PPGE - Mestrado em Enfermagem

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12004

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 407
  • Dissertação
    Efeitos do contato pele a pele imediato entre mãe e recém-nascido: uma revisão sistemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-07) Bezerra, Cinthia Daniele da Silva; Souza, Nilba Lima de; http://lattes.cnpq.br/9885047732117091; Sousa, Carolina Pereira da Cunha; Pinto, Erika Simone Galvão; Medeiros, Kleyton Santos de
    Introdução: O contato pele a pele na primeira hora de vida é fundamental para a adaptação do bebê à transição da vida intrauterina para a vida extrauterina. Mas, observase que há controvérsia sobre a adesão, execução correta e benefícios deste contato para as mães e os recém-nascidos. Diante desses conflitos, esta revisão sistemática objetiva avaliar os efeitos do contato pele a pele imediato entre mãe e recém-nascido na primeira hora de vida e baseia-se na seguinte pergunta de revisão: Quais são os efeitos do contato pele a pele imediato entre mãe e recém-nascido na primeira hora de vida? Método: Trata-se de uma revisão sistemática, cujos critérios de inclusão foram ensaios clínicos randomizados ou quase randomizados sobre o tema, a busca, coleta e análise dos dados foram realizadas por dois revisores e um terceiro revisor mediou as divergências. A busca foi realizada nas seguintes fontes de informação: PubMed/Medline, Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CI-NAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus, Scientific Electronic Library (SciELO), Embase e The Biblioteca Cochrane. Para fins deste estudo, serão apresentadas as buscas realizadas na PubMed/Medline, Embase e Biblioteca Virtual em Saúde, para fins deste estudo, serão apresentadas as buscas realizadas na PubMed/Medline, Embase e Biblioteca Virtual em Saúde. Um formulário de extração de dados foi desenvolvido para extrair os dados dos estudos selecionados, que foram sintetizados em um quadro e apresentados de forma descritiva. Resultados: Foram identificados 2359 estudos. Após remover as duplicatas, iniciou-se a seleção a partir de título e resumo de 1995 estudos. Em seguida, uma triagem de texto completo foi realizada em 26 estudos. 17 deles não foram incluídos por não estarem disponíveis na íntegra. Por fim, 09 estudos atenderam aos critérios de elegibilidade. Mais de 65% (n=6) dos estudos avaliaram o contato pele a pele em bebês nascidos de parto vaginal. A amamentação esteve como desfecho em 100% dos artigos e a termorregulação neonatal em dois estudos. Os artigos avaliaram o início precoce da amamentação e a amamentação exclusiva entre outras variáveis influenciadas pelo contato pele a pele. Consideração Finais: Identificou-se, os efeitos do contato pele a pele sobre a amamentação: início precoce da amamentação, duração mais longa da primeira mamada, melhor capacidade de amamentação e de sucção, maiores taxas de aleitamento materno exclusivo, melhor autoeficácia e maior sucesso na amamentação. Quanto a termorregulação neonatal, não foram evidenciados riscos de hipotermia para o RN no CPP. Registro do protocolo: PROSPERO - CRD42024561462.
  • Dissertação
    Diagnóstico de enfermagem letramento em saúde inadequado: revisão sistemática de etiologia e risco e de acurácia diagnóstica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-24) Lima, João Pedro Machado de; Vitor, Allyne Fortes; https://orcid.org/0000-0002-8582-4281; http://lattes.cnpq.br/1002205973338852; Silva, Fernando de Souza; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias
    Este estudo teve como objetivo revisar o diagnóstico de enfermagem Letramento em Saúde Inadequado em pessoas com condições crônicas. Para isso, foram elaboradas duas revisões sistemáticas. A primeira é uma revisão sistemática de etiologia e risco, cuja coleta de dados ocorreu em outubro de 2024, enquanto a segunda trata de uma revisão sistemática de acurácia diagnóstica, com coleta de dados realizada em novembro de 2024. Ambas seguiram os critérios propostos pelo Joanna Instituto Briggs e adotaram a estratégia mnemônica PEO - Paciente, Exposição e Resultado para a formulação das questões de pesquisa. A primeira revisão buscou responder à pergunta: “Quais são os fatores etiológicos relacionados ao diagnóstico de enfermagem Letramento em Saúde Inadequado em pessoas com condições crônicas?”, enquanto a segunda investigação: “Quais são os indicadores clínicos identificados com base na opinião de especialistas, em painéis de avaliação ou na análise de variáveis latentes que caracterizam o diagnóstico de enfermagem Letramento em Saúde Inadequado em pessoas com condições crônicas?”. O protocolo da revisão de etiologia e risco foi registrado e aprovado na plataforma International Prospective Register of Ongoing Systematic Reviews, sob o número CRD42024609074, e o protocolo da revisão de acurácia diagnóstica foi aprovado sob o número CRD42024619306. A revisão de etiologia e risco incluiu 15 estudos, sendo a maioria publicados no ano de 2015 e 2022, de delineamento transversal e envolveu predominantemente pacientes com diabetes mellitus e doenças cardiovasculares. Os resultados indicaram que o diagnóstico de enfermagem Letramento em Saúde Inadequado está relacionado a fatores predisponentes, incapacitantes, precipitantes e reforçadores que afetam a capacidade dos indivíduos de acessar, compreender e aplicar informações de saúde. Foram identificados fatores etiológicos de ordem educacional, social, tecnológica, psicológica, sistêmica e populacional, com destaque para baixa escolaridade, dificuldade em entender orientações médicas ou de enfermagem e falta de acesso a informações de saúde acessíveis e diárias. Já a revisão de acurácia diagnóstica incluiu oito estudos, publicados entre 1988 e 2024, com delineamento transversal e predominância de participantes com tipo de doença crônica não-transmissível não especificada e múltiplas doenças. Foram identificadas 18 características definidoras do diagnóstico Letramento em Saúde Inadequado, sendo as mais prevalentes: dificuldade em interpretar rótulos de medicamentos e orientações médicas; incapacidade de compreender informações sobre prevenção e manejo de doenças; necessidade frequente de mediação de terceiros; baixo conhecimento sobre sinais e sintomas de condições de saúde comuns; ansiedade ou frustração com informações complexas; falta de adesão às recomendações de autocuidado; dificuldade de acesso nos sistemas de saúde; compreensão limitada de materiais educativos; falha em monitorar sinais de saúde; baixa utilização de ferramentas tecnológicas; redução da frequência em consultas e check-ups; e relato de má comunicação com profissionais de saúde. Este estudo apresenta uma importante contribuição para a área da saúde e da enfermagem, pois, por meio de duas revisões sistemáticas, apresenta revisões científicas relevantes sobre o diagnóstico de enfermagem Letramento em Saúde Inadequado. A revisão permitiu não apenas confirmar fatores já presentes na taxonomia atual, como também mapear novos componentes que ampliam a compreensão sobre o diagnóstico. Essa combinação reforça a validade dos elementos existentes e evidencia a evolução do conceito, contribuindo para a atualização e o fortalecimento da prática clínica baseada em evidências.
