerra de; Lima, Andressa Lidicy Morais; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Oliveira, Rayane Dayse da Silva; Silva Junior, Fernando Joaquim daEste estudo tem como objetivo compreender as formas de (re)existênciadeuma mulher 50+ no contexto universitário, a partir de uma autoetnografiaancorada na escrevivência e sustentada por revisão bibliográfica sobreosconceitos de ageismo, etarismo, idadismo, velhismo, estigma, alteridadeeenvelhecimento na educação superior. Utiliza-se uma abordagemqualitativaque combina relato autobiográfico com fundamentação teórica, permitindoarticular a experiência pessoal com reflexões críticas acerca das barreirassimbólicas e institucionais enfrentadas por estudantes maduras. Aanáliserevela que a universidade do século XXI ainda opera sob lógicas etaristasquemarginalizam sujeitos fora da norma etária dominante, reforçando estigmasedesigualdades geracionais. No entanto, a presença ativa de mulheres 50+noensino superior emerge como uma forma potente de resistência e subversãodesses paradigmas, afirmando o envelhecimento como um processo formativoe a educação continuada como um direito. O trabalho destaca a necessidadede políticas inclusivas e de um olhar mais sensível à diversidade etárianosespaços acadêmicos, além de afirmar a escrita de si como uma estratégiadevisibilização, denúncia e transformação social.TCC Espaços de memória e resistência: a biblioteca pessoal como arena de autoafirmação da identidade negra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Ribeiro, Alexia Maria de Lima; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; https://lattes.cnpq.br/7894080151471829; Dantas, Alexsandro Galeno Araujo; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; Saraiva, Mariane Joyce Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0856073747328714Este artigo explora a relação entre bibliotecas pessoais, cultura e identidade, com ênfase nas práticas de colecionismo e organização de acervos como formas de exercício antropotécnico. A partir de uma análise teórica que integra as contribuições de Peter Sloterdijk, Gilbert Simondon e Bruno Latour, o texto propõe que as bibliotecas pessoais funcionam não apenas como espaços de armazenamento de livros, mas como arenas dinâmicas de construção e afirmação da identidade, onde a técnica, a cultura e o simbólico se entrelaçam. O artigo também introduz uma perspectiva racializada, destacando as bibliotecas de leitores negros como espaços de resistência e autoafirmação identitária. Valendo-se das ideias de Bell Hooks, em que a análise ressalta o papel central da literatura afro-diaspórica e os saberes ancestrais desempenham um papel crucial na preservação de histórias e memórias marginalizadas. Além disso, a pesquisa aponta para o potencial dessas bibliotecas como locais de resistência, alinhando-se às reflexões de Alberto Manguel sobre o poder transformador das bibliotecas, e sugerindo novos caminhos para a preservação de acervos e a ampliação do impacto cultural das bibliotecas pessoais. Por fim, o artigo propõe uma reflexão sobre como as práticas de curadoria e organização de acervos podem se relacionar com as dinâmicas contemporâneas de preservação cultural, valorização e resistência no contexto atual.TCC O fã e seu ídolo: um estudo de caso sobre Taylor Swift(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Ribeiro, Thauan Ivison Patrício; Dantas, Alexsandro Galeno Araujo; 0000-0002-4434-0205; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; 0009-0005-0035-2385; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=5BB36683BD8AD7D35FB9EB34C5AEBE73#; Araújo, Douglas; 0000-0003-1004-7059; http://lattes.cnpq.br/7540457939728581; Maia, Francisco Jadson Silva; 0000-0003-0148-3975; http://lattes.cnpq.br/0792093393169076Este artigo explora a complexa e multifacetada relação entre fãs e artistas, utilizando como estudo de caso a The Eras Tour de Taylor Swift no Brasil e o trágico falecimento da fã Ana Clara Benevides durante um show no Rio de Janeiro. O trabalho investiga as dinâmicas emocionais e sociais dessa interação. A metodologia adotada é o estudo de caso, com observações e descrição dos fatos ocorridos. A fundamentação teórica é baseada nas obras de Edgar Morin, Elias Canetti e Chris Rojek, que oferecem perspectivas sobre a relação simbiótica entre celebridades e fãs, a dinâmica das massas e o fenômeno da celebridade. O artigo discute a trajetória de Taylor Swift e como a The Eras Tour reflete a intensa conexão entre a artista e seus seguidores. Analisa-se o incidente de Ana Clara, suas repercussões e as implicações para a segurança em eventos de grande porte, propondo medidas preventivas para evitar tragédias semelhantes. A relevância deste estudo reside na necessidade de compreender melhor a dinâmica entre fãs e artistas no contexto contemporâneo e as responsabilidades na organização de eventos de massa, oferecendo insights para a indústria do entretenimento, acadêmicos e o público em geral.TCC Finaceirização e subjetivação: uma agenda de