CERES - TCC - Ciências Contábeis

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    Análise econômico-financeira dos Clubes Saf no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Silva, Joao Victor Medeiros da; Schwarz, Lucas Allan Diniz; https://orcid.org/0000-0003-3854-513X; http://lattes.cnpq.br/3885581386647590; Nascimento Neto, Antônio Martins do; Lopes, Sócrates Dantas; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907
    Este estudo desenvolveu uma análise econômico-financeira de Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs) que disputaram as séries A e B do campeonato brasileiro durante o ano de 2023. A transição de estruturas associativas tradicionais para o modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF), regida pela Lei nº 14.193/2021, visa promover a gestão profissional, atrair investimento privado e combater o endividamento generalizado no futebol brasileiro. Utilizando uma abordagem metodológica descritiva com análise de dados quantitativos, a pesquisa examinou as demonstrações financeiras de 10 clubes SAF referentes a 2023. O objetivo principal é comparar seu desempenho econômico através de índices chave de liquidez (Corrente, Geral, Imediata) e rentabilidade (Retorno sobre o Ativo - ROA, Retorno sobre o Patrimônio Líquido - ROE). Os resultados revelam um cenário financeiro misto entre os clubes analisados. Embora o modelo SAF ofereça um caminho para a recuperação financeira e a modernização, muitos clubes ainda enfrentam desafios significativos de liquidez, especialmente no curto prazo, indicando potenciais dificuldades para honrar obrigações imediatas. A análise destaca que um número substancial de clubes apresentou índices de liquidez preocupantemente baixos, embora alguns, como o Cuiabá, demonstraram saúde financeira robusta nesses indicadores. A tendência geral sugere que, enquanto o modelo SAF introduz mecanismos cruciais para melhoria financeira, sua implementação inicial mostra graus variados de sucesso em relação à estabilidade financeira e eficiência operacional. Esta pesquisa contribui para uma melhor compreensão das primeiras implicações econômicas do modelo SAF no futebol brasileiro, ressaltando a contínua necessidade de uma gestão financeira aprimorada e investimento estratégico sob essa nova estrutura.
  • TCC
    Desafios da contabilidade brasileira no início do século XXI
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Silva, Adely Alves da; Queiroz, Luziana Maria Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9737885597800109; http://lattes.cnpq.br/8385138698205668; Araujo, Salmo Batista de; http://lattes.cnpq.br/5114901691435638; Freitas, Susane de Queiroz Vale; http://lattes.cnpq.br/2020009565331510
    Esse estudo tem como objetivo evidenciar, porque o avanço tecnológico trouxe como consequência, tantos desafios para os profissionais da contabilidade no início do século XXI. Diante do aumento e desenvolvimento das profissões e do crescimento acelerado da globalização impulsionada pelo avanço tecnológico, buscou-se investigar quais os desafios que o profissional da área da contabilidade enfrenta após a modernização tecnológica. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa quantitativa com ênfase no questionário e a pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva e explicativa, por meio do estudo de caso e estudo bibliográfico. A pesquisa foi realizada com profissionais da área da contabilidade dos escritórios da cidade de Jucurutu/RN. Para enfatizar o caráter científico e o comprometimento com as informações evidenciadas, dialogou-se com autores de artigos, revistas e periódicos, como também, com as leis e normas vigentes acerca do tema abordado. Com enfoque sobre a modernização dos sistemas contábeis, a tecnologia como ferramenta de trabalho e algumas das mudanças que impactaram diretamente o trabalho do profissional contábil em meio a modernização no contexto de uma economia cada vez mais globalizada. A avaliação dos resultados alcançados deixou claro que, são inúmeros os desafios da contabilidade nessas primeiras duas décadas, desde o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas, o uso da Inteligência Artificial como instrumento no dia a dia, mudanças nas normas vigentes, novos programas desenvolvidos, pandemia e não menos importante, o aumento da concorrência, juntamente com a aceleração do mercado globalizado.