  • Dissertação
    Adesão ao tratamento farmacológico no pós-transplante de células-tronco hematopoéticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Souza, Larissa Beatriz Francisca de; Azevedo, Isabelle Campos de; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; http://lattes.cnpq.br/6978054952540828; Vitor, Allyne Fortes; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; Santos, Viviane Euzebia Pereira
    Introdução: O pós-transplante de células-tronco hematopoéticas, é um período no qual a adesão ao tratamento farmacológico é crucial para prevenir complicações como a doença do enxerto contra hospedeiro e a falha do enxerto. Diante disso, elaborou-se as seguintes questões de pesquisa: Qual o grau de adesão ao tratamento farmacológico no pós-TCTH? Quais são os fatores determinantes da adesão ao tratamento farmacológico de pacientes pós-TCTH? Quais são as estratégias de apoio a adesão ao tratamento farmacológico utilizadas por pacientes pósTCTH? Objetivo: Investigar a adesão ao tratamento farmacológico dos pacientes póstransplante de células-tronco hematopoéticas. Método: Trata-se de estudo transversal realizado entre os meses de janeiro a outubro de 2024 em um hospital de referência para transplante de células-tronco hematopoéticas no estado do Rio Grande do Norte. A população foi composta por pacientes em farmacoterapia oral após enxertia de células-tronco, atendidos no Hospital Dia. Foi utilizado um questionário abrangendo dados sociodemográficos e clínicos, o instrumento de Medida de Adesão aos Tratamentos, além de questões sobre fatores facilitadores, desafios, intervenções e tecnológicas de apoio à adesão. Foram utilizados o teste de qui-quadrado de Pearson e o teste t de Student. Variáveis com p≤0,20 na análise univariada foram incluídas no modelo de regressão logística múltipla. A magnitude da associação foi calculada pela Razão de Prevalência. O nível de significância foi 5% e o Intervalo de Confiança de 95%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o parecer 6.599.477 e CAAE: 76470723.9.0000.5537. Resultados: A amostra foi composta por 99 participantes, com predominância do sexo feminino (56,6%) e idade média de 44,7 anos. O diagnóstico mais comum foi leucemia mieloide aguda (35,4%). O transplante autólogo foi o tipo mais frequente (52,5%) e a hipertensão arterial sistêmica foi a comorbidade mais prevalente (13,1%). 72,7% dos participantes apresentaram alta adesão, com 45,5% alcançando adesão máxima. O índice de complexidade farmacoterapêutica variou de 6,5 a 47,0. Os principais fatores facilitadores da adesão foram educação em saúde (71,7%) e apoio familiar (69,7%), enquanto os desafios mais citados foram questões psicológicas (53,5%). Estratégias de apoio como alarmes (45,4%) e recipientes organizadores de medicamentos (43,4%) foram amplamente utilizadas. As estratégias mais citadas como úteis para apoiar a adesão foram guias de medicamentos e aplicativos móveis. A regressão logística revelou que a adesão ao tratamento foi associada à ausência de Hipertensão Arterial Sistêmica, uso de estratégias de apoio e menor número de dias pós-transplante. Conclusão: A adesão ao tratamento farmacológico foi alta na maior parte da amostra e demonstrou ser favorecida pela ausência de hipertensão arterial, uso de estratégias de apoio e menor tempo pós-transplante, além de ser influenciada pelo tipo de transplante e grau de complexidade da farmacoterapia.
  • Dissertação
    Tradução e adaptação transcultural de guia para paciente formador em estomia intestinal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-25) Rodrigues, Maria Izabel Rezende; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; https://orcid.org/0000-0001-9834-6226; http://lattes.cnpq.br/9007718874205907; Araújo, Rhayssa de Oliveira e; Cerdà, Joan Carles March
    Desde 2006, a Espanha implementa programas para capacitar pacientes expertos e formadores através de oficinas que dispõem de recursos educativos específicos, como o guia “Viver com uma Estomia: Formação para Formadores”, que fornece técnicas de dinamização de grupos, habilidades de comunicação e planos de cuidados adaptado à condição da pessoa com estomia com foco na autonomia, autogestão e autoeficácia. Mesmo diante de uma mudança de paradigma mundial quanto à assistência centrada na autonomia da pessoa com condição crônica, sobretudo pessoas com estomia, o Brasil ainda não possui escolas de formação de pacientes e as produções científico-tecnológicas a respeito desta temática são escassas. Desta forma, é possível introduzir esta mudança de paradigmas com modelos e tecnologias já testados e considerados estáveis em outros contextos. Assim, o estudo objetivou traduzir e adaptar transculturalmente um guia voltado para formação de formadores em estomia intestinal. Trata-se, portanto, de um estudo para tradução, adaptação e validação de conteúdo do referido guia, desenvolvido pelo programa da escola de paciente experto de Andaluzia, na Espanha. A tradução e adaptação cultural para o contexto brasileiro seguiu o referencial metodológico de Beaton (2007) de forma adaptada para uma tecnologia educativa e ocorreu em cinco fases operacionais: Autorização dos autores da obra; Traduções iniciais; Síntese das traduções; Retrotradução; e Composição de um comitê de especialistas. A retrotradução evidenciou adequabilidade semântica, idiomática e cultural das traduções iniciais e da síntese. A última etapa conferiu a validação de conteúdo com especialistas da área da estomaterapia e do desenvolvimento tecnológico, que ocorreu em duas rodadas Delphi. Em ambas as rodadas, obteve-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) superior à 0,75 nos três aspectos de avaliação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES): objetivo, estrutura e relevância. Esse resultado indicou qualidade referente ao conteúdo após correções e adaptações sugeridas pelos especialistas na primeira rodada. Isso resultou em um material cujo conteúdo foi considerado validado e adaptado para o contexto brasileiro. Conclui-se que o processo de tradução e adaptação desse material pode fortalecer no desenvolvimento e adesão de estratégias de cuidados centrados na participação ativa do paciente com estomia intestinal no Brasil, bem como poderá estimular no desenvolvimento de futuras tecnologias educativas, programas e políticas públicas pautadas na autogestão e autoeficácia.
  • Dissertação
    Construção e validação de protocolo de navegação para assistência ao trabalhador de saúde com doença crônica não transmissível
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Guedes, Maria Luiza de Araújo; Martins, Quênia Camille Soares; http://lattes.cnpq.br/5126798976942401; Valenca, Cecília Nogueira; Pai, Daiane Dal; Dantas, Dandara Nayara Azevedo
    O acometimento de trabalhadores da saúde por doenças crônicas não transmissíveis tem apresentado grandes proporções nas últimas décadas. O adoecimento destes, gera impactos tanto para vida profissional, quanto pessoal. Nessa perspectiva, o presente estudo objetiva desenvolver um protocolo de navegação para assistência ao trabalhador de saúde com doenças crônicas não transmissíveis. Trata de um estudo metodológico conduzido pelo referencial da psicometria de Pasquali, organizado em três procedimentos a saber: procedimentos teóricos em que foi realizada uma Scoping Review para subsidiar a definição dos conteúdos que integraram o protocolo; procedimentos empíricos para construção do protocolo mediante evidencias científicas e validação do conteúdo e aparência via Google forms e etapas Delphi com juízes especialistas na área de saúde do trabalhador e doenças crônicas; e, procedimentos analíticos com análise dos dados da fase anterior por meio do coeficiente de validação de conteúdo, quando foram considerados válidos os itens com concordância mínima de 80% entre os juízes. O presente estudo obteve aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE: 83295624.2.0000.5537). Após construção do protocolo, com suporte dos resultados da Scoping Review, esse foi submetido à apreciação de 10 juízes que responderam a todas as rodadas Delphi I, e atingiu-se um coeficiente de validade de conteúdo geral e de apareência, de 0,96, os quais fizeram sugestões de melhoria e aprimoramento. Logo, o protocolo foi considerado válido em seu conteúdo e aparência, e pode contribuir para orientar os trabalhadores de saúde diagnosticados com doença crônica ajudando-os a ‘navegar’ pelo sistema de saúde.