pesquisa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Santos, Daniel Alexsander Silva dos; Silva, Lucas Trindade da; http://lattes.cnpq.br/6035527271234449; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; Holanda, João Paulo Ferreira deA financeirização da vida tem se consolidado na sociedade capitalista por ser um processo derivado do aprofundamento do capital. Objetivou-se perceber este fato a partir do olhar sobre a rotina da compra e venda, a produção e circulação de bens de consumo, do crédito e da abstração do dinheiro enquanto moeda concreta. Para tal, discutiu-se que o avanço tecnológico emerge como importante suporte para facilitar, acelerar e encurtar tempo e espaço e a ambiência onde se dão as relações mercadológicas. Ainda estas engendram no sujeito uma lógica de valorização que modela suas atitudes, ações e reações a partir de um imaginário: a máxima do livre arbítrio, da liberdade plena e do sucesso a partir de si. Eis o que pode ser conceituado de Homo economicus neoliberal. Por conseguinte ocorre que as dimensões que se abstraem no campo da política, economia e comércio, são efetivamente aquelas que instituem a subjetividade forjada no fetiche capitalista, que instigam, a partir da valorização do valor, uma aguda crise no sujeito de fato – onde trabalho, produção e consumo têm como contrapartida dispositivos de captura que se manifestam no imposto, renda e lucro. Concluindo então que a financeirização da vida tem por finalidade paralela e não menos importante, sujeitos endividados, trabalho precarizado e o constante encorajamento à perpetuação desses processos, os quais possuem firme aparato no neoliberalismo.TCC A heurística do temor em Hans Jonas: diálogo com a ficção científica em Frankenstein e A Pele que Habito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Santos, Adriana Karla Pereira dos; Miranda, Angela Luzia; http://lattes.cnpq.br/9634610637847103; Dantas, Alexsandro Galeno Araujo; Medeiros, Lucas Fortunato Rego deO presente estudo objetiva promover uma discussão sobre a “heurística do temor”, proposta por Hans Jonas em sua obra “O Princípio Responsabilidade”, como princípio central na ética jonasiana para despertar o ser humano para a responsabilidade frente aos avanços tecnológicos e seus impactos na sociedade e no planeta. A pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica da obra de Jonas e de comentadores, além da análise de duas obras de ficção científica: o clássico literário “Frankenstein” e o filme “A Pele que Habito”. Ambas as obras exploram a questão da responsabilidade na ciência e os perigos da ambição desmedida, ilustrando a necessidade de uma ética para guiar o desenvolvimento tecnológico e garantir a sustentabilidade da vida humana. A heurística do temor, como guia para a ação responsável, nos impulsiona a considerar as potenciais consequências das intervenções tecnológicas e a agir com prudência e cautela. Diante do poder da tecnociência moderna, o temor, como uma preocupação racional, deve orientar as ações humanas e evitar a concretização de cenários catastróficos. O estudo conclui que a heurística do temor, como princípio ético, pode contribuir para a discussão sobre o avanço tecnocientífico e o futuro da vida humana autêntica. A capacidade de antecipar os perigos e agir com responsabilidade é fundamental para evitar a degradação da vida no planeta e garantir a permanência de uma sociedade justa e sustentável.TCC A influência do Instagram na decisão de mulheres de realizar cirurgias plásticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Nascimento, Sara Chagas do; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; lhttp://lattes.cnpq.br/2568499843473943; Maia, Jadson; Araújo, DouglasAs redes sociais estão transformando as formas de interação entre as pessoas, tornando-se parte essencial da vida cotidiana. As novas tendências promovidas pelo Instagram têm impactos significativos, especialmente nas mulheres, que historicamente têm lutado contra os padrões de beleza impostos pela sociedade. Mesmo na era moderna, é difícil se libertar desses padrões, pois as redes sociais continuam a perpetuar ideais de beleza e felicidade de forma imprecisa. A normalização das cirurgias plásticas em busca de uma estética ideal coloca vidas em risco, promovendo uma busca por uma aparência superficial. As transformações rápidas de outras pessoas, frequentemente exibidas no Instagram, afetam a maneira como as mulheres se veem, causando problemas de autoimagem, transtornos alimentares e psicológicos. Nesse contexto, esta pesquisa investigou, por meio de um estudo exploratório, o papel do Instagram na decisão de mulheres realizarem procedimentos cirúrgicos.Os resultados mostraram que todas as 20 participantes da pesquisa passaram grande parte do dia usando o Instagram. A maioria das respondentes (55%) consome conteúdos relacionados à estética e beleza, seguindo influenciadores digitais e profissionais do ramo de cirurgias estéticas. Além disso, (80%) das mulheres se sentem pressionadas