  • TCC
    A influência dos critérios ESG no desempenho financeiro e na imagem corporativa: um estudo de caso da empresa Engie Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Luciano, Rayane Elise Loureiro; Queiroz, Luziana Maria Nunes de; Araujo, Salmo Batista de; Freitas, Susane de Queiroz Vale
    A pesquisa analisa a influência da adoção de critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) no desempenho financeiro e na imagem corporativa da Engie Brasil, empresa do setor de energia listada na B3. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de revisão bibliográfica, que investiga os impactos das práticas ESG e a atratividade para investidores. Foram analisados artigos acadêmicos, relatórios de sustentabilidade e dados do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3). Os resultados indicam que a adoção de políticas ESG fortalece a transparência, impulsiona a inovação e melhora o relacionamento com os stakeholders. Em 2023, a Engie Brasil alcançou avanços nas dimensões ESG, consolidando-se como referência em sustentabilidade. Conclui-se que a incorporação de critérios ESG não apenas melhorou a confiança da empresa, mas também se revelou um diferencial competitivo no mercado financeiro.
  • TCC
    Gestão de uma entidade do terceiro setor durante a pandemia: um estudo de caso no município de Caicó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-22) Santos, Sirlei Felix dos; Queiroz, Luziana Maria Nunes de; Nascimento Neto, Antonio Martins do; Freitas, Susane de Queiroz Vale
    O presente estudo foi realizado em uma instituição do terceiro setor da cidade de Caicó/RN, denominada Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, com o objetivo de analisar como ocorreu a gestão no período da pandemia e abordar as ações que foram realizadas para tentar minimizar os impactos na prestação dos serviços. Metodologicamente, a pesquisa foi descritiva, acompanhada de uma visita técnica à instituição, um estudo de caso foi feito a fim de conhecer o trabalho realizado, como também foi feita uma entrevista de maneira não estruturada, além disso, foi aplicado um questionário, através do Google Forms que foi respondido pela assistente social responsável. Diante dos resultados observados, identificou-se que uma das principais dificuldades enfrentadas pela gestão foi a questão do distanciamento social, uma vez que acarretou grandes mudanças no formato de atendimento que passaram a ser de forma remota. Não obstante, a APAE não sofreu grandes impactos neste cenário atípico, pois adotou estratégias empreendedoras, consecutivamente, desenvolveu uma nova remodelação na forma como os serviços eram oferecidos e adotou mecanismos para dispor de mais recursos com o propósito de continuidade no mercado.
  • TCC
    Análise de demonstrações contábeis e sua importância para a gestão empresarial: um estudo de caso acerca da empresa Saraiva S.A. Livreiros Editores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-18) Oliveira, Yuri Mendes de; Lopes, Sócrates Dantas; Queroz, Luziana Maria Nunes de; Valentim, Maria do Socorro
    O presente estudo tem como finalidade apresentar um diagnóstico econômico-financeiro da empresa Saraiva S.A. Livreiros Editores, uma das principais redes de livrarias e editoras do Brasil, com uma longa trajetória no mercado de livros e produtos culturais. Esse estudo utiliza técnicas de análise das demonstrações contábeis em dados e informações obtidos das demonstrações financeiras da empresa, quais sejam: Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (referentes ao período de 2010 a 2012). Técnicas como análises vertical e horizontal, índices de liquidez e endividamento, dentre outros, também serão exploradas a fim de demonstrar a situação econômico-financeira da empresa. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta monografia foi explicativa, quantitativa e qualitativa, utilizando-se de pesquisas bibliográfica e documental para conduzir um estudo de caso sobre a situação da empresa Saraiva S.A. Livreiros Editores partindo de suas demonstrações contábeis. A interpretação dos indicadores financeiros deste estudo contribuiu para achados específicos sobre a empresa e permitiu um diagnóstico em conformidade com uma situação razoável, apresentando índices de liquidez relativamente satisfatórios, apesar de índices de endividamento não tão satisfatórios, seja em razão do quantitativo de capital de terceiros utilizados pela empresa, seja em razão da composição de endividamento verificados através das técnicas de análise utilizadas. As informações apuradas demonstram que a empresa em estudo possui dívidas de curto prazo superiores as de longo prazo, mas em contrapartida seu capital próprio é maior do que suas obrigações com terceiros. Em relação às análises de solvência, houve considerável divergência de resultados entre os diferentes métodos que foram utilizados: em um dos modelos a empresa foi caracterizada como insolvente em dois dos três anos analisados, enquanto noutro modelo a companhia apresentou situação de solvência em todos os períodos. Em relação aos índices de rentabilidade da companhia, esses se encontram positivos e relativamente satisfatórios. Nesse contexto, ao final deste estudo, um parecer foi elaborado, no qual sugestões foram pontuadas para auxiliar os gestores da empresa a fim de aprimorar seu desempenho organizacional.