  • Dissertação
    Jogo sério sobre lesão por pressão para estudantes de enfermagem: um estudo metodológico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Fernandes, Mariana Freire; Araújo, Rhayssa de Oliveira e; https://orcid.org/0000-0002-5068-2906; http://lattes.cnpq.br/4859174752145121; http://lattes.cnpq.br/4078383537844019; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; Medeiros, Lays Pinheiro de
    Introdução: São chamados de serious games, ou jogos sérios a categoria de jogos que objetivam o aprendizado. São capazes de produzir motivação, além de forte envolvimento do usuário, através de sua natureza dinâmica, responsiva e visual. Aprender com a experiência é o paradigma pedagógico dominante no design de jogos sérios, que permitem aprender pela exploração ativa e autodirecionada, em vez de aprender com a instrução. Nota-se que as LPP consistem em um problema de saúde pública complexo e multifatorial. São definidas como lesões criadas pela ruptura da pele e tecidos moles adjacentes, sendo uma complicação comum em pacientes restritos ao leito, causando prejuízos físicos e psicológicos. São provocadas pela alta pressão exercida na superfície da pele, especialmente em proeminências ósseas, o que desencadeia a isquemia e a necrose do tecido. Objetivo: Desenvolver e avaliar um jogo sério como ferramenta educativa sobre lesões por pressão para estudantes da graduação em enfermagem. Método: Trata-se de um estudo metodológico realizado a partir do modelo Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation (ADDIE). Na primeira etapa (Análise) foi realizado um levantamento dos tópicos relevantes contidos em consensos internacionais sobre lesão por pressão. Na segunda etapa (Desenho/Projeto) os resultados obtidos na etapa anterior foram analisados e utilizados para realizar a construção do conteúdo a ser trabalhado nas perguntas e respostas do jogo. Ao final de cada rodada de avaliação Delphi foi realizado o cálculo para verificar o índice de validade de conteúdo (IVC). Foi considerado um nível de adequabilidade mínima de 80%. Participaram da primeira rodada Delphi cinco juízes e da segunda quatro. Na terceira etapa (Desenvolvimento), foi realizado o desenvolvimento do protótipo funcional do jogo sério, a partir de reuniões que determinaram a tecnologia adotada, a elaboração das versões iniciais e o acompanhamento e ajustes dos elementos. A avaliação dos aspectos técnicos e pedagógicos do protótipo foi realizada por profissionais com expertise em tecnologias educacionais. Foram utilizados instrumentos de caracterização sociodemográfica e de formação (Anexo A), avaliação de aspectos técnicos e pedagógicos através dos instrumentos Learning Object Review Instrument (LORI) e GameFlow. Participaram desta etapa três juízes. Os procedimentos analíticos utilizados nesta fase foram os mesmos descritos anteriormente na etapa de avaliação de conteúdo. Na quarta etapa (Implementação), o jogo, em sua versão semifinal, foi hospedado em site para testagem e avaliação. Na quinta etapa foi realizada a avaliação heurística, os juízes responderam um questionário adaptado a partir do instrumento denominado Heuristic Evaluation for Digital Educational Games (HEDEG). O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e teve o parecer favorável (nº 7.083.399). Resultados: Selecionou-se os aspectos mais trabalhados dentro dos consensos selecionados e o conteúdo foi utilizado para criar perguntas e respostas. As questões estabelecidas variaram enquanto ao nível de complexidade. Portanto, optou-se por um jogo virtual e físico de cartas em formato de quiz. Durante a primeira rodada da avaliação de conteúdo, obteve-se o IVC total de 0,95, considerado válido. No entanto, foram realizadas sugestões para a melhoria. Após a segunda rodada, obteve-se o índice de validade de conteúdo IVC de 1,00. Foram então elaborados os aspectos funcionais do jogo. Durante a avaliação, ambos os instrumentos apresentaram bons resultados, no entanto, foram feitas sugestões para melhoria. Durante a avaliação heurística, notou-se a necessidade de modificações para validação da usabilidade do jogo relacionadas a elementos educacionais, interface e jogabilidade. Essas modificações serão realizadas até a implementação final do jogo e disponibilização ao público. Conclusão: Conclui-se que o jogo sério “Sem Pressão” possui os recursos necessários para possibilitar uma aprendizagem significativa aos seus jogadores, constituindo-se como uma estratégia de ensino de qualidade.
  • Dissertação
    Conteúdos sobre HIV/Aids compartilhados por meio de redes e mídias sociais na literatura científica: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Brito, Vanessa Carla do Nascimento Gomes; Feijão, Alexsandra Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-8686-9502; http://lattes.cnpq.br/8649283681727209; https://orcid.org/0000-0003-0569-9888; http://lattes.cnpq.br/2929608319762338; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; Silva, Bárbara Coeli Oliveira da
    As redes e mídias sociais desempenham um papel importante na disseminação de informações sobre o HIV/aids. O objetivo do estudo foi mapear em materiais científicos os conteúdos sobre HIV/aids compartilhados por meio de redes e mídias sociais. Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida de acordo com as recomendações da Joanna briggs institute (JBI) e SCR Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA) produzida em cinco etapas: 1) identificação da questão de pesquisa; 2) identificação de estudos relevantes; 3) seleção dos estudos; 4) extração de dados, separação, sumarização e relatório de resultados e 5) comunicação dos resultados. Aplicou-se a mnemônica Participante, Conceito e Contexto para construir a questão de pesquisa, em que Participante corresponde a HIV, Conceito disseminação de informação e Contexto “redes sociais” e “mídias sociais”. Sendo definida a questão norteadora: “Quais são os principais tipos de conteúdos sobre HIV/aids compartilhados por meio de redes e mídias sociais, na literatura científica?”. As buscas foram realizadas nas fontes de dados/ bibliotecas/ bancos de dado/ buscador acadêmico: Scopus, U. S. National Library of Medicine, Web of Science, Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Cinahl, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP), Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), DART-Europe, Trove da National Library of Australia e Theses Canada. Foram incluídos artigos originais e de revisão, teses e dissertações, disponíveis na íntegra, sem limite temporal, em qualquer idioma. Para análise, foi criada uma matriz de síntese que contemplou as informações extraídas. Foram identificadas 3.485 publicações, dos quais 156 foram lidos na íntegra, sendo 117 excluídos e 39 estudos compuseram a amostra final. Entre as mídias e redes sociais mais mencionadas nos estudos, o Twitter (atualmente X) e o Facebook se destacaram como as plataformas mais citadas com 33,33%. Quanto aos conteúdos sobre HIV nas redes e mídias sociais foi possível identificar uma variedade de temas. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) foi o conteúdo mais citado entre os estudos, seguida de testagem para HIV, diagnóstico, apoio social, tratamento, fatores de risco para HIV, uso de preservativos e PEP. A importância das redes e mídias sociais na disseminação de informações sobre HIV/aids é inegável, no entanto, há desafios, como a desinformação e a estigmatização, o que reforça a necessidade de compartilhamento de conteúdos baseados em evidências. Além disso, a capacitação contínua de profissionais de saúde é essencial para orientar o público na busca por fontes confiáveis.
  • Dissertação
    Influência do contexto no seguimento da sífilis gestacional a luz da teoria dos sistemas de Betty Neuman: uma revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Araújo, Vitória Keller Gregório de; Pinto, Erika Simone Galvão; https://orcid.org/0000-0003-0205-6633; http://lattes.cnpq.br/2135320432342059; https://orcid.org/0000-0002-9779-6521; http://lattes.cnpq.br/7868234550719197; Monteiro, Bruna Rodrigues; Souza, Nilba Lima de; Silva, Sandy Yasmine Bezerra e
    Introdução: No Brasil, a sífilis é um relevante problema de saúde pública, com números crescentes ao longo dos anos. Durante a gestação, o pré-natal de qualidade é essencial, sendo responsabilidade da Atenção Primária à Saúde acolher e tratar gestantes acometidas pela doença. Contudo, desafios no tratamento reforçam a necessidade de avaliações em saúde para identificar melhorias nos serviços e garantir eficácia, eficiência e efetividade. As teorias de enfermagem embasam a prática profissional e auxiliam na tomada de decisão dos enfermeiros. Objetivos: Avaliar a influência do contexto no trabalho dos profissionais da APS no seguimento da sífilis gestacional à luz da teoria dos sistemas de Betty Neuman. Metodologia: Revisão de escopo elaborada conforme as diretrizes do PRISMA-ScR e do Manual para Síntese de Evidências do Joanna Briggs Institute (JBI). A busca inicial, realizada de setembro a novembro de 2024, não delimitou tempo ou idioma e utilizou bases nacionais e internacionais: PubMed, Cinahl, Scopus, Web of Science, LILACS, plataforma de teses da CAPES, ERIC, Trove, DART-Europe, EThOS e RCAAP. Dois revisores, de forma independente, mapearam os dados com instrumento testado no Microsoft Excel. Resultados: Incluíram-se 39 artigos. Segundo a teoria dos sistemas, 17,95% abordaram prevenção primária e intervenções de enfermagem. Quanto aos idiomas, 48,72% foram publicados em inglês, e 30,77% apresentaram nível 3 de evidência científica. Conclusão: O seguimento da sífilis gestacional na APS é amplo, com destaque para ações educativas, estigma social e familiar, e necessidade de acompanhamento a longo prazo.
