FACISA - Livros eletrônicos

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28697

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 27
  • Livro
    O mundo das palavras
    (2025-01-15) Araújo, Mércio Gabriel de (org.); Araújo, Daisy Vieira de (org.); Bezerra, Héllyda de Souza (org.); Araújo, Juliana Iscarlaty Freire de (org.); Valença, Cecília Nogueira (org.); Tavora, Rafaela Carolini de Oliveira (org.); Lima, Thais Marques (org.); Silva, Valéria Gomes Fernandes (org.); https://orcid.org/0000-0002-5607-4135; https://orcid.org/0000-0002-7753-7207; https://orcid.org/0000-0002-2747-4981; https://orcid.org/0000-0003-3379-7602; https://orcid.org/0000-0003-3998-3983; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; https://orcid.org/0000-0003-1381-8664
    Material desenvolvido como produto dos Ciclos de Vida no Estágio de Saúde da Criança no componente curricular de Atenção Básica, ofertado no semestre 2024.2 na Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este livro foi criado com o objetivo de ajudar crianças a partir de 4 anos a darem os primeiros passos na escrita e na pronúncia das palavras de forma prática e divertida. Com imagens coloridas e palavras pontilhadas para sublinhar, os pequenos exploram o alfabeto de A a Z, aprendendo 90 palavras e 20 números de maneira interativa
  • Livro
    Mulheres que curam do Rio Grande do Norte
    (Ed. das Autoras, 2025-05-01) Corrêa, Ester Paixão (org.); Silva, Mercês de Fátima dos Santos (org.); Sá, Fernanda Diniz de (org.); https://orcid.org/0000-0002-4428-2391; https://orcid.org/0000-0002-8124-6832; https://orcid.org/0000-0001-8525-7718
    Este livro é um mergulho sensível e respeitoso nos saberes ancestrais de cuidado e cura produzidos e transmitidos por mulheres no interior do Rio Grande do Norte. A partir de uma abordagem etnográfica, a obra mapeia práticas plurais enraizadas em cosmologias e ecologias locais, revelando o protagonismo feminino na produção do cuidado integrativo em saúde e comunitário. Mulheres rurais, urbanas, quilombolas e de terreiros compartilham seus conhecimentos sobre o uso de plantas, raízes, cascas e outros elementos do bioma regional na preparação de remédios naturais, além de práticas de cuidado no âmbito espiritual. Buscamos apresentar a resistência e a potência desses saberes e práticas de cuidado protagonizados por mulheres, que são frequentemente invisibilizados pelos modelos biomédicos hegemônicos do saber-fazer em saúde. A partir das entrevistas e registros fotográficos e artísticos, realizados nas oficinas e vivências de campo, o livro convida à valorização dos modos de vida que cuidam do corpo e da terra de forma integrativa.
  • Livro
    Resumão da Monitoria de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Bezerra, Héllyda de Souza; Araújo, Daisy Vieira de; Oliveira, Andreia Luiza; Ramos, Daianne Gomes dos; Fernandes Junior, Gilson Carlos; Silva, Iraci Yonnara Simões da; Medeiros, Julia Rebeca Torres de; Lima, Larissa Rafaelly Pereira; Leite, Maria Beatriz Lima Pereira; Albuquerque, Maria Eduarda O.; Borges, Raquel de Souza; Medeiros, Raquel Huama da Silva
    Ebook com resumos dos assuntos abordados na monitoria de Semiologia e Semiotécnica da enfermagem. Material desenvolvido no contexto do projeto de monitoria "Instrumentalizando o discente no processo de ensino e aprendizagem da Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem e Atenção Básica", em parceria com o componente curricular obrigatório Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem, ofertado no período 2023.1, pelo curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi.
