CCSA - DECIN - Livros eletrônicos
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24190
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Livro Panorama Introdutório dos Estudos Métricos da Informação([s.n], 2025-08-13) Lima, Ketlyn Susie Conceição de; Pereira, Wendy Eduarda Alves; Costa, Heloiza Eduarda da; Costa, Hallysandra Henrique da; Silva, Mylla Monaliza Lima da; Barros, Maria Laura Costa Tambellini; Miranda, Anny Thaymara de Sousa; Oliveira, Mayara Silva de; Teixeira, Cristian Videl Bezerra; Araújo, Milena Mendonça de; Lima, Letícia Beatriz Silva de; Sousa, Ana Paula Silva de; Branco, Desirée Dantas Lucena Castelo; Silva, Débora Rakel Pereira da Costa Gomes da; Silva, Júlia Maria Martins da; Medeiros, Iuryanne Pereira de; Gebien, Georgia Torres; Câmara, Sthephany Bruna Guimarães da; Oliveira, Maria Eduarda Santos de; Melo, Maria Júlia Lira de; Costa, Katsya Emanuelle Câmara da; Silva, Lucca Ângelo Sales da; Bezerra, Iasmyns Layanne de Mendonça; Barbosa, Gabriela da Silva; Silva, Estefane Tiane Evangelista da; Lopes, Gustavo Medeiros; Vasconcelos, Yasmin Lara de Macedo; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; organizerEstudos Métricos da Informação: panorama introdutório, conceitos, práticas e reflexões" é uma obra que descomplica e aproxima um campo essencial para compreender, avaliar e potencializar a produção científica. Reunindo conceitos fundamentais, exemplos práticos e reflexões críticas, o livro oferece um mergulho acessível nas métricas que revelam o alcance e o impacto do conhecimento. Indispensável para estudantes, bibliotecários e pesquisadores, este livro convida você a explorar ferramentas e perspectivas que fortalecem a ciência.Livro Biblioteca Humana: vozes como fontes de informação: manual de implantação para a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo([s.n.], 2025-08-13) Torres, Ana Paula Lins de Medeiros; Barbosa, Anna Clara Gomes; Arimateia, Camille Daniele Nascimento de; Teixeira, Cristian Videl Bezerra; Silva, Daliah Santos; Silva, Débora Rakel Pereira da Costa Gomes da; Branco, Desirée Dantas Lucena Castelo; Silva, Eliana Melo da; Batista, Emelly Josiely Macedo; Azevedo, Emily Estefani da Silva; Felix, Francione de Oliveira; Araujo, Gabriel Pereira de; Souza, Heloiza Kelly Araujo de; Medeiros, Iuryanne Pereira de Dantas, Jessyca Jhully da Silva; Dantas, Jessyca Jhully da Silva; Souza, Joyce Ribeiro de; Costa, Juliana Beatriz; Lima, Juttho Mendes de Andrade Silva; Vitoriano, Karina Beatriz de Lima; Lima, Leticia Beatriz Silva de; Batista, Letycya Jamily Sales; Cachina, Luanna dos Santos Batista; Gomes, Ludmila Pacheco; Pereira, Marcia Patricia Chaves; Pinheiro, Maria Capitolina Oliveira; Alvarenga, Maria Celia Queiroz; Siqueira, Maria Clara de Araújo; Franca, Maria Luiza Oliveira de; Silva, Matheus Henrique da; Rodrigues, Meiri Amalia; Araujo, Milena Mendonça de; Oliveira, Mirella Naiara Lourenco de; Sena, Moises Faustino de; Nascimento, Nadja Milena Crisostomo do; Carneiro, Raquel de Lima Mendes; Amâncio, Rute Ellen Gomes; Anjos, Suzana Reinaldo dos; Gomes, Thiago Novaci; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da (org.); Moreira, Luciana de Albuquerque (org.); https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; https://orcid.org/0000-0001-7265-3164; organizerEste manual é resultado de uma construção coletiva, nascida do ambiente de aprendizado das disciplinas “Serviços de Informação e Referência” e “Estudos de Usuários”, ministradas pelas professoras Dra. Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva e Dra. Luciana de Albuquerque Moreira, com o objetivo de unir teoria e prática na reflexão sobre os serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas e propor soluções criativas e socialmente relevantes. A obra está estruturada em dois volumes complementares. O Volume 1, que o leitor tem em mãos, apresenta a fundamentação conceitual e a análise de contexto para subsidiar a implantação da Biblioteca Humana, contemplando o levantamento teórico, o diagnóstico local e a identificação de potencialidades. O Volume 2 será dedicado à aplicação prática, descrevendo as etapas de planejamento, execução, recursos, metodologias e avaliação, servindo como guia operacional para replicação da experiência. O manual foi elaborado de forma colaborativa, com a participação ativa dos alunos, envolvendo pesquisa, observação, visitas técnicas e aplicação de conceitos como mediação da informação, escuta ativa e análise do comportamento