  • Dissertação
    Desenvolvimento de um plano de curso de capacitação de apoio à educação permanente sobre cuidados de enfermagem na prevenção e manejo do extravasamento de quimioterápicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Neves Júnior, Tarcísio Tércio das; Menezes, Rejane Maria Paiva de; https://orcid.org/0000-0001-9026-0567; http://lattes.cnpq.br/6015903110008239; Silva, Carlos Jordão de Assis; https://orcid.org/0000-0002-9575-9030; http://lattes.cnpq.br/6554418704863469; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; Araújo, Rhayssa de Oliveira e
    O câncer é uma doença crônica, evidenciada como forte indicador de morbimortalidade global. No Brasil, representa a segunda causa de óbito, constituindo-se num problema de saúde pública. Dentre os tratamentos possíveis, destaca-se a quimioterapia por aumentar a sobrevida dos pacientes, mas devido sua alta toxicidade, pode provocar o extravasamento de agentes antineoplásicos, configurando-se como evento adverso. Devido a isso, a administração de quimioterápicos exige cuidados que garantam uma assistência à saúde, de qualidade, segura e confortável, evitando a dor ou outras reações indesejáveis. Esse estudo, tem o objetivo de desenvolver um plano de curso de capacitação para apoiar a educação permanente sobre os cuidados de enfermagem na prevenção do extravasamento de quimioterápicos em pacientes com câncer. Estudo metodológico, realizado em três etapas propostas por Filatro: na primeira, o mapeamento dos cuidados de enfermagem para prevenção e manejo do extravasamento de quimioterápicos em pacientes com câncer, através de uma revisão de escopo; nessa etapa, realizou-se também, uma pesquisa de campo sobre o estilo de aprendizagem dos profissionais de enfermagem em dois hospitais oncológicos no município de Natal, capital do Rio Grande do Norte; na segunda etapa, estruturou-se o plano de curso em quatro módulos com a descrição dos conteúdos, objetivos de aprendizagem, recursos didáticos e metodologia, fundamentados no referencial de aprendizagem de David Kolb, além do referencial teórico de enfermagem de Betty Neuman; na terceira etapa, implementou-se a validação do conteúdo do curso, com cinco juízes-especialistas através da aplicação da média do Índice de Validação de Conteúdo junto ao Coeficiente de Kappa e da técnica Delphi para o alcance do consenso entre eles. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Potiguar e do Comitê de Ética em Pesquisa da Liga Contra o Câncer, obedecendo aos preceitos éticos da Resolução de N°. 466/12, do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados da revisão de escopo mapearam os cuidados de enfermagem para prevenção e manejo do extravasamento, categorizados de acordo com os níveis de prevenção da Teoria de Sistemas de Betty Neuman. Os achados da pesquisa de campo identificaram que, quanto aos profissionais entrevistados, a maioria são do sexo feminino (85,71%), com idade até 35 anos (53,38%), casados (47,73%), pardos (60,15%) e católicos (59,40%); em relação ao grau de escolaridade e tempo de atuação, a maioria (73,68%) possui ensino técnico ou médio, com tempo de atuação de até 05 anos no serviço (62,99%); quanto ao conhecimento sobre oncologia, a maioria (84,96%) relatou ter conhecimento parcial sobre quimioterapia, e apenas (2,26%) afirmaram possuir conhecimento suficiente; também o conhecimento sobre as vias de administração de quimioterápicos, está aquém do esperado com (32,33%), mesmo que 61,65% deles conheçam sobre os danos severos causados por quimioterápicos vesicantes no caso de extravasamento; enquanto 44,36% souberam diferenciar vesicantes de irritantes outros 64,66% distinguiram extravasamento de infiltração; sobre os cuidados de enfermagem, a maioria (84,96%) identificou medidas preventivas para o extravasamento e (79,70%), afirmaram saber implementá-las; entretanto, somente parte deles (39,10%) conhecem os protocolos existentes; contudo, a grande maioria (93,98%) avaliam a rede venosa antes da infusão dos quimioterápicos. Outros resultados apresentaram diferenças significativas entre as funções dos profissionais e o conhecimento sobre quimioterápicos vesicantes e irritantes, assim como, entre extravasamento e infiltração. Enfermeiros demonstraram maior conhecimento geral, exceto em relação aos protocolos de extravasamento, sobre os quais os técnicos se destacaram. Em relação, aos resultados da etapa de validação do curso pelos juízes, alcançaram-se índices globais de 0,97 para clareza, 0,99 para relevância, e 1,00 para pertinência, consistência e objetividade, refletindo alta confiabilidade no instrumento por meio de uma única rodada Delphi. Conclui-se que o plano de curso foi validado com alta confiabilidade, evidenciado pela adequação e precisão nos critérios propostos. Espera-se que o plano de curso proposto contribua para a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem, com ênfase na prevenção e no gerenciamento do extravasamento de agentes antineoplásicos, podendo resultar em um cuidado integral mais seguro, eficaz e consequente redução de danos e efeitos adversos dos pacientes em tratamento oncológico.
  • Dissertação
    Validação clínica do diagnóstico de enfermagem risco de função cardiovascular prejudicada: estudo de caso-controle
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Cruz, Maria de Lourdes Alves da; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; https://orcid.org/0000-0003-0569-5027; http://lattes.cnpq.br/1485293688968753; https://orcid.org/0000-0003-1794-8810; http://lattes.cnpq.br/3094894279037764; Lira, Ana Luisa Brandao de Carvalho; Dantas, Dandara Nayara Azevedo
    O sistema cardiovascular desempenha um papel vital no funcionamento do organismo. Suas funções são interligadas e trabalham em conjunto para assegurar a homeostase corporal. No entanto, esse sistema pode ser comprometido por afecções cardiovasculares. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo validar clinicamente o diagnóstico de enfermagem Risco de função cardiovascular prejudicada em usuários da atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo de caso-controle, realizado com 88 usuários da atenção primária à saúde do município de Natal. A coleta de dados foi realizada entre os meses de maio e junho de 2024, utilizando um instrumento contendo informações sociodemográficas e clínicas, bem como os fatores de risco, populações em risco e condições associadas do diagnóstico Risco de Função Cardiovascular Prejudicada da NANDA Internacional. Para comparação entre os grupos, foram utilizados o teste qui-quadrado, teste exato de Fisher e o modelo de regressão logística múltipla ajustada, com medidas de efeito expressas em Odds Ratio (OR). Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa responsável. A maioria dos participantes era do sexo feminino (67%), com companheiro (56,8%), autodeclarada parda (65,9%), com baixa renda (80,6%) e desempregada (50%). Quanto ao nível de instrução 45,4% possuíam baixo nível de escolaridade. A maioria também se identificava como praticante de alguma religião (57,9%). Quanto aos dados clínicos, a maioria apresentava índice de massa corporal elevado (69,3%), pressão arterial (82,9%) e glicemia (92%) adequadas. Os fatores de risco que mostraram associação estatística com a função cardiovascular prejudicada são: índice de massa corporal acima dos parâmetros normais para idade e sexo (p=0,001; OR = 5,78), idosos (p<0,001; OR = 6,5), mulheres na pós-menopausa (p<0,001; OR = 7,28), diabetes (p<0,001), dislipidemias (p<0,001), hipertensão (p<0,001) e resistência à insulina (p<0,001; OR = 7,8). Quando avaliados em conjuntos, os fatores de risco que podem aumentar as chances para o desenvolvimento para a função cardiovascular prejudicada são: idosos (p = 0,008; OR = 5,15), índice de massa corporal acima dos parâmetros normais para idade e sexo (p=0,020; OR = 4,11) e resistência à insulina (p = 0,003; OR = 6,08). Conclui-se que o diagnóstico risco de função cardiovascular prejudicada é verificável em usuários da atenção primária com sete fatores de risco de maior predição diagnóstica, incluindo índice de massa corporal elevado, idosos, mulheres pós-menopausa, resistência à insulina, diabetes, dislipidemias e hipertensão. Esses achados reforçam a necessidade de avaliar continuamente esses riscos nos usuários atendidos na atenção primária para prevenir complicações cardiovasculares futuras.