  • TCC
    Mecanismos de viabilidade econômica da bovinocultura no Seridó Potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Fernandes Neto, José de Anchiêta; Penha, Roberto Silva da; https://orcid.org/0000-0002-7159-6310; http://lattes.cnpq.br/1009891912662763; Nascimento Neto, Antônio Martins do; https://orcid.org/0000-0002-9767-1593; http://lattes.cnpq.br/5562598330526647; Lopes, Sócrates Dantas; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907
    O trabalho em questão procura, através de uma análise quantitativa e qualitativa, expor a viabilidade econômica da bovinocultura da região Seridó do Rio Grande do Norte e como esta pode ser alcançada, uma vez que tal atividade é de suma importância local devido ao reconhecimento nacional da carne e do queijo produzidos. Esses, produtos diretos da bovinocultura e de que maneiras esta atividade econômica pode ser adequada tornado excelente a relação socioeconômica dos envolvidos, estudando conceitos existentes e outros com possível adesão e após aplicação de um questionário socioeconômico, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças foram evidenciadas, a necessidade em priorizar uma nutrição eficiente, mensuração e ajustes técnicos, planejamento estratégico mercadológico ao se combinar a estrutura e experiência existentes são os caminhos adequados a atividade. Após observar a realidade local foi possível comprovar a existência de uma percepção presente nos pecuaristas locais, quanto a atenção a nutrição e ao tipo de animal, pode ser consequência de uma seleção mercadológica onde quem não estava se adaptando saiu da bovinocultura, mas ficou em evidência a falta de um apoio mais expressivo governamental e de instituições que poderiam desenvolver mais eficiência ao setor, técnicas hoje já consideradas simples em outras regiões são pouco difundidas no Seridó, por falta de conhecimento ou condições de financiamento, tecnologias como piquetes de pastejo rotacionado, inseminação artificial e ordenha mecânica são raros
  • TCC
    Diferencial de alíquota no simples nacional: um estudo de caso sobre o impacto financeiro das compras interestaduais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Silva, Flaviany Eloiza Messias da.; Lopes, Sócrates Dantas.; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907; Nascimento Neto, Antônio Martins do; https://orcid.org/0000-0002-9767-1593; http://lattes.cnpq.br/5562598330526647; Lima, Ana Lúcia Candeia de; https://orcid.org/0009-0009-8291-9371; http://lattes.cnpq.br/6645621389901499
    O propósito deste estudo é examinar o efeito financeiro do Diferencial de Alíquota do ICMS (ICMS-DIFAL) em uma empresa comercial enquadrada no Simples Nacional que faz compras interestaduais. Para tal, foi conduzido um estudo de caso de natureza quantitativa e exploratória, empregando informações contábeis e fiscais da companhia no intervalo de janeiro a dezembro de 2023. A pesquisa explica os cálculos do ICMS-DIFAL, compara sua aplicação ao custo dos produtos vendidos, ao total de impostos e ao lucro líquido da companhia. Os resultados indicam que o ICMS-DIFAL representa um acréscimo significativo nos custos operacionais da empresa, impactando diretamente sua rentabilidade e fluxo de caixa. Assim, a pesquisa destaca a importância de um planejamento fiscal eficaz para reduzir os impactos do ICMS-DIFAL e aprimorar a administração financeira das empresas
  • TCC
    Business Process Outsourcing (BPO): ferramenta estratégica para escritório contábil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Souza, Viviane Kelle de Araújo; Lopes, Socrates; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907; http://lattes.cnpq.br/8847058788982680; Silva, Clara Monise; https://orcid.org/0000-0001-6278-1031; http://lattes.cnpq.br/5096894864482537; Schwarz, Lucas Allan Diniz; https://orcid.org/0000-0003-3854-513X; http://lattes.cnpq.br/3885581386647590