  • Livro
    Patient and public involvement in research: practical experiences from different settings
    (2025-01-08) Longo, Egmar; Chagas, Paula Silva de Carvalho; Magalhães, Adriana Gomes; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais; Córdova, Vanessa Vega; Sturgeon, Kate; South, Annabelle; González-Carrasco, Félix; Lennon, Olive; Morris, Christhopher; Cromarty, Ben; Hickey, Julianne; Renias-Zuva, Patience; Horgan, Frances; Cross, Andrea; Thomson, Donna; Putterman, Connie; Micsinszki, Samantha; Mccauley, Dayle; Puspakesuma, Nabila; Lestari, Adinda Dewi; Faza, Achmad; Kusuma, Adytya Arya; Sholehuddin, Jihan Lutfiah Yashmine; Namisango, Eve; Pavarini, Gabriela; Kerasidou, Angeliki; Alvarez-Aguado, Izaskun; Espinosa, Filipe; Spencer, Herbert; Ketelaar, Marjolijn; Campos, Ana Carolina de; Facchin, Ana Carolina Ezequiel; Silva, Rafaela Ramos Anacleto da; Alvim, Michele de Almeida; Alonso, Livia Ferreira Coutinho; Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine De Araujo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Nascimento, Rayssa Maria do; Saraiva, Beatriz Bicalho; Aquino, Bianca Freitas de Araújo; Leite, Danyelle; Soares, Thalita Henrique Silva
    This e-book was strategically designed and organized to address theeducational needs of Patient and Public Involvement (PPI) inResearch, particularly for researchers in countries like Brazil, wherePPI still needs to be widely incorporated into research projects andactivities. It builds upon our first e-book, Patient and Public Involvement inResearch, which introduced the foundational concepts of involvingpatients and the public in research. In this new e-book, we presentpractical and successful experiences of "how to do PPI," contributedby collaborators from various parts of the world. You will find examples of patient involvement across different healthconditions and public engagement from various age groups inresearch led by countries such as England, Canada, Ireland, and theNetherlands. Additionally, initiatives from low- and middle-incomecountries, including Brazil, Chile, Uganda, and Indonesia, are shared. The growing interest in PPI training highlights the increasingrecognition of the value of collaboration between researchers andthe community. The need for PPI implementation is urgent—not onlyto meet this demand but also to transform the research landscape. Effective integration of PPI potentially will redefine how studies areconducted, ensuring that outcomes are more relevant, impactful,and aligned with the real needs and experiences of patients and thepublic involved.The chapters in this e-book were written bymembers of the public, researchers, clinicians, and students atundergraduate, master’s, and doctoral levels, who share theirexperiences with PPI. We hope this publication inspires readers to delve deeper, initiate,and/or refine the application of PPI in all research projects. Since most collaborators are native English speakers, this e-bookwill be published first in English and subsequently translated intoPortuguese and Spanish to disseminate this content further in Braziland Spanish-speaking countries. Follow us for updates (@epp.brasil)
  • Livro
    Patients and public involvement in research
    (UFRN, 2024-12-20) Longo, Egmar (org.); Chagas, Paula Silva de Carvalho (org.); Magalhães, Adriana Gomes (org.); Faria, Christina Danielli Coelho de Morais (org.); Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, Danyelle
    This e-book is the outcome of a collaboration among physiotherapists, professors, and researchers from Brazilian public universities. It was produced with the aim of fostering advancements in health research in Brazil by engaging patients and the public. The primary goal is to offer insights, in a comprehensible manner, on patient and public involvement (PPI) in research, including methods for their engagement at various research phases, practical considerations, PPI training, assessment of PPI approaches, challenges, opportunities, and ethical aspects. The content provided will aid in the education of existing researchers and a new cohort of Brazilian researchers, dedicated to integrating the viewpoint of patients and the public throughout various research phases, spanning from formulating research inquiries to sharing findings, facilitating the creation of significant insights that influence their well-being. The education of patients and individuals keen on collaborating in research advancement can also be facilitated through the content of this e-book. The chapters were authored with the involvement