  • Dissertação
    Desenvolvimento do Game Design Document de um Serious game para apoiar a educação em saúde de pacientes no transplante de células-tronco hematopoéticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-22) Sátiro, Luana Silva Pereira; Azevedo, Isabelle Campos de; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; https://orcid.org/0000-0001-7128-7393; http://lattes.cnpq.br/9453960033656777; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; Santos, Viviane Euzebia Pereira
    O Serious game é uma tecnologia educacional, com ampla aplicabilidade na área da saúde. A relevância deste jogo é ainda mais evidente ao considerar o transplante de células-tronco hematopoéticas, terapêutica com elevado potencial de morbimortalidade em decorrência de suas potenciais complicações. Uma etapa preliminar essencial para o Serious game é o desenvolvimento do Game Design Document, material descritivo composto por conteúdos e diálogos. Desse modo, delimitou-se a questão de pesquisa: Como deve ser estruturado o Game Design Document de um Serious game para apoiar a educação em saúde de pacientes no transplante de células-tronco hematopoéticas? Diante disso, objetivou-se desenvolver o Game Design Document de um Serious game para apoiar a educação em saúde de pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa, pautado no referencial psicométrico de Pasquali et al (2010), que abrange um conjunto de três procedimentos: teóricos, empíricos e analíticos. Para os procedimentos teóricos foi realizada uma scoping review para mapear os conteúdos para o autocuidado de pacientes no transplante; que ocorreu entre os meses de março a julho de 2024; e foi construído o Game Design Document com os conteúdos selecionados entre os meses de julho a setembro de 2024. Os procedimentos empíricos envolveram duas fases para a avaliação das propriedades psicométricas, realizado entre os meses de setembro a novembro de 2024. Na primeira fase, foi realizada a seleção dos juízes especialistas, nas quais foram recrutados por meio de buscas na plataforma Lattes e que atenderam aos critérios de Fehring adaptados. Na segunda fase, ocorreu a validação de conteúdo do Game Design Document pela técnica Delphi. Essa validação foi realizada por meio de um questionário via Google forms, em que os juízes avaliaram os critérios propostos por Pasquali et al. Por fim, os procedimentos analíticos ocorreram mediante o cálculo do coeficiente de validação de conteúdo e nível de concordância entre os juízes, realizado entre os meses de novembro a dezembro de 2024. Este estudo foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e obteve parecer favorável em oito de maio de 2024, sob CAAE: 77538424.5.0000.5537. Foram seguidos os preceitos éticos da pesquisa e preservado o anonimato dos participantes. Como principais resultados, foram mapeadas orientações que abordaram os cuidados necessários ao paciente tanto no ambiente hospitalar como no seu domicílio. Desse modo, foi construída a interface inicial e secundária e quatro roteiros, a saber: glossário, período pré, intra e pós-transplante. Após a construção dos roteiros que compuseram o Game Design Document, o material foi submetido às etapas Delphi I e II para validação de conteúdo. Desse modo, após a Delphi II, a interface inicial e secundária e os roteiros apresentaram coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8 e nível concordância igual ou superior a 80%. Portanto, o Game Design Document foi validado para compor um Serious game para apoiar a educação em saúde de pacientes no transplante de células-tronco hematopoéticas. O estudo apresenta como contribuição o Game Design Document validado que irá compor um Serious game para apoio à educação em saúde de pacientes, de modo a promover o aprendizado de forma interativa e significativa, haja vista a complexidade a qual esses pacientes são expostos. Ressalta-se que se faz necessário a continuidade da pesquisa para desenvolver o Serious game, validar aparência, usabilidade e efetividade de modo a comprovar a eficácia da tecnologia.
  • Dissertação
    Diagnóstico de enfermagem risco de doença ocupacional em profissionais de enfermagem: revisão sistemática e análise de conceito
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Silva, Cyntia Leenara Bezerra da; Vitor, Allyne Fortes; https://orcid.org/0000-0002-4672-2303; http://lattes.cnpq.br/1927801553508976; https://orcid.org/0000-0001-5254-1536; http://lattes.cnpq.br/4621749375756321; Ayllón, Francisca Sánchez; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias
    Objetivo: Revisar o Diagnóstico de Enfermagem Risco de Doença Ocupacional em Profissionais de Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo metodológico, operacionalizado conforme modelo proposto por Lopes, Silva e Araújo (2022). Para alcance do objetivo proposto neste estudo, foi realizada a primeira etapa para validação de diagnóstico, a análise de conceito operacionalizada por uma revisão sistemática. A análise foi desenvolvida conforme abordagem proposta por Walker e Avant (2019) e abordou oito etapas, a saber: 1. Seleção do conceito; 2. Determinação dos objetivos da análise conceitual; 3. Identificação dos possíveis usos do conceito; 4. Determinação dos atributos críticos essenciais; 5. Construção de um caso-modelo; 6. Construção de casos adicionais; 7. Identificação de antecedentes e consequentes do conceito; 8. Definição das referências empíricas. Para contemplar as etapas 3, 4, 7 e 8 da análise de conceito realizou-se uma revisão sistemática de etiologia e risco, almejando elucidar o conceito e definir os seguintes elementos: Atributos, condições associadas, fatores de risco e população em risco. Resultados: Foram selecionados 20 artigos e identificaram-se três atributos, 36 antecedentes, uma condição associada e 11 populações em risco. Dentre os 36 fatores de risco evidenciados neste estudo, 21 não estão inclusos na NANDA-I, a saber: desgaste físico e/ou emocional; dificuldade de relacionamento com a chefia; padrão do sono ineficaz; crise ética entre seus valores e questões profissionais; hábitos de vida não saudáveis; má qualidade de vida profissional; baixa inteligência emocional; competitividade; exposição a ruídos; temperatura ambiental inadequada; escassez de recursos materiais e/ou humanos; rígido controle do tempo; comportamentos ofensivos; falta de investimento em treinamentos; supervisão autoritária; exigência de alta produtividade; jornada de trabalho prolongada; má higiene ambiental; desprestígio social; insegurança e polivalência de atividades. A única condição associada identificada foi doença crônica, não existindo nenhuma outra similar ou divergente na taxonomia. Por fim, no que diz respeito à população em risco, quatro não são mencionadas na classificação: trabalhadores noturnos; gênero feminino; indivíduo que exerce trabalho doméstico e idade maior que 60 anos. A partir desses achados, foram realizadas as definições conceituais e operacionais para cada fator etiológico. Conclusão: Conclui-se que esse estudo viabilizou a primeira etapa de validação diagnóstica, possibilitando a revisão do Diagnóstico de Enfermagem Risco de Doença Ocupacional e concedendo a esse o grau de evidência 2.1.1 a partir da análise de conceito. A revisão desse diagnóstico aprimora a taxonomia com a atualização de informações que oportunizam a sua acurácia e, corrobora com a enfermagem baseada em evidência e a melhoria da qualidade da assistência à saúde.
  • Dissertação
    Efeito do módulo on-line sobre liderança na aquisição do conhecimento de discentes de enfermagem: estudo piloto de ensaio clínico randomizado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-18) Fonseca, Jucielly Ferreira da; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0001-8904-8809; http://lattes.cnpq.br/6947516413159623; Duarte, Fernando Hiago da Silva; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; Silva, José Adailton da
    Este estudo avaliou o efeito de um módulo educacional on-line sobre liderança na aquisição de conhecimento por discentes de Enfermagem. A pesquisa foi conduzida em duas fases: metodológica e experimental. Na fase metodológica, especialistas validaram o conteúdo e a aparência do módulo; como também houve a validação de conteúdo da situação-problema. Já na fase experimental, conduziu-se um ensaio clínico randomizado com 14 estudantes do sexto período do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, divididos em grupo experimental (sete estudantes), que acessou o módulo on-line; e grupo controle (sete estudantes), que participou de aulas presenciais expositivas no próprio Departamento de Enfermagem. O módulo educacional, previamente desenvolvido e autorizado para uso, mediante Termo de Cessão de Direitos, incluiu quatro aulas multimodais, abordando temas como competências profissionais, habilidades emergentes, segundo o Fórum Econômico Mundial, psicologia positiva, comunicação e gestão de conflitos. O grupo controle participou de uma aula expositiva convencional, em ambiente presencial. A amostra foi composta predominantemente por jovens do sexo feminino, com idades entre 20 e 25 anos, matriculadas no sexto período do Curso de Enfermagem, no primeiro semestre de 2024. A coleta de dados incluiu uma situação-problema e um questionário adaptado para avaliar a autopercepção do exercício da liderança em Enfermagem. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética (CAAE 75851023.0.0000.5537, Parecer 6.599.419) e registrada no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC), sob o número RBR-2dfqmr2. Os resultados mostraram avanços significativos nas habilidades de liderança, especialmente no grupo experimental. Este grupo apresentou aumento expressivo na valorização de habilidades interpessoais, de 57,14%, no pré-teste, para 85,71%, no pós-teste. Na mediação de conflitos éticos, 85,71% do grupo controle e 100% do grupo experimental no pós-teste optaram pelo debate aberto, demonstrando uma abordagem participativa. Houve também evolução na autoidentificação como líder no grupo experimental, de 42,86% para 57,14%, evidenciando o impacto positivo do treinamento na autopercepção de liderança. A definição de liderança como processo de influência foi amplamente reconhecida, com 100% dos estudantes do grupo experimental no pós-teste, compreendendo liderança como o exercício de influência para alcançar objetivos. Concluiu-se que o módulo educacional on-line sobre liderança relacionado à aquisição de conhecimento de discentes de Enfermagem teve efeito positivo no desenvolvimento das competências de liderança dos discentes de Enfermagem. O estudo reforça a importância de habilidades interpessoais, da autopercepção de liderança e de práticas colaborativas para a segurança e o desempenho profissional dos futuros enfermeiros.