informacional. Inspirado por iniciativas inovadoras, como a Biblioteca Humana – uma proposta internacional que transforma pessoas em "livros humanos” ou “livros vivos", promovendo o diálogo, a empatia e o combate aos preconceitos –, este manual reafirma o potencial transformador das bibliotecas públicas. Pois, em um mundo marcado pela desinformação, isolamento e crescente desumanização nas relações, experiências como essa resgatam o valor do contato direto, da escuta e do acolhimento das diferentes vivências humanas. A Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, localizada em Natal/RN, é um exemplo de biblioteca que vai além do acervo: promove ações culturais, educativas e comunitárias, acolhendo diferentes públicos e buscando constantemente inovar em suas práticas. Este manual pretende ser uma ferramenta útil para aprimorar essa atuação, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos tanto para a equipe técnica quanto para o público em geral. Além disso, as ideias e experiências aqui reunidas podem inspirar outras bibliotecas públicas, respeitando suas realidades locais, mas mantendo como princípio a valorização do usuário, a acessibilidade e o papel social da biblioteca. Assim, este documento se apresenta como uma referência para quem acredita que bibliotecas são espaços vivos, que educam, acolhem e transformam.Livro Diagnóstico das bibliotecas escolares da rede pública estadual do Rio Grande do Norte: seriam elas bibliotecas?(Rocha Gráfica e Editora; Selo Nyota, 2025-05-16) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914A obra apresenta o primeiro diagnóstico das bibliotecas nas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Norte. É desenvolvida uma discussão teórica acerca das bibliotecas escolares, que fazem parte do sistema educacional, mas que acabam em segundo plano na esfera da vontade política e das próprias políticas públicas. A lei federal nº 14.837/2024 (que atualiza a 12.244/2010), que prevê a obrigatoriedade de bibliotecas, respeitada a profissão de bibliotecário, ainda não se tornou realidade no âmbito estadual do RN. Diante desse cenário, a pesquisadora apresenta dados concretos obtidos por meio de respostas de diretores/gestores escolares de todas as dezesseis Diretorias Regionais de Ensino e Cultura do RN (Direc), que apontam para o fracasso das bibliotecas nas escolas. Entre os resultados identificados estão: funcionamento e instalações inadequadas; ausência de bibliotecários(as); organização deficiente; insatisfação com os acervos; subutilização dos acervos e dos serviços ofertados, entre outros. São propostos diversos caminhos de mudanças, entre eles, a inclusão da pessoa bibliotecária nas bibliotecas das escolas e na Secretaria de Educação do RN. Ao final, é proposto um projeto de lei para a criação do cargo de bibliotecário(a) e da biblioteca escolarLivro Plano de Comunicação - 2025-2027(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-10) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoO Plano de Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCI-UFRN) tem como principal objetivo consolidar a identidade do programa, fortalecer sua presença e ampliar sua visibilidade acadêmica e social. Para isso, torna-se essencial um planejamento estratégico de comunicação para as mídiais sociais (instagram e facebook) que permita divulgar suas atividades de forma eficiente e impactar seus diversos públicosLivro Saberes plurais: mulheres, mães, pessoas negras e indígenas na construção do conhecimento científico(2025-01-29) Moura, Ana Patrícia Silva; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Sànchez-Tarragó, NancyA cartilha Saberes Plurais: Mulheres, Mães, Pessoas Negras e Indígenas na Construção do Conhecimento Científico é um material informativo e reflexivo produzido no âmbito do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seu objetivo é ampliar a visibilidade e o reconhecimento de grupos historicamente marginalizados na produção científica, abordando a importância da diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (DEIA) no campo acadêmico.Dividida em seis capítulos, a cartilha destaca o papel das mulheres na ciência, as dificuldades enfrentadas por mães pesquisadoras, a trajetória de cientistas negros e indígenas, e a importância da justiça informacional. São apresentadas recomendações para bibliotecas, com estratégias para fomentar um ambiente mais inclusivo e acessível, visando a democratização do conhecimento. A obra traz também