a mudar por influência do Instagram, e (50%) afirmaram que não realizam procedimentos cirúrgicos devido a limitações financeiras. Por fim, (25%) das participantes relataram ter realizado algum procedimento cirúrgico influenciadas pelo aplicativo.TCC Inteligência planetária: tornando a Terra habitável(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Costa, Magna da Silva; Dantas, Aleksandro Galeno Araújo; http://lattes.cnpq.br/4265003310392738; Freitas, Andressa Lídicy Morais; Silva, Tadeu de OliveiraEste artigo apresenta, a partir da concepção do escritor e jornalista britânico, James Bridle, em sua obra “Maneiras de ser: Animais, plantas, máquinas: a busca por uma inteligência planetária”, que o reconhecimento da diversidade cognitiva é fundamental para o estreitamento das relações entre humanos e não humanos. Desmistificar a ideia antropocêntrica de que só há uma inteligência que é a do ser humano ou que é a mais importante, afasta-se da evolução da sustentabilidade no planeta Terra. Os diversos experimentos científicos em sua obra, para essa busca incessante, são possíveis contextualizar com outras literaturas expostas neste artigo com focos religiosos, culturais, práticos e jurídicos, validando a premissa de que humanos e não humanos são um todo, a Terra é uma nave mãe que acolhe várias espécies, inclusive a espécie humana. O ser humano é uma entre tantas espécies planetárias.TCC Literatura e Ciência: um estudo sobre leitura entre estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e Ciências Sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Câmara, Mayara Andria Carneiro; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; 0000-0002-4434-0205; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; 0009-0008-8104-3171; https://lattes.cnpq.br/1746094857007383; Lopes Junior, Orivaldo Pimentel; 0000-0001-8114-4169; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; Almeida, Luiza Cristina Lopes; 0000-0001-7787-6471; http://lattes.cnpq.br/2864329558610177Este artigo explora o impacto das tecnologias digitais na leitura, focando nos e-books, que transformaram a produção e o consumo de livros. Com a adaptação a diversos dispositivos eletrônicos, os e-books tornaram-se um meio popular de leitura entre os estudantes. A pesquisa foi realizada com alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e Ciências Sociais da UFRN, analisando seus hábitos de leitura digital e os dispositivos eletrônicos mais utilizados. O estudo investiga como o uso de e-books influencia a formação acadêmica dos discentes, considerando a carga de leitura do curso e sua eficácia na compreensão dos materiais. Além disso, a pesquisa examina o papel da literatura na formação acadêmica desses estudantes, buscando entender a importância das obras literárias no desenvolvimento crítico e intelectual dos alunos, bem como na ampliação de seu repertório cultural e acadêmico.TCC Migração em tempos de pandemia: uma revisão dos estudos acadêmicos da UFRN entre 2020 e 2022(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Lima, Joseane Ribeiro de; Morais, Andressa Lidicy; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; https://orcid.org/0009-0006-4768-9513; https://lattes.cnpq.br/2164349547024188; Silva, Lucas Fortunato Rego de; https://orcid.org/0000-0003-3390-2046; http://lattes.cnpq.br/0314360149038167O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de revisão de literatura, cuja finalidade é identificar na literatura científica, a existência de pesquisas da área de humanidades relacionadas ao estudo do tema da migração no estado do Rio Grande do Norte durante o período crítico da pandemia de COVID-19. Para isso, foram pesquisados os descritores “Migrantes”, “Rio Grande do Norte”, “Pandemia de Covid-19” na base de dados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Aplicamos como critérios de inclusão e exclusão dos materiais encontrados o recorte temporal abrangendo os anos de 2020 a 2022. Foram encontrados sete trabalhos acadêmicos. Após o levantamento inicial dos dados e a organização desse material, criamos um quadro descritivo para comparar a quantidade de trabalhos por ano nos quais foram publicados. Além disso, foram analisados os materiais à luz do conceito de iterações democráticas proposto pela filosofia turca Seyla Benhabib como um modelo normativo para orientar possíveis agendas de estudo no tema ora discutido.TCC O fazer do mestre : reflexões sobre a criação artística em A Obra-prima Ignorada, de Honoré de Balzac(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Nascimento, Maria Luiza Araújo Franca do; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; http://lattes.cnpq.br/8254339786121568; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; Lopes Junior, Orivaldo Pimentel; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; Andrade, Sheyla de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0331482355035154Este artigo propõe uma leitura interdisciplinar da novela A obra-prima ignorada (1831), de Honoré de