  • Dissertação
    Eficácia de um método ativo de ensino para a aprendizagem da escrita da prescrição enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde: estudo piloto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Silva, Fillipi André dos Santos; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0002-0935-5014; http://lattes.cnpq.br/7986188553475510; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; Araújo, Marilia Souto de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    INTRODUÇÃO: Na consulta de enfermagem, à luz da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem e dos referenciais e protocolos do Ministério da Saúde, a prescrição de medicamentos é uma realidade possível em determinadas situações condicionadas aos protocolos dos programas vinculados às políticas de saúde. Embora haja amparo legal na prescrição de medicamentos por enfermeiros, essa prática avançada ainda é pouco explorada na Atenção Primária à Saúde. OBJETIVO: Avaliar a eficácia de um método ativo de ensino para a aprendizagem da escrita da prescrição de enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde. MÉTODO: Trata-se de um estudo quaseexperimental de grupo único, realizado com estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A intervenção foi realizada seguindo as instruções do método “Ensino de Boas Práticas de Escrita da Prescrição de Medicamentos”, no qual os alunos produziram prescrições de medicamentos e sua qualidade foi avaliada através do instrumento intitulado QualiPresc antes e depois da intervenção (pré-teste, pós-testes imediato, 15 e 45 dias após). Quanto à mensuração da motivação, foi utilizada a Escala de Motivação Situacional antes e depois da intervenção (pré-teste e pós-teste imediato). Os dados foram tratados no software estatístico JAMOVI. Além da estatística descritiva para cada instrumento em cada momento, foi aplicado o teste de Friedman e Q de Cochran para avaliar a qualidade das prescrições. Os testes t pareado e de Wilcoxon e a Correlação de Pearson foram utilizados para avaliar a motivação situacional dos participantes. Foi utilizado a Correlação de Spearman para avaliar a interações entre as dimensões da Escala de Motivação Situacional. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer consubstanciado nº 7.080.533 em 16 de setembro de 2024, CAAE: 81497124.4.0000.5537, ReBEC: RBR-5mwfczh. RESULTADOS: A intervenção produziu melhorias significativas na qualidade das prescrições de medicamentos emitidas, com efeitos significativos imediatamente após o treinamento e sustentados ao longo do tempo. Apesar de uma leve redução no indicador entre o pós-teste imediato e os 15 e 45 dias, os resultados permaneceram estáveis após o 15º dia, indicando a durabilidade dos efeitos da intervenção. Quanto aos resultados para motivação situacional, a intervenção teve um efeito na motivação global com maior consistência na percepção de motivação situacional entre os participantes, porém o efeito global da intervenção variou entre os participantes, evidenciando um impacto positivo, embora não uniforme, na motivação situacional global. Referente às dimensões da Escala de Motivação situacional, a intervenção fortaleceu a motivação intrínseca, reduziu a dependência da regulação externa e evidenciou a complementaridade das dimensões motivacionais no processo de mudança. CONCLUSÃO: A aplicação do referido método de ensino baseado na aprendizagem por pares favorece o desenvolvimento de competências específicas e práticas avançadas, ampliando a atuação dos enfermeiros. Além disso, o estudo oferece subsídios para o aprimoramento dos currículos acadêmicos, incentivando o uso desse método ativo de ensino que pode ser adotado em diferentes contextos, alinhando-se às diretrizes internacionais e fortalecendo a saúde pública com práticas seguras e baseadas em evidências.
  • Dissertação
    Assédio moral com trabalhadores de enfermagem na contemporaneidade: uma questão de gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-22) Silva, Vera Lúcia Morais da; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; http://lattes.cnpq.br/5324680399785287; Martins, Quenia Camille Soares; Araújo, Anne Karoline Candido
    A história da enfermagem trás contribuição para a compreensão de suas raízes permeando a trajetória do cuidado, e assim, facilitando a compreensão sobre as características da contemporaneidade do trabalho. Portanto, esse olhar para a história remete ao papel sociocultural dessa categoria, que é formado por sua maioria, por trabalhadoras (es), mantendo heranças culturais que estruturam a profissão. Desta forma, tem-se uma categoria que reproduz ações e valores igualmente inerentes ao feminino e, consequentemente, vivencia as opressões impostas à classe por uma cultura antiquada e preconceituosa, oriunda do princípio da sua formação. Com isso, observa-se aspectos de ambiente de trabalho que permeiam violências, como o assédio moral. Dessa forma, objetivou-se Analisar o assédio moral com trabalhadoras (es) de enfermagem na contemporaneidade e a questão de gênero. Trata-se de um estudo de método hipotético dedutivo, como um procedimento metodológico, quantitativo e estatístico, sendo possível o cruzamento das respostas e verificação das hipóteses. A coleta de dados ocorrerá no município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, através de entrevistas eletrônicas, via Forms, com trabalhadoras (es) de enfermagem que estão vinculadas a instituições de saúde. Para analisar os dados, foi utilizado o Software R. Na sequência, será realizada uma análise de verificação das associações entres as variáveis. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, respeitando todas as premissas éticas para estudos com seres humanos. Nos resultados, participaram do estudo ao todo 44 profissionais de saúde, sendo 22 do sexo feminino e 22 do sexo masculino. Essa amostra igualitária teve-se devido a necessidade de tentar responder à questão norteadora da pesquisa. Nesta pesquisa a amostra foi intencionalmente realizada com o intuito da quantidade de respostas serem iguais entre os homens e mulheres, para tentar compreender o assédio moral entre os gêneros. Foi analisado as associações entre idade, tempo de serviço, quem são os assediadores na contemporaneidade, percepção sobre o assédio moral e o gênero que mais sofre esta violência. Na discussão, foi observado que trabalhadoras jovens, com pouca experiência e recem contratada, são as que mais sofrem o assédio moral. Outra percepção, foi sobre os assediadores, que na contemporaneidade ainda o mais comum é o assédio vertical descendente. Outro ponto, existe uma possibilidade hipotética que pelas associações da pesquisa, o assédio moral, na enfermagem, pode estar ligado ao gênero. Conclui-se que possuem fragilidades para compreender e identificar as características do que é ou não assédio moral, passando muitas vezes despercebido, no dia a dia dos serviços, dificultando assim a fidedignidade da pesquisa, ainda fica confirmado que a cultura em que a enfermagem é poutada na hierarquia e submissão. Essa realidade e outros achados na pesquisa, colabora com a hipotese que o assédio moral na enfermagem está associado ao gênero.