of experienced professors in PPI, acquired through a partnership with researchers from Canada, the Netherlands, the United Kingdom, and Ireland. This collaboration included undergraduate, master's, and doctoral students engaged in pioneering research projects conducted in various regions of Brazil using PPI. This marks the initial of numerous PPI training endeavors to be pursued by this group. A subsequent e-book is presently in progress and will showcase successful PPI experiences in Brazil, Canada, Chile, the Netherlands, Ireland, the United Kingdom, and Uganda, crafted in partnership with our global associates. We are establishing PPI groups in Brazil and planning "PPI Schools" to educate the academic community and individuals from the public interested in patient and/or public involvement research. Follow the Patient and Public Involvement Group on Instagram (@epp.brasil) for additional details and upcoming PPI training initiatives
  • Livro
    Implicación del paciente y del público en la investigación
    (UFRN, 2024-12-20) Longo, Egmar (org.); Chagas, Paula Silva de Carvalho (org.); Magalhães, Adriana Gomes (org.); Faria, Christina Danielli Coelho de Morais (org.); Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, Danyelle
    Este libro electrónico es el resultado de una colaboración entre fisioterapeutas, profesores e investigadores de universidades públicas brasileñas, creada con el deseo de promover cambios en la investigación en salud en Brasil, a través de la participación de los pacientes y del público. El objetivo es proporcionar información, en un lenguaje accesible, sobre qué es la participación del paciente y del público (EPP) en la investigación, cómo involucrarlos en las diferentes etapas de la investigación, aspectos prácticos y capacitación en EPP, evaluación de estrategias de EPP, desafíos y oportunidades de EPP. y consideraciones éticas. El contenido presentado contribuirá a la formación de investigadores actuales y de una nueva generación de investigadores brasileños, comprometidos con incluir la perspectiva del paciente y del público en las diferentes etapas de la investigación, es decir, desde la elaboración de la pregunta de investigación hasta la difusión de sus resultados, permitiendo la generación de conocimiento relevante que impacte en sus vidas. La formación de pacientes y públicos interesados ​​en ser socios en el desarrollo de la investigación también se puede realizar con el contenido de este libro electrónico. Los capítulos fueron escritos con la participación de docentes con experiencia en EPP, obtenida a través de una alianza establecida con investigadores de Canadá, Países Bajos, Inglaterra e Irlanda, con la colaboración de estudiantes de pregrado, maestría y doctorado, involucrados en proyectos de investigación innovadores, desarrollados. en diferentes regiones de Brasil utilizando EPP. Esta es la primera de muchas iniciativas de formación en EPP que llevará a cabo este grupo. Se está desarrollando un segundo libro electrónico que incluirá experiencias exitosas del PPE en Brasil, Canadá, Chile, Países Bajos, Irlanda, Reino Unido y Uganda, escrito en colaboración con nuestros socios internacionales. También estamos formando los primeros grupos EPP en Brasil y organizando “Escuelas EPP” para capacitar a la comunidad académica y a miembros del público (pacientes, familias y comunidad en general) interesados ​​en investigaciones que involucren al paciente y/o al público. Siga el Instagram del grupo de participación pública y de pacientes (@epp.brasil) para obtener más información y futuras acciones de capacitación del EPP
  • Livro
    Diagnóstico precoce da paralisia cerebral: orientações de como fazer
    (2024-09-29) Santos, Adriana Neves dos (org.); Longo, Egmar (org.); Rodovanski, Giovana Pascoali; Ciello, Herika de Vargas; Ceolin, Luize Souto; Passamani, Rafaela Silveira; Schlichting, Tatiane; Damacena, Bruna Vitória Silveira; Nascimento, Jonatas Costa; Teixeira, Maria Clara de Araújo; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues (org.)
    Esse livro aborda conceitos e métodos para diagnóstico precoce da Paralisia Cerebral (PC). Apresenta um panorama geral sobre a condição de saúde, considerando conceito, etiologia, e classificação. Aborda recomendações para o diagnóstico precoce da PC, seguindo informações mais atuais na literatura. Apresenta fatores de risco para PC e sinais clínicos comuns. Apresenta também métodos de avaliação com público alvo, métodos e técnicas de aplicação para facilitar o manejo dos teste clínico para diagnóstico precoce na PC.