    O presente trabalho tem o objetivo de investigar a utilização do BPO financeiro como ferramenta estratégica para escritórios contábeis, examinando de forma abrangente os desafios e oportunidades associados à sua adoção e implantação, as principais vantagens e desvantagens do BPO financeiro em escritórios contábeis. A pesquisa aborda os desafios e oportunidades dessa ferramenta, com foco na modernização dos serviços contábeis e na melhoria da competitividade para os escritórios que utilizam. Baseando-se em um estudo qualitativo, com revisão bibliográfica e entrevistas com gestores de escritórios contábeis, o estudo identifica os principais benefícios do BPO financeiro, como a redução de custos, a melhoria na eficiência operacional e o suporte à tomada de decisões estratégicas. Além disso, destaca os desafios enfrentados durante sua implantação, como a adaptação de processos e a conscientização dos clientes. O trabalho conclui que o BPO financeiro é uma solução eficaz para diversificar serviços, agregar valor ao cliente e fortalecer a posição dos escritórios contábeis em um mercado altamente competitivo
  • TCC
    Análise comparativa dos fundos imobiliários de lajes corporativas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Medeiros, Tácito Araújo de; Penha, Roberto Silva da; https://orcid.org/0000-0002-7159-6310; http://lattes.cnpq.br/1009891912662763; http://lattes.cnpq.br/8315783534200331; Nascimento Neto, Antônio Martins do; https://orcid.org/0000-0002-9767-1593; http://lattes.cnpq.br/5562598330526647; Lopes, Sócrates Dantas; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907
    O mercado de capitais enfrentou grandes desafios que geraram uma instabilidade econômica global e incertezas com a crise da saúde pública. Em 2020, quando a pandemia se espalhava globalmente, o mercado financeiro passou por uma forte queda. Este trabalho verifica através de dados coletados como a pandemia afetou os FIIs de lajes corporativas, mostrando como uma pandemia pode mudar a forma de trabalho em escritórios, e consequentemente, como isso afeta negativamente esse segmento. Devido ao isolamento social, houve um aumento significativo na utilização de plataformas digitais, tanto para os estudantes não atrasarem seus cursos, quanto para os trabalhadores, que ficaram em home office, gerando desocupações nos escritórios ou renegociando valores de aluguéis. Nisso, os FIIs de lajes corporativas sofreram diretamente as consequências, como mostram os dados fornecidos pelas próprias gestoras através de relatórios que são emitidos mensalmente relação aos seus desempenhos. E para saber quais foram essas consequências, foi observado os dados fornecidos pelas próprias gestoras de cada fundo, fazendo uma análise desses dados para chegar nos resultados, que foram aumento da vacância, diminuição da distribuição de dividendos e queda no valor das cotas, indicam o impacto sofrido diretamente pela crise, resultando em desvalorização dos FIIs desse segmento. Uma limitação do estudo é o número reduzido de FIIs analisados, visto que muitos ainda não existiam a partir de 2018 e outros possuíam apenas um imóvel ou um inquilino, sendo então deixados de fora da análise
  • TCC
    O impacto do planejamento tributário em uma empresa do setor de laticínios no Seridó Potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Medeiros, Rony Cleiton de; Penha, Roberto Silva da; https://orcid.org/0000-0002-7159-6310; http://lattes.cnpq.br/1009891912662763; http://lattes.cnpq.br/0492648351407009; Lopes, Sócrates Dantas; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907; Nascimento Neto, Antônio Martins do; https://orcid.org/0000-0002-9767-1593; http://lattes.cnpq.br/5562598330526647
    Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do planejamento tributário para uma empresa do setor de laticínios no Seridó Potiguar, considerando seu impacto na sustentabilidade financeira e na eficiência da gestão tributária. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica e documental, além de uma entrevista semiestruturada realizada com uma empresária do setor. A empresa analisada está em atividade há 15 anos e possui um faturamento médio mensal de R$ 60.000,00, atendendo principalmente supermercados e revendedores. A coleta de dados buscou identificar os principais desafios tributários enfrentados pela empresa, verificando a aplicabilidade de incentivos fiscais disponíveis na região e compreender as estratégias adotadas para a gestão tributária. Os resultados apontam que o planejamento tributário eficaz contribui significativamente para a redução de custos fiscais, representando uma economia potencial de até 15% nos custos operacionais, além de fortalecer a segurança jurídica e permitir a alocação eficiente de recursos financeiros. Além disso, destaca-se a necessidade de políticas públicas que ampliem o acesso a incentivos fiscais e a capacitação dos empresários na gestão tributária
  • TCC
    Análise comparativa a partir da implementação do IBS e CBS com a reforma tributária: estudo de caso em uma empresa EPP de comércio em Caicó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Macêdo, Patrícia Valênia Araújo; Nascimento Neto, Antônio Martins do; https://orcid.org/0000-0002-9767-1593; http://lattes.cnpq.br/5562598330526647; Lopes, Sócrates Dantas; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907; Lima, Ana Lúcia Candeia de; https://orcid.org/0009-0009-8291-9371; http://lattes.cnpq.br/6645621389901499
    A PEC n° 45/2019 trouxe um novo olhar para a discussão da reforma tributária e após 6 anos de sua apresentação, em 2025, foi sancionada a Lei Complementar N° 214, de 16 de janeiro de 2025, que regulamentou o IBS e CBS no sistema tributário brasileiro. O Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS) será implementado como um substituto ao ICMS e ISS, enquanto a Contribuição Sobre Bens e serviços (CBS) substituirá o PIS e a COFINS, embora ambos iniciem seu período de transição em 2026, o IBS só será cobrado de forma integral em 2033, enquanto o CBS iniciará em 2027. A presente pesquisa buscou realizar uma análise comparativa, aplicando as regras vigentes contra as regras da reforma tributária, comparando os regimes tributários Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real em uma empresa-caso. A metodologia aplicada foi uma abordagem descritiva, com análise documental e estudo de caso. Em relação aos resultados encontrados, constatou-se que no Simples Nacional, a empresa-caso terá um aumento de tributos com o recolhimento por fora da guia DAS com a reforma tributária. No Lucro Presumido houve um considerável aumento de carga tributária com a reforma, trazendo desvantagem para a empresa. Já no Lucro Real, houve uma diferença irrisória de alíquotas, sem causar impacto tributário negativo para a empresa-caso
  • TCC
    Sistema de informação gerencial: uma análise como ferramenta de gestão e controle em uma cooperativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Pereira, Ana Débora da Silva; Lopes, Sócrates Dantas; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907; http://lattes.cnpq.br/2756190094424465; Gorgônio, Eduardo Costa; https://orcid.org/0009-0009-7964-4987; http://lattes.cnpq.br/6933609077524740; Silva, John Pablo Cândido Dantas; https://orcid.org/0000-0002-0635-8199; http://lattes.cnpq.br/5409658179923693
    O objetivo deste estudo foi analisar a importância do Sistema de Informação Gerencial (SIG) no contexto do segmento cooperativo. A pesquisa foi realizada em uma cooperativa localizada na cidade de Parelhas/RN e se caracteriza como um estudo de caso de natureza exploratória, bibliográfica e qualitativa. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário aos gestores da cooperativa, com o intuito de avaliar a relevância do sistema gerencial utilizado, considerando a percepção dos membros da diretoria sobre a aplicação dos Princípios Globais da Contabilidade Gerencial (PGCG) na organização. Os resultados evidenciaram que a diretoria reconhece a importância do sistema gerencial, destacando que, embora este atenda às expectativas gerais, apresenta algumas limitações, como dificuldades na integração de informações de diferentes setores, falta de adequação do sistema às necessidades específicas da cooperativa agropecuária e problemas de comunicação interna. Além disso, observou- se que os Princípios Globais da Contabilidade Gerencial (PGCG) são aplicados de forma satisfatória, tanto por meio de softwares de gestão financeira quanto por planilhas manuais e consultoria contábil externa. A pesquisa contribui significativamente ao explorar a aplicação desses princípios em cooperativas agropecuárias, apontando que os artefatos gerenciais promovem um controle mais eficiente dos recursos financeiros e operacionais, além de garantir maior transparência na prestação de contas
  • TCC
    Voo turbulento: uma análise econômico-financeira das empresas aéreas brasileiras listadas na [B]3 – antes, durante e pós pandemia do Sars-COV-2
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Oliveira Júnior, Paulo Roberto de; Lopes, Socrátes Dantas; Silva, John Pablo Cândido Dantas; https://orcid.org/0000-0002-0635-8199; http://lattes.cnpq.br/5409658179923693; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907; http://lattes.cnpq.br/8827937674596278; Gorgônio, Eduardo Costa; https://orcid.org/0009-0009-7964-4987; http://lattes.cnpq.br/6933609077524740
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos da pandemia de COVID-19 nos indicadores econômico-financeiros das empresas aéreas brasileiras Azul S.A. e Gol S.A., considerando os períodos pré-pandêmico (2018-2019), pandêmico (2020-2021) e pós- pandêmico (2022-2023). Para isso, foram utilizados dados financeiros trimestrais das demonstrações contábeis disponíveis na plataforma da B3, sendo calculados e analisados os indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, exploratória e documental, associada à aplicação de testes estatísticos como Shapiro-Wilk e Mann-Whitney para verificar a normalidade dos dados e diferenças significativas entre as duas companhias. Os resultados evidenciaram que, durante o período pandêmico, o setor de transporte aéreo enfrentou uma deterioração severa em todos os indicadores financeiros, reflexo direto das restrições de mobilidade impostas pelas medidas sanitárias. Ambas as empresas apresentaram acentuada redução nos índices de liquidez e rentabilidade, enquanto o endividamento cresceu de forma significativa, especialmente devido à reclassificação de arrendamentos pelo IFRS 16 (CPC – 06). Apesar disso, a Azul S.A. demonstrou maior adaptabilidade no período pós- pandemia, conseguindo recuperar parcialmente seus índices de rentabilidade e melhorar sua estrutura de endividamento, ao passo que a Gol S.A. continuou enfrentando desafios maiores, agravados por sua alta dependência de capital de terceiros. Os testes estatísticos confirmaram diferenças significativas no desempenho econômico-financeiro das duas companhias, indicando que estratégias gerenciais distintas resultaram em impactos financeiros heterogêneos. Além disso, a análise revelou que as empresas precisaram adotar medidas como renegociação de contratos, redução de custos operacionais e diversificação de receitas para mitigar os efeitos adversos da crise. Este estudo contribui para o entendimento dos impactos da pandemia sobre o setor aéreo brasileiro, destacando a relevância da análise econômico-financeira como ferramenta de gestão e tomada de decisão em períodos de crise. Adicionalmente, são sugeridas recomendações para pesquisas futuras, incluindo a aplicação de novos testes estatísticos, a análise de variáveis macroeconômicas e uma abordagem comparativa internacional. Os resultados obtidos oferecem subsídios importantes para gestores, investidores e formuladores de políticas públicas na busca por estratégias que promovam a recuperação e a sustentabilidade do setor aéreo em um ambiente altamente volátil e competitivo.