  • Dissertação
    Fatores de risco associados às infecções relacionadas à assistência à saúde em Unidades de Terapia Intensiva Adulto: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Nascimento, Rafaela Cavalcanti de Albuquerque; Feijão, Alexsandra Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-8686-9502; http://lattes.cnpq.br/8649283681727209; http://lattes.cnpq.br/4988438485298037; Dantas, Rodrigo Assis Neves; https://orcid.org/0000-0002-9309-2092; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041; Silva, Bárbara Coeli Oliveira da
    Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde como um problema de ampla magnitude mundial e consistem em um grave problema de saúde pública, podendo ser ocasionadas por diversos fatores de risco, que variam de acordo com o contexto hospitalar, perfil dos pacientes e práticas de assistência à saúde adotadas. Nessa perspectiva, o presente estudo objetiva mapear os fatores de risco associados às infecções relacionadas à assistência à saúde em pessoas em internação em unidades de terapia intensiva adulto. Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida dentro das recomendações do Joanna Briggs Institute e PRISMA- SCR (DOI 10.17605/OSF.IO/MYEJS) desenvolvida em cinco etapas: 1) identificação da questão de pesquisa; 2) identificação de estudos relevantes; 3) seleção dos estudos; 4) extração de dados, separação, sumarização e relatório de resultados e 5) comunicação dos resultados. Aplicou-se a mnemônica Participante, Conceito e Contexto para construir a questão de pesquisa, em que Participante corresponde a “Pessoas em internação hospitalar”, Conceito “Fatores de risco para infecções relacionadas à assistência à saúde” e o Contexto “UTI Adulto”, e teve como questão norteadora: “Quais os fatores de risco ao desenvolvimento de IRAS em adultos internadas em unidades de terapia intensiva?”. A busca foi realizada em onze bases de dados. Foram encontrados 6989 estudos, incluído 109 deles. Foram obtidas 59 variáveis que podem ser avaliadas como fatores preditores para IRAS, sendo elas: idade (40,3%), sexo (44%), tabagismo (4,5%) e etilismo (2,7%), câncer (6,4%), diabetes mellitus (12,84%), doença obstrutiva crônica (8,25%), doenças renais (9,17%), doença isquêmica do coração (2,75%), hipertensão arterial sistêmica (4,58%), HIV-aids (1,83%), infecções prévias (4,58%), insuficiência hepática (1,83%), e obesidade (4,58%), antibióticos (14,6%), corticosteroides (2,75%) e terapia imunossupressora (4,5%), síndromes respiratórias (4,58%), trauma (13,76%), coma (11%), sedação (6,42%), Acute Physiology and Chronic Health Evalution (2%), Simplified Acute Physiology Score (4,58%), nutrição: enteral (6,42%), parenteral (8,25%), desnutrição (1,3%), intubação (12,84%), reintubação (4,58%), traqueostomia (16,51%), realizar algum procedimento (1,83%), antiácidos (4,58%), antibioticoterapia (4,5%), drogas vasoativas (1,83%), hemoterapia (3,66%), admissão noturna (0,91%), dimensionamento da equipe (2,75%), tempo de permanência na UTI (33%), tipo de internação (em UTI) (3,66%), técnicas assépticas (2,75%) e transporte extra-hospitalar (0,91%), cateter venoso central (11%) e o tempo de uso (7,3%), cateter venoso periférico (1,8%), cateter urinário (15,59%) e o tempo de uso (4,58%), dreno (1,83%), tubo endotraqueal (11%), ventilador mecânico (33%) e o tempo de uso (13,7%), CD4 (1,83%), hipoalbuminemia (0,91%), leucocitose (0,91%), neutropenia (2,75%), Broncoscopia (1,83%) e cistoscopia (0,91%). O desenvolvimento deste estudo culminou em mapear a situação de risco sociodemográfica que o paciente se encontra para o desenvolvimento de IRAS, além das condições médicas na admissão, e dos cuidados durante internação que podem influências no risco aumentado de desenvolver estas infecções.
  • Dissertação
    Aplicação do brinquedo terapêutico instrucional sobre o cateterismo vesical em crianças hospitalizadas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Medeiros, Katarine Florêncio de; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; http://lattes.cnpq.br/7556473431100732; Maia, Edmara Bazoni Soares; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de
    Dentre as intervenções lúdicas propostas para a criança em realidade de internação hospitalar, destaca-se o Brinquedo Terapêutico, que pode ser classificado em três tipos: dramático; capacitador de funções fisiológicas e instrucional. O Brinquedo Terapêutico Instrucional tem como intuito esclarecer e treinar a criança/família sobre a hospitalização e a terapêutica nela envolvida. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa por meio de estudos de casos múltiplos, sustentado nas contribuições de Winnicott, com o objetivo de compreender o significado atribuído pela criança hospitalizada sobre a participação de uma sessão de brinquedo terapêutico instrucional no preparo para o cateterismo vesical. Participaram dez crianças hospitalizadas em um hospital universitário de uma capital nordestina no período de outubro a novembro de 2023. A coleta de dados ocorreu em três fases: 1) coleta de dados no prontuário; 2) Intervenção com o Brinquedo Terapêutico Instrucional e 3) entrevista semiestruturada com a criança. A segunda e terceira fases foram gravadas em vídeo e áudio por meio de mídia eletrônica e transcritas na íntegra. Utilizou-se o diário de campo para registro das observações relacionadas a comunicação não verbal durante a aplicação do brinquedo terapêutico e da entrevista. O critério utilizado para a interrupção da coleta foi o de saturação teórica dos dados. Os dados foram analisados com base na análise temática indutiva com o suporte do referencial teórico de Winnicott, resultando na identificação de três temas: Ter controle sobre a realidade; Percepções relacionadas ao BT instrucional; Cateterismo vesical na ótica das crianças hospitalizadas. O estudo atendeu as prerrogativas éticas exigidas pela Resolução de nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde e suas complementares, sendo aprovado pelo parecer nº. 6.417.881 e CAAE 71444523.0.0000.5537, emitidos pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para as crianças o brinquedo terapêutico permite ter controle sobre a realidade ao lhe instituir poderes de oprimir, de decidir o que fazer e desejar ser, estar ou ter algo para si. Ao reavivar experiências anteriores tiveram a possibilidade de dramatizar suas experiências e recontar suas histórias relacionadas as hospitalizações passadas e atual em busca de processá-las e ressignificá-las para descoberta do eu da criança, com a finalidade de, por meio da criatividade, lidar melhor com a situação. Identificou-se que elas percebem o brinquedo terapêutico como uma atividade prazerosa, por possibilitar adentrar no imaginário e brincar, mas também despertou sentimentos paradoxos e/ou negativos ao reavivar memórias de experiências passadas. Para algumas crianças, o cateterismo vesical significou cura e cuidado e, por se tratar de um procedimento invasivo, foi associado à dor. Para outras, ao contatar sua realidade interna, o brinquedo terapêutico causou desordens internas e aflorou sentimentos perturbadores, que ocasionou fuga da realidade. Embora a sessão tivesse a finalidade de instruir as crianças sobre o cateterismo vesical, converteu-se em brinquedo terapêutico dramático quando propiciou espaço para a criatividade, adentrando ao universo infantil, recontar suas vivências e expressar emoções e percepções relacionadas não só ao cateterismo, mas a outros procedimentos experienciados durante as hospitalizações.
  • Dissertação
    Terapia infusional convencional e hipodermóclise em pacientes paliativos: comparação entre hospital geral e oncológico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-23) Araújo, Dayara Ainne de Sousa; Martins, Quenia Camille Soares; http://lattes.cnpq.br/5126798976942401; https://orcid.org/0000-0002-0593-2443; http://lattes.cnpq.br/6730001675564268; Lima Neto, Alcides Viana de; http://lattes.cnpq.br/1755493864013345; Azevedo, Isabelle Campos de; Araújo, Jéssica Naiara de Medeiros
    O estudo tem como objetivo comparar as características clínicas e terapêuticas de pacientes oncológicos, em cuidados paliativos submetidos à terapia convencional e a hipodermóclise internados em hospital geral e hospital oncológico. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo coorte prospetiva, que se desenvolveu em dois serviços de referência em oncologia com atendimentos exclusivos do Sistema Único de Saúde no estado do Rio Grande do Norte. A população do estudo foi constituída pelos pacientes oncológicos em cuidados paliativos que estiveram em internação hospitalar. Dessa forma, para calcular a amostra dessa pesquisa, evidenciou-se um poder de 80% e um nível de significância de 0,05. Assim a amostra global foi de 84 participantes. Foram incluídos nessa pesquisa pacientes oncológicos admitidos em internações nos hospitais que apresentaram condutas de cuidado paliativo ou que estavam fora de possibilidade terapêutica. Excluíram-se os participantes cujo próprio paciente e/ou acompanhante não tivessem conhecimento sobre a conduta de cuidados paliativos. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento com dados sociodemográficos e clínicos, além do algoritmo de elegibilidade de hipodermóclise, a Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton e a Palliative Performance Scale. Os dados foram coletados de setembro de 2023 a janeiro de 2024, e analisados mediante o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences versão 22.0. Foram realizados testes estatísticos para análise dos dados, com nível de significância adotado de 0,05. O estudo obteve o parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Hospital Universitário Onofre Lopes e da Liga Norte Riograndense contra o Câncer. Diante os dados, observou-se que o perfil sociodemográfico dos pacientes nos dois hospitais prevaleceu mulheres com idade mediana de 60-63 anos, baixo nível de escolaridade e renda. Ainda, os pacientes em sua maioria residiam no interior do estado. O perfil clínico apresentou prevalência de pacientes com câncer em localização primária no trato gastrointestinal. O tempo médio de dias de internação foi de seis dias no hospital geral e quatro no hospital especializado. Os principais sintomas registrados na escala de Edmonton durante a internação foram sonolência (α=0,019), inapetência (α<0,001) e dor (α=0,004). Com isso, os pacientes apresentaram baixa performance funcional, evidenciando prevalência de desfecho hospitalar de óbito. Para caracterizar o perfil infusional, o tempo de permanência do cateter venoso periférico apresentou mediana de um dia, o cateter venoso central apontou mediana de 15 dias, e a hipodermóclise mediana de 1,5 dias. Desse modo, em relação a sua adequação, em ambos os hospitais o cateter venoso central e hipodermóclise mostraram-se adequados, no entanto o cateter venoso periférico prevaleceu adequando apenas no hospital especializado. Em relação ao uso da hipodermóclise, prevaleceram pacientes elegíveis de acordo com o algoritmo (13,6%- 86,4%). Com isso, o estudo evidenciou que o percurso de internação dos pacientes está relacionado a terapia infusional convencional, por sua prevalência na via periférica. Desse modo, os pacientes estão expostos a múltiplas punções, que acarretou alterações e predispões a possíveis eventos adversos, o que poderia ser evitado com o uso de dispositivos relacionados ao cuidado paliativo, como a hipodermóclise.