  • Livro
    Profissão docente
    (SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Garcia, Tânia Cristina Meira; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Tulia Fernanda Meira
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Fundamentos sócio-filosóficos da educação
    (SEDIS-UFRN, 2024-09-12) Queiroz, Cecília; Moita, Filomena
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Envolvimento do paciente e do público em pesquisas
    (2024-08-08) Longo, Egmar; Chagas, Paula Silva de Carvalho; Magalhães, Adriana Gomes; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais; Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, Danyelle
    Este e-book é resultado de uma parceria entre fisioterapeutas, professoras e pesquisadoras de universidades públicas brasileiras, estabelecida a partir do desejo de promover mudanças na pesquisa em saúde no Brasil, através do envolvimento do paciente e do público. O objetivo é disponibilizar informação, em linguagem acessível, sobre o que é o envolvimento do paciente e do público (EPP) na pesquisa, como envolvê-los em diferentes etapas da pesquisa, aspectos práticos e treinamento em EPP, avaliação das estratégias de EPP, desafios e oportunidades do EPP e considerações éticas. O conteúdo apresentado contribuirá para a formação dos atuais pesquisadores e de uma nova geração de pesquisadores brasileiros, comprometidos com a inclusão da perspectiva do paciente e do público nas diferentes etapas da pesquisa, ou seja, desde a elaboração da pergunta de pesquisa até a divulgação dos seus resultados, possibilitando a geração de conhecimento relevante e que promove impacto nas suas vidas. A formação de pacientes e públicos interessados em ser parceiros no desenvolvimento das pesquisas também poderá ser realizada com o conteúdo deste e-book. Os capítulos foram escritos com a participação de professoras com experiência em EPP, obtida com a parceria estabelecida com pesquisadores do Canadá, Holanda, Inglaterra, e Irlanda, com a colaboração de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, envolvidos com projetos de pesquisa inovadores, desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil utilizando o EPP. Esta é a primeira de muitas iniciativas de formação em EPP a ser realizada por este grupo. Um segundo e-book encontra-se em desenvolvimento e contará com experiências exitosas de EPP no Brasil, Canadá, Chile, Holanda, Irlanda, Reino Unido e Uganda, escrito em colaboração com nossos parceiros internacionais. Também estamos formando os primeiros grupos de EPP no Brasil e organizando “Escolas de EPP” para treinar a comunidade acadêmica e membros do público (pacientes, familiares e comunidade em geral) interessados em pesquisas envolvendo o paciente e/ou o público. Siga o Instagram do grupo de envolvimento do paciente e do público (@epp.brasil) para maiores informações e ações futuras de formação em EPP
  • Livro
    Biodiversidade e sabores do semiárido
    (FACISA, 2024-07-30) Garcia, LÍgia Rejane Siqueira; Silva, Catarine Santos da; Clemente, Heleni Aires; Cunha, Manuela Alves da; Fernandes, Lara Christiane Batista; Felício, Aurivânia Kyrlle Peixôto; Silva, Ellen Cristina; Tenan, Jonatas Thiago dos Santos; Ferreira, Lucas Wrieel da Silva; Vale, Gabriel Damasco do; https://orcid.org/0000-0002-6039-481X
    Esta cartilha integra um conjunto de ações desenvolvidas por docentes e discentes do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), com o objetivo de estimular o consumo de alimentos da biodiversidade local e promover a Soberania e a Segurança Alimentar e Nutricional de agricultores familiares no Semiárido Potiguar
  • Livro
    Plano estratégico de combate às doenças crônicas não transmissíveis em escolares de Santa Cruz, RN
    (Insecta, 2022-10-07) Lima, Kelly Arleziane de; Nascimento, Soraya Helena Penha do; Araújo, Anny Cristine de; Araújo, Daline Fernandes Souza; Bezerra, Ricardo Andrade; Calazans, Dinara Leslye Macedo E Silva; Fayh, Ana Paula Trussardi; Araújo, Fábio Resende de
    A escola é um espaço privilegiado para difundir hábitos e mobilizar a comunidade para solucionar problemas práticos do cotidiano. O presente plano foi elaborado como parte de um programa de extensão na área de saúde e alimentação do escolar desenvolvido por professores e alunos do Curso de Nutrição da FACISA-UFRN entre os anos de 2014 e 2018 na rede municipal de ensino de Santa Cruz-RN. De modo mais específico, o presente livro é fruto do projeto de extensão “Formulação do Plano Estratégico de Combate à Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Escolares Santa Cruz-RN” que teve como objetivo elaborar coletivamente o Plano Estratégico de Combate à Doenças Crônicas Não-Transmissíveis em Escolares de Santa Cruz- -RN. A proposta metodológica foi estruturada com grupos focais em todas escolas urbanas da cidade em dois ciclos. O processo da construção do plano interligou um amplo diagnóstico da saúde dos escolares e sua condição de SAN e ações de educação em saúde que pretendem reduzir os problemas de saúde encontrados. A apresentação do plano e a consulta da primeira parcial deste aconteceu em novembro de 2018 no II Simpósio de Saúde do Escolar da FACISA onde recebeu sugestões e teve sua metodologia avaliada. Este documento finaliza um ciclo ao mesmo tempo que aponta o futuro das ações que a rede municipal de ensino visa implementar
  • Livro
    Comendo com prazer e saúde: alimentação saudável - menores de 2 anos
    (2023-02-27) Bulhões, Anna Carolina de Castro; Silva, Laura Cristina de Medeiros; Pinheiro, Lorena de Araújo Madruga; Cacho, Polyana de Oliveira; Rodrigues, Karla Danielly da Silva Ribeiro; Garcia, Lígia Rejane Siqueira; Tinoco, Lorena dos Santos; Rosa, Monique Silveira; Silva, Saulo Victor e
    Esse E- book foi elaborado pela equipe de Nutrição da Unidade Básica de Saúde de Candelária, Natal/RN, em parceria com as acadêmicas do curso de Nutrição das Universidades: UNI RN, UFRN campus CENTRAL e FACISA. Tem por objetivo estimular a prática de alimentação saudável para as crianças de 0 a 02 anos, através de orientação para pais e cuidadores, sobre as diretrizes do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 02 anos, elaborado pelo Ministério da Saúde (BRASIL,2019). Além das orientações baseadas no Guia, o material apresenta receitas simples e de baixo custo, que podem ser incorporada a rotina infantil no período de alimentação complementar, favorecendo dessa forma a construção de hábitos saudáveis na primeira infância.