  • TCC
    Avaliação do nível de educação financeira e comportamento de gestão de finanças dos colaboradores em agências bancárias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-27) Nascimento, Jéssica Crislaynne Azevedo do; Lima, Ana Lúcia Candeia de; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; http://lattes.cnpq.br/6844132992290447; Queiroz, Luziana Maria Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9737885597800109; Lopes, Sócrates Dantas; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907
    Este trabalho tem como objetivo geral avaliar o nível de educação financeira e o comportamento de gestão financeira dos colaboradores em agências bancárias do município de Currais Novos - Rio Grande do Norte. Os objetivos específicos incluem mensurar o conhecimento financeiro básico, analisar os comportamentos financeiros, examinar as atitudes em relação ao planejamento financeiro e sugerir intervenções e capacitações voltadas à educação financeira. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, utilizou uma abordagem quantitativa e aplicou questionários estruturados como instrumento de coleta de dados. A amostra deste estudo foi composta por 27 colaboradores de agências bancárias. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes possui um nível moderado de educação financeira (79,16%), demonstrando conhecimentos básicos e práticas ocasionais na gestão de suas finanças. Apesar disso, o grupo apresentou dificuldades em manter disciplina no planejamento financeiro e priorizar investimentos, destacando a necessidade de maior conscientização e capacitação. Por outro lado, os respondentes demonstraram bom entendimento de conceitos fundamentais, como juros compostos e inflação, e valorizaram a importância de uma reserva de emergência para imprevistos. Por fim, o estudo reforça a importância de iniciativas de educação financeira para capacitar indivíduos e contribuir para um impacto positivo na sociedade
  • TCC
    Análise da dinâmica de execução orçamentária na Microrregião Seridó Ocidental do Rio Grande do Norte: um estudo dos exercícios fiscais de 2021 a 2023
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-27) Santos, Ricelly Lourrany Araújo; Lima, Ana Lúcia Candeia de; https://orcid.org/0009-0009-8291-9371; http://lattes.cnpq.br/6645621389901499; Nascimento Neto, Antônio Martins do; https://orcid.org/0000-0002-9767-1593; http://lattes.cnpq.br/5562598330526647; Lopes, Sócrates Dantas; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907
    Este estudo analisou a dinâmica da execução orçamentária dos sete municípios da microrregião do Seridó Ocidental, no estado do Rio Grande do Norte, durante os exercícios fiscais de 2021 a 2023. Por meio de uma abordagem descritiva e quantitativa, foram investigados aspectos como arrecadação de receitas, aplicação de recursos, gestão de despesas e manutenção do equilíbrio fiscal, utilizando dados dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREOs). A pesquisa destacou os desafios enfrentados por municípios de pequeno porte, onde a gestão eficiente dos recursos é essencial para atender às demandas locais. Resultados revelaram discrepâncias significativas entre os municípios, com Ipueira e São João do Sabugi se destacando pela eficiência fiscal, enquanto Caicó apresentou altos restos a pagar, comprometendo sua sustentabilidade financeira. Focando assim, na Receita Corrente Líquida (RCL), na Dívida Consolidada Líquida (DCL) e nos Restos a Pagar. A pesquisa destaca a importância do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a gestão eficiente dos recursos públicos. Foram analisados os principais indicadores financeiros dos municípios da região, evidenciando a relação entre arrecadação, gastos e endividamento. Os resultados demonstram a necessidade de um planejamento financeiro rigoroso para garantir equilíbrio orçamentário e a sustentabilidade fiscal. Este trabalho contribui então para a identificação de boas práticas de gestão e oferece subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes
  • TCC
    Planejamento tributário: análise comparativa dos regimes de tributação em uma empresa de comércio de alimentos para animais localizada em Acari/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Silva, Érica Araújo da; Nascimento Neto, Antonio Martins do; https://orcid.org/0000-0002-9767-1593; http://lattes.cnpq.br/5562598330526647; Lima, Ana Lucia Candeia de; https://orcid.org/0009-0009-8291-9371; http://lattes.cnpq.br/6645621389901499; Silva, Clara Monise; https://orcid.org/0000-0001-6278-1031; http://lattes.cnpq.br/5096894864482537