Balzac, articulando reflexões sobre o fazer artístico com aportes teóricos interdisciplinares nas humanidades. A partir da trajetória dos personagens Poussin, Porbus e Frenhofer, investigam-se três modos de relação com a arte: o exercício formativo da prática artística (Sloterdijk, 2018), a criação como expressão vital e poética da crueldade (Artaud, 2023), e o pensamento artístico como desvio cognitivo e simbólico no interior da cultura e da noosfera (Morin, 2002). Mobilizando a noção de literatura de complexidade como recurso epistemológico, a análise fundamenta-se na abordagem metodológica da sociologia do presente (Morin, 1984), para compreender a novela enquanto operador cognitivo. Através desse percurso, a narrativa balzaquiana é discutida não apenas como alegoria da crise da representação moderna, mas como dispositivo que tensiona os regimes de visibilidade, reconhecimento e pertencimento simbólico. Ao final, o trágico destino de Frenhofer revela-se como produto da incomunicabilidade entre a criação singular e os horizontes culturais de sua época. A novela permanece, assim, como ponto de partida fértil para se pensar os vínculos entre estética, subjetividade, cultura e complexidade.TCC O sapiens e a máquina: dilemas éticos e existenciais na convergência com a inteligência artificial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Cunha, Eanes Gomes Carneiro da; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; Prof. Dr. Douglas Araújo; Prof. Me. José Germano NetoO presente estudo explora a crescente centralidade da Inteligência Artificial (IA) nas sociedades contemporâneas, analisando as relações entre sua gênese, os valores intrínsecos e os impactos multifacetados – sociais, econômicos e psíquicos – resultantes da interação entre humanidade e sua criação. Utilizando como base teórica os estudos de Yuval Noah Harari sobre a evolução do Homo Sapiens, o trabalho contextualiza a IA como o ápice de uma fase tecnológica singular que transcende o pensamento biológico. A discussão aprofunda-se nas implicações existenciais e éticas da IA, investigando o cenário da aventura pós-humanista, que sugere a possibilidade de transição da consciência humana para o ambiente cibernético, refletida em narrativas como a série televisiva Westworld. Nesse contexto, a perspectiva de Edgar Morin sobre o "enigma do homem" e a complexidade do ser humano fundamenta a análise sobre a identidade e a existência na era digital. Com base nas perspectivas de Coeckelbergh e Hans Jonas, o estudo conclui que a prioridade deve ser a preservação da vida e do planeta em sua forma atual, em detrimento de uma narrativa que priorize a transcendência tecnológica. O artigo defende a importância de reflexões ético-filosóficas e antropológicas na orientação do desenvolvimento tecnológico, visando um futuro mais justo e alinhado com a boa vida humana.TCC Os desafios da educação superior no contexto da inteligência artificial: como o uso dessas ferramentas tem influenciado a universidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Cardoso, Iara da Silva; Lima, Andressa Lidicy Morais; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Freiras, Carlos; https://orcid.org/0000-0002-9395-430X; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113; Bezarra, J. S; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062O presente artigo visa analisar, o impacto e a presença das inteligências artificiais no contexto acadêmico na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa pesquisa tem como objetivo buscar os eventos realizados na instituição entre os anos de 2020 e 2024 e as produções acadêmicas com a temática da inteligência artificial. Tudo isso para compreender como a tecnologia vêm se inserindo no ambiente acadêmico, quais são os desafios éticos e pedagógicos que serão enfrentados por professores e alunos. A metodologia abordada inclui uma análise documental, que utiliza como fonte o repositório institucional da UFRN para a busca dos trabalhos e a plataforma SIGAA para encontrar os eventos. Foram identificados 108 trabalhos acadêmicos produzidos entre TCCs, Dissertações e teses que tem a temática das inteligências artificiais em diferentes áreas do conhecimento e foram encontrados 39 eventos institucionais também voltados para as inteligências artificiais, é possível perceber que a frequência dos eventos aumentou de maneira significativa a partir da pandemia de COVID-19. Os dados adquiridos revelavam uma grande mobilização em torno do tema, que também indica lacunas quanto à discussão crítica sobre os efeitos sociais e educacionais dessas tecnologias. A análise dos dados aponta uma necessidade de uma formação universitária que não apenas acompanhe as evoluções tecnológicas, mas que também promova uma reflexão ética, crítica e inclusiva sobre o uso desses meios. Reforçando o papel da universidade como um espaço central para que haja debates responsáveis sobre inovação e tecnologia, diante das transformações provocadas pelas inteligências artificiais e seu rápido crescimento