  • Dissertação
    Tecnologia cuidativo-educacional voltada para comportamento de saúde propenso a risco, estilo de vida sedentário e sobrepeso em universitários
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Gomes, Camila Sayonara Tavares; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; https://orcid.org/0000-0003-0569-5027; http://lattes.cnpq.br/1485293688968753; https://orcid.org/0000-0002-7255-960X; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; http://lattes.cnpq.br/9652590147927235; Dantas, Dandara Nayara Azevedo; Guedes, Nirla Gomes; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos
    Os diagnósticos de enfermagem Comportamento de saúde propenso a risco, Estilo de vida sedentário e Sobrepeso são frequentes em universitários, tendo em vista as transições vivenciadas e a fragilidade em seus cuidados de saúde durante o período da graduação. Nesse contexto, o enfermeiro pode intervir por meio das tecnologias cuidativo-educacionais voltadas para a promoção da saúde. Entretanto, existem poucas tecnologias disponíveis para esse público. Assim, o presente estudo objetivou: validar o conteúdo e analisar a contribuição de uma tecnologia cuidativo-educacional voltada para os diagnósticos de enfermagem Comportamento de saúde propenso a risco, Estilo de vida sedentário e Sobrepeso para o conhecimento de estudantes universitários. Trata-se de um estudo metodológico, realizado em duas etapas. A primeira etapa consistiu na construção e validação de conteúdo da tecnologia cuidativo-educacional e do questionário de múltipla escolha, aplicado no pré-teste e pós-teste. A construção da tecnologia foi subsidiada pela literatura científica e a experiência dos pesquisadores envolvidos. No processo de validação de conteúdo, foi realizado um grupo focal com nove juízes, sendo consideradas as opiniões frequentemente expressas e o consenso final. A segunda etapa do estudo correspondeu à aplicação e avaliação da tecnologia cuidativo-educacional, por meio de um estudo experimental. Os graduandos de enfermagem foram divididos em grupo intervenção e controle. O grupo intervenção foi submetido à referida tecnologia e o grupo controle à palestra no formato de aula expositiva dialogada. Ambos os grupos responderam os pré e pós-testes. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o número de parecer 5.917.687. A tecnologia desenvolvida, denominada “Oficina sobre cuidados em saúde”, foi dividida em quatro eixos temáticos, com 35 minutos de execução em cada eixo, e vinte minutos de aplicação do pré e pós-teste. Os eixos temáticos foram direcionados à promoção da saúde, envolvendo conteúdos sobre alimentação saudável, sedentarismo, uso de substâncias lícitas e ilícitas, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, gestão do tempo, estresse e sono de qualidade. Na análise pelo grupo focal, houve consenso final entre os juízes, sendo realizadas adequações no conteúdo da referida tecnologia e no questionário. Na etapa do experimento, identificou-se que a tecnologia cuidativoeducacional não apresentou eficácia na melhoria do conhecimento dos estudantes sobre a promoção da saúde, quando comparados o pré-teste (p=0,506) e o pós-teste (p=0,271) dos grupos intervenção e controle. Entretanto, quando foram analisados os acertos das questões no pré e pós-testes dos grupos, observou-se um aumento de acertos nas questões do grupo experimental quando comparado ao controle. Concluise que a tecnologia cuidativo-educacional desenvolvida e validada não foi eficaz quando comparados os testes antes e depois dos grupos intervenção e controle, entretanto, a média de acerto dos estudantes no grupo intervenção foi maior. Assim, espera-se que a presente tecnologia possa ser replicada em outros estudos com um número maior de estudantes universitários, principalmente os da área da saúde.
  • Dissertação
    A (re)construção da identidade profissional de enfermeiras migrantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Carneiro, Shayanna Mickaela Duque; Oliveira, Jonas Sâmi Albuquerque de; https://orcid.org/0000-0003-0303-409X; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; https://orcid.org/0000-0002-1807-4345; http://lattes.cnpq.br/1984708294972835; Filho, João Bosco; Silva, Marcelo Mauricio da; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576
    A migração de enfermeiras configura-se um fenômeno importante com implicações variadas, tanto para os locais de origem como para os de destino. Fatores individuais, sociais e profissionais influenciam na decisão pela migração dessas trabalhadoras e as experiências vivenciadas por elas refletem diretamente na construção de suas identidades pessoais e profissionais. Como objetivo, o estudo analisou a decisão das enfermeiras que apresentam vínculo empregatício em uma instituição pública hospitalar de ensino migrarem para outra instituição nas regiões do Brasil. Trata-se de um estudo analítico, com abordagem qualitativa, mediada pela História Oral Temática. Foram convidadas a participar do estudo enfermeiras lotadas em quatro hospitais universitários geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares que migraram destas unidades tanto quanto do caminho inverso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e sua análise através das categorias resultantes do diálogo entre os autores estudados no referencial teórico, sobre a temática. A pesquisa teve aprovação do Comitê de ética e Pesquisa da UFRN com o Parecer de número 6.278.154 e CAAE 70566623.5.0000.5537. Foram realizadas treze entrevistas respeitando a disponibilidade e preferência das mesmas quanto ao formato. Sendo assim, foram onze entrevistas presenciais e duas por meio da plataforma Google Meet. Houve uma predominância de colaboradoras do sexo feminino, com idade entre 32 e 48 anos. Quanto à titulação acadêmica, todas informaram possuir no mínimo duas pós-graduações Lato Sensu e apenas três informaram pós-graduação Stricto Sensu a nível Mestrado. A crise inicial na inserção do mercado de trabalho de uma sociedade capitalista com as suas frustrações do desemprego, vínculos precários em cooperativas e a falta de reconhecimento perante a sociedade, estimulou a busca pela qualificação profissional como meio de saída daquela realidade. Essa qualificação, a todo instante estava regada de expectativas pela mudança daquele meio ao qual estavam inseridas, na qual influenciou para a decisão da primeira migração de onze das treze colaboradoras do estudo. Entretanto, o amadurecimento pessoal e profissional após suas experiências migratórias promoveu uma nova crise identitária: a busca da identidade para si. As enfermeiras do estudo não queriam apenas a identidade social, mas também o prazer do pertencimento e assim, das onze colaboradoras que migraram a primeira vez para distante de seus estados oito decidiram migrar mais uma vez para próximo de sua essência, promovendo a (re) construção de suas identidades profissionais com um novo começo, novos ambientes, novas amizades e novos processos de trabalho. Constatou-se na pesquisa que a identidade profissional é mutável, ligada diretamente a identidade individual e que ao encontrarem seu novo pertencimento, através de suas escolhas e não apenas por uma questão econômica, as colaboradoras desenvolvem suas atividades laborais com satisfação e prazer. Como enfermeiras, isso reflete diretamente não só em suas carreiras profissionais, mas também em suas vidas pessoais e de toda a sociedade que depende de seus cuidados em saúde.