  • Livro
    Guia de cuidados para bebês prematuros: um guia para mamães e papais
    (2022-11-10) Monteiro, Karolinne Souza; Pereira, Silvana Alves; Lima-Alvarez, Carolina Daniel de; Bulhões, Élida Raquel Freitas Neri; Silva, João Danyell Dantas Da; Fonseca Filho, Gentil Gomes Da; Moura, Isabelly Cristina Rodrigues Regalado; Silva, Fernanda Gabrielle Mendonça; Nunes, Adriele De Morais; Nunes, Ana Beatriz Da Fonseca; Sousa, Bruna Ribeiro Carneiro De; Sousa Júnior, Francelio Silva De; Anunciação, Jaciara De Oliveira; Nascimento, Jessica Rayane Cavalcante Do; Feitosa, João Victor De Araújo; Rodolfo, Jully Israely De Azevedo; Sousa, Larissa Rodrigues De; Luz, Leylane Da Silva; Silva, Maria Amélia Pires Soares Da; Cruz, Maria Clara Lima Da; Rodrigues, Nathalia Allana De Amorim; Holanda, Norrara Scarlytt De Oliveira; Souza, Thalyson Luiz Gomes De
    O Guia de cuidados para bebês prematuros foi desenvolvido a partir das dúvidas de mães de bebês prematuros, durante uma roda de conversa em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Todo o seu conteúdo é baseado nas evidências atuais disponíveis e escrito de forma simples e objetiva, para que mães, pais e cuidadores possam aprender sobre o cuidado do bebê prematuro e aplicá-lo no cotidiano.
  • Livro
    Conversa para mulher: volume III
    (UFRN, 2022-09-14) Araújo, Daísy Daísy Vieira de; Araújo, Ana Letícia Pessoa Lopes; Rocha, Ana Luísa Costa; Trajano, Andréia Lourena; Dantas, Dailla Glaciely; Lima, Déborah Karine Silva de; Silva, Evellyn Katiúska de Medeiros e; Aguiar, Hortência Vírginia Fonseca de; Silva, Júlia Teresa Dantas; Rocha, Kalyne Patrícia de Macêdo; Silva, Loorrana Beatriz da; Araújo, Luna Medeiros Brito de; Silva, Maiara Fabiany Dantas; Silva, Maria Eduarda Victor da; Medeiros, Mariana Antônia de Araújo Silva; Cruz, Maria Tereza de Oliveira; Fonseca, Mizaelly Layrane Alves; Medeiros, Narjara Suerda Silva de; Matias, Thais Emanuelle da Silva; Cruz, Lyllian Ramos da Silva; Goldbarg, Débora
    O “Conversa para Mulher” foi idealizado por mulheres para outras mulheres. Não tem o intuito de ser algo limitado em si, como se toda mulher fosse igual e pensasse igual. “O Conversa para Mulher” tão somente aborda temas gerais, que acreditamos serem de interesse do público feminino, como estímulo para o autoconhecimento e autoobservação. Nos volumes I e II do Conversa para Mulher partimos da premissa de que quanto mais soubermos sobre nosso corpo físico mais facilmente estaremos sintonizadas com nossas outras dimensões, mental, emocional e espiritual, o que facilitará o processo de autocuidado, amor próprio e autonomia. Aqui, no volume III, trazemos reflexões sobre o Sagrado Feminino. Então, mulher, esperamos que você leia esse material, grife, risque, faça anotações e nos mande sua opinião (sugestões, elogios, críticas) para que possamos melhorar e inovar nas próximas produções.
