CCHLA - DDGN - Trabalhos apresentados em eventos

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32514

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Apresentado em Evento
    Estudo sobre a usabilidade técnica e pedagógica no jogo "Aprender a Ler - Domlexia" no processo de alfabetização de crianças que apresentam risco para dislexia
    (2024) Albuquerque, Thaise Maria da Costa Santos; Dantas, Lenyedja Farias; Rodrigues, Samir Pessôa; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Silva, Bruno Santana da; Teixeira, Yanna Beatriz de Medeiros
    Ao tratar a temática da Usabilidade Pedagógica em jogos educacionais, este estudo tem como proposta avaliar o jogo “Aprender a Ler - Domlexia” enquanto recurso pedagógico para auxiliar crianças com risco para dislexia. O corpus da pesquisa abordou conceitos sobre Design, Usabilidade, Heurísticas e Experiência do Usuário, destacando as relações entre Usabilidade Técnica e Pedagógica. Enquanto pesquisa qualitativa, consistiu em estudo exploratório, realizado por uma equipe de seis avaliadores especialistas em usabilidade, por meio de procedimento metodológico adaptado com base em duas abordagens teóricas: Heurísticas de Nielsen (1994) e diretrizes de Usabilidade Pedagógica, segundo Nokelainen (2006), com o objetivo de avaliar a usabilidade para assegurar que o jogo atende às necessidades educacionais de seu público-alvo.