exemplos de cientistas de diferentes grupos, iniciativas que promovem a diversidade na ciência e sugestões de livros e filmes relacionados ao tema. Conclui com reflexões sobre a necessidade de transformação nas estruturas acadêmicas, garantindo que os saberes de diferentes comunidades sejam reconhecidos e valorizados.Livro Fontes de informação: um guia de temáticas emergentes(Ideia, 2022-10-24) Silva, Ilaydiany C. Oliveira da (org.); Valério, Erinaldo Dias (org.); Campos, Arthur Ferreira (org.); Davi, Maria da Conceição (org.); Fonseca, Amanda Vieira da (org.); https://orcid.org/0000-0002-3171-7878Neste livro, apresentamos fontes de informação que envolvem os seguintes temas: comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Intersexuais e Assexuais (LGBTQIA+); cultura indígena; pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva; HIV/AIDS; movimento feminista; população negra; e saúde mental. É um compilado de indicações pertinentes realizadas por pessoas que se empenharam para filtragem e seleção criteriosa de fontes atualizadas e relevantes para cada um desses temas. Vale salientar que este guia não dá conta de todas as fontes existentes sobre tais assuntos, portanto foram listadas algumas fontes sobre cada temática.Livro Cartilha: curadoria de conteúdo para bibliotecários/as(Independente, 2022-06-10) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914Cartilha voltada para estudantes de Biblioteconomia e bibliotecários/as interessados na temática da curadoria de conteúdo. A curadoria é vista como um processo de disseminação da informação ou de conteúdos que pode ser incorporada como mais um serviço das bibliotecas. O papel do bibliotecário enquanto um mediador se destaca no fazer da curadoria de conteúdosCapítulo de livro Os acervos das bibliotecas como ato político: a literatura e suas fontes de informação(Pachamama, 2021-09) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Tanus, GustavoDiscute a importância da descolonização de coleções de bibliotecas e apresenta fontes de informação na área da literatura afro-brasileiraLivro Em busca de bibliotecas verdadeiramente públicas no Rio Grande do Norte(Ed. do autor, 2021) Tanus (org.), Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoLivro reúne mais de trinta registros dos estudantes do curso de Biblioteconomia da UFRN, em prol da discussão de bibliotecas públicas verdadeiramente públicas no estado do Rio Grande do Norte. Além de contar com o prefácio da professora do curso de Biblioteconomia da UFMG, e apresentação da professora e organizadora do livro vinculada à UFRN. O manifesto de abertura da Biblioteca Pública Câmara Cascudo e a lista de Bibliotecas Municipais configuram como apêndices do livro.Livro Informação na sociedade contemporânea(Rocha Gráfica e Editora, 2020-11-30) Moreira, Luciana Albuquerque; Souza, Jacqueline Aparecida de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoLivro produzido pelo grupo de pesquisa "Informação na Sociedade Contemporânea", composto de treze capítulos distribuídos nas seguintes partes: 1. Comunicação científica e Estudos métricos; 2. Organização da informação e do conhecimento; 3. Informação, mediação e memória.Livro Repositórios digitais: teoria e prática(EDUTFPR, 2017) Vechiato, Fernando Luiz (Org.); Marques, Clediane de Araujo Guedes (Org.); Koshiyama, Débora Costa Araújo Di Giacomo (Org.); Moura, Elisângela Alves de (Org.); Torino, Emanuelle (Org.); Maia, Maria Aniolly Queiroz (Org.); Marques, Tércia Maria Souza de Moura (Org.)Considerando a relevância da reunião, do armazenamento, da disseminação e da preservação de dados e de informações digitais no contexto da produção científica de acesso aberto, Repositórios digitais: teoria e prática, enquanto produto derivado do I Fórum Nacional de Repositórios Digitais, realizado no ano de 2016, em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, apresenta discussões que apontam para as tendências teóricas e práticas na pesquisa e na implementação de repositórios digitais no cenário iberoamericano. Os capítulos, assinados por pesquisadores e profissionais que vêm dedicando seu trabalho ao Acesso Aberto, perpassam reflexões em relação às ferramentas e às tecnologias para gestão da informação, aos metadados, à curadoria digital, às políticas e às metodologias para implementação de repositórios digitais, trazendo contribuição significativa para os avanços dos estudos e práticas em repositórios digitais nos âmbitos científico, tecnológico e social.