  • Livro
    Competências em saúde na perspectiva da interprofissionalidade e saúde do trabalhador: uma história em quadrinhos
    (2020-06-01) Guedes, Dimitri Taurino; Santos, Ana Maria Gomes dos; Silva, Lisandra Mikaely Barboza da; Silva, Maria Luiza Rodrigues da; Lima, Rosivânia Lopes de; Silva, Eric Van Mozart Dias; Araújo, Felipe Matheus Alves de; https://orcid.org/0000-0002-1818-7665
    Esta história em quadrinhos é fruto das atividades do grupo Saúde do Trabalhador inserido no Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde), que constitui uma iniciativa do Ministério da Saúde para qualificação dos profissionais da saúde, em conjunto com a formação de estudantes de graduação da área da saúde em ações de práticas de iniciação ao trabalho em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN).
  • Livro
    Educação em Saúde com Campanhas Nacionais de Conscientização: porque toda informação importa! Julho a Dezembro
    (2022-05-25) Eufrásio, Laiane Santos; Lucena, Beatriz Cristina Medeiros de; Almeida, Dellis Kariny Freitas Holanda de; Lima, Evelin Suyany Guedes de; Souza, Karen Wemilly Dutra Dantas de; Silva, Maria Amélia Pires Soares da; Dantas, Maria Isabelle de Araújo; França, Marina Alves de; França, Monalisa Silva de França; Leite, Natiely Martins; Arruda, Rafaela Medeiros; Santos, Tatiane Brito dos; Santos, Vinícius Hugley Brito dos; https://orcid.org/0000-0003-0578-7140
    Esta 2ª edição foi preparada com bastante carinho e cuidado. O objetivo foi compartilhar ainda mais informações que são de extrema importância para toda população aprender e conhecer melhor sobre as Campanhas Nacionais de Conscientização em Saúde. Este é mais um fruto de um trabalho em equipe de um projeto de extensão da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN) "Educando em Saúde: conhecer para prevenir e promover saúde", do curso de Fisioterapia, que preparava materiais todos os meses para disseminar informações práticas e de forma lúdica para a população próxima à universidade, situada no interior do Estado, em Santa Cruz/RN. No entanto, depois de anos do projeto, vimos a necessidade de expandir essas informações para o maior número de pessoas possíveis, por meio de um material informativo digital, surgindo a 1ª edição anteriormente publicada, e agora a 2ª edição do E-book para vocês. Esperamos que gostem e compartilhem com amigos e familiares, porque toda informação importa! Com carinho, Equipe Educando em Saúde.
  • Livro
    POP de biossegurança para retorno das atividades presenciais durante a pandemia COVID-19: clínica escola de fisioterapia da FACISA/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, 2022-04-27) Silva, João Danyell Dantas da; Bezerra, Dayse Aleixo; Pacheco, Thaiana Barbosa Ferreira; Silva, Patrícia Grace de Souza; Cruz, Maria do Socorro Luna; Macedo, Liane de Brito
    O cenário de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19 causada pelo novo coronavírus (sars-cov-2), vem repercutindo nos serviços de atendimento ao público em todo o mundo. Diante deste contexto, as clínicas de Fisioterapia estão passando por uma adaptação no formato de atendimento para aumentar a segurança dos profissionais e usuários dos serviços. Nessa nova realidade vivenciada atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2020) recomenda que o distanciamento social é a melhor forma para tentar frear a contaminação e a propagação do vírus entre as pessoas. Embora profissionais fisioterapeutas tenham se reinventado em modalidades de teleconsulta e telemonitoramento, torna-se imprescindível a adequação dos espaços físicos de ambulatórios e clínicas de Fisioterapia, conforme o item número 4 das recomendações para Serviços de Reabilitação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 2020). Este documento visa apresentar as adequações recomendadas para a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da UFRN (CEF-FACISA) para retomada dos seus serviços no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e administração, de modo a garantir a segurança de todos os seus usuários. O presente documento foi elaborado baseado nas recomendações técnicas das Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória (ASSOBRAFIR), da Federação Nacional das Entidades de Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia (FENAFISIO), do Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO), do Protocolo de Biossegurança da UFRN, e da cartilha de orientações idealizada pelo