    A elevada carga tributária no Brasil representa um desafio significativo para as empresas, tornando o planejamento tributário uma ferramenta importante para minimizar custos fiscais e promover a sustentabilidade financeira. Este trabalho tem como objetivo analisar os regimes tributários Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, a fim de identificar aquele que apresenta a menor carga tributária para uma empresa de comércio de alimentos para animais localizada em Acari/RN. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica, explorando conceitos fundamentais do planejamento tributário, características de cada regime de tributação e os impostos aplicáveis a empresa. Em seguida, conduziu-se uma análise descritiva e quantitativa com base nos dados contábeis da empresa relativos ao ano de 2023, considerando as alíquotas e bases de cálculo de cada regime. A comparação demonstra que o regime de Lucro Presumido é a opção mais vantajosa para a empresa, evidenciando uma economia tributária significativa em comparação aos regimes do Simples Nacional e Lucro Real. Os resultados reforçam a importância de um planejamento tributário eficiente, destacando a escolha do regime mais adequado como uma estratégia para reduzir encargos fiscais de forma legal e eficaz
  • TCC
    A percepção de alunos e egressos do curso de ciências contábeis da UFRN Ceres Caicó sobre a carreira de perito contábil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-27) Souza, Vinícius Medeiros Dantas de; Penha, Roberto Silva da; https://orcid.org/0000-0002-7159-6310; Roberto Silva da Penha; Lopes, Sócrates Dantas; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907; Nascimento Neto, Antônio Martins do; https://orcid.org/0000-0002-9767-1593; http://lattes.cnpq.br/5562598330526647
    Este trabalho aborda a percepção de graduandos e egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Caicó, sobre a carreira de Perito Contábil. A pesquisa investiga como esses indivíduos veem a profissão, em um cenário onde o interesse pela área entre estudantes de contabilidade é limitado. O objetivo principal foi compreender a percepção desses públicos, analisando fatores que impactam a escolha pela carreira. Especificamente, buscou-se identificar o perfil dos participantes, o nível de conhecimento sobre a área, o interesse pela profissão, os fatores motivacionais e desmotivacionais, além de propor melhorias institucionais para incentivar a adesão à carreira de perito contábil. A justificativa do estudo reside na relevância da Perícia Contábil para o mercado e na necessidade de estimular o interesse dos estudantes, contribuindo para a valorização da profissão. A pesquisa também visa subsidiar melhorias nas estratégias de ensino e na divulgação da carreira, atendendo às demandas do mercado e às expectativas dos futuros contadores. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa e método de levantamento. O questionário estruturado, aplicado presencialmente e online através da plataforma Google Forms, obteve 47 respondentes, e analisou variáveis como perfil demográfico, formação acadêmica e fatores de escolha profissional. A análise dos dados incluiu tabelas para facilitar a interpretação dos resultados. Os resultados indicaram baixa adesão à área de perícia contábil, motivada por desconhecimento da profissão (46,8%), formação acadêmica insuficiente (34%) e ausência de atividades práticas na graduação (76,6%). Sugestões incluíram introdução precoce da disciplina, maior uso de práticas acadêmicas e parcerias com empresas juniores, como a Caju. Conclui-se que é necessário fortalecer a conexão entre teoria e prática, promover estratégias de divulgação para ampliar o interesse pela Perícia Contábil, desenvolvendo profissionais mais capacitados
  • TCC
    Determinantes da opinião dos auditores nos relatórios de auditoria dos clubes de futebol da série a do brasileirão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Santos, Tomaz Antônio Batista Alves; Barbosa, Mayara Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-4620-3415; http://lattes.cnpq.br/9293355699789455; Lima, Ana Lucia Candeia de; https://orcid.org/0009-0009-8291-9371; http://lattes.cnpq.br/6645621389901499; Nascimento Neto, Antônio Martins do; https://orcid.org/0000-0002-9767-1593; http://lattes.cnpq.br/5562598330526647
    O presente estudo teve como objetivo examinar os relatórios de auditoria no período de 2018 a 2023, inerentes aos demonstrativos financeiros dos clubes da Série A do Brasileirão, temporada 2024. O percurso metodológico do trabalho envolveu a coleta dos relatórios de auditoria dos 20 (vinte) clubes de futebol participantes do escopo da pesquisa, abrangendo o período de 2018 a 2023. Os resultados apontaram que ocorreu uma de diminuição de 50% na incidência dos relatórios com ressalvas. Além disso, o estudo evidenciou que itens relacionados ao ativo imobilizado, gastos com atletas alocados no intangível, limitações de informações sobre saldos de certas rubricas, ausência de resposta de circularização bancária e o cumprimento de condições relacionadas ao PROFUT foram os determinantes da opinião mais recorrente nos relatórios de auditoria analisados. Outro achado da pesquisa indicou que mais da metade dos relatórios de auditoria são realizados por apenas quatro empresas, demonstrando uma concentração de mercado. A pesquisa evidenciou que as perspectivas do cenário do futebol brasileiro são positivas, considerando a diminuição dos relatórios com opinião modificada. Entretanto, os determinantes da opinião encontrados assemelham-se aos dos estudos anteriores, o que pode denotar que tal problema persiste ao longo