Departamento de Fisioterapia da UFRN, do campus Natal. A retomada das atividades impõe necessárias medidas, políticas e boas práticas internas que deverão ser adotadas neste período pela Instituição, dentre as quais o cálculo populacional para cada espaço da CEF a partir de sua planta baixa e da previsão de consumo de Equipamentos de Proteção Individual - EPI (s) - per capita. Para implantação das ações propostas neste documento, sugerimos 3 etapas de execução. A primeira etapa, de curta duração, será a ampla divulgação e capacitação à distância desse projeto, dos documentos de referência e do POP de Biossegurança da UFRN . Sugerimos também a realização do curso EAD do AVASUS sobre paramentação e uso de EPI no contexto da pandemia da COVID-19. A segunda etapa será o treinamento presencial para os colaboradores diretamente ligados ao retorno: docentes, técnicos-administrativos, colaboradores terceirizados, bolsistas/monitores, pós-graduandos e discentes. A terceira etapa, por sua vez, consistirá no contato telefônico, recrutamento de pacientes elegíveis e retorno às atividades práticas assistenciais, de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, a presente versão do POP de Biossegurança da Clínica Escola de Fisioterapia da FACISA trata especificamente de modificações necessárias para a implementação da terceira etapa do plano de retorno das atividades presenciais da Clínica e foi baseado na terceira versão do POP de Biossegurança da UFRN , publicado em 14 de março de 2022
  • Livro
    Conversa para Mulher: volume II
    (UFRN, 2022-02-24) Araújo, Daísy Daísy Vieira de; Aquino, Débora Débora Alanna Araújo de; Matias, Thais Thaís Emanuelle da Silva
    O “Conversa para Mulher” foi idealizado por mulheres para outras mulheres. Não tem o intuito de ser algo limitado em si, como se toda mulher fosse igual e necessitasse dos meus cuidados, como uma receita de bolo de chocolate. Não! “O Conversa para Mulher” tão somente aborda temas gerais, que acreditamos serem de interesse do público feminino, ainda centrado numa dimensão física da vida da mulher, mas que serve como estímulo para o seu empoderamento, para sua livre escolha e tomada de decisão. Partimos da premissa de que quanto mais soubermos sobre nosso corpo físico mais facilmente estaremos sintonizadas com nossas outras dimensões, mental, emocional e espiritual, o que facilitará o processo de autocuidado, amor próprio e autonomia. Então, mulher, esperamos que você leia esse material, grife, risque, faça anotações e nos mande sua opinião (sugestões, elogios, críticas) para que possamos melhorar e inovar nas próximas produções
  • Livro
    Me preparando para o parto e nascimento: orientações sobre a gestação, parto e pós-parto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Magalhães, Adriana Gomes; Souza, Francisca Marta de Lima Costa; Matias, Allyne Dantas; Silva, Ana Clara de Oliveira; Soares, Ana Eloisa Ventura; Soares, Brenda Kelly Pontes; Almeida, Dellis Kariny Freitas Holanda de; Lima, Evelin Suyany Guedes de; Araujo, Gisely da Costa; Souza, Graciane Pereira de; Medeiros, Hodenizy Tereza de Aquino; Feitoza, Ilana Bruna de Lima; Araújo, Joyce Freitas de; França, Monalisa Silva de
    O e-book ora apresentado foi fruto do projeto de extensão intitulado “A mulher como protagonista do parto: Atuação Interprofissional no alívio da dor e no incentivo ao parto normal, que possuía o intuito de atuar na promoção da qualificação da atenção ao parto e nascimento por meio da utilização de métodos de alívio da dor durante o trabalho de parto e do estímulo à liberdade de posição no parto proporcionando uma experiência positiva para mulher como protagonista do seu parto, assim como, propiciar atividades educativas, com enfoque no trabalho interprofissional e interdisciplinar, que favorecessem um cuidado adequado para as mulheres em trabalho de parto e no puerpério. Foi elaborado por discentes do curso de Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia, sob a orientação de docentes do curso de Fisioterapia e Enfermagem da Faculdade De Ciências Da Saúde Do Trairi - FACISA/UFRN. Este é um produto das publicações realizadas nas mídias sociais com base em evidências científicas a respeito de temáticas que abordaram a importância do pré-natal, orientações gerais sobre a covid-19 na gravidez, hábitos saudáveis em tempos de pandemia, exercícios físicos na gestação e outras informações importantes de interesse para gestantes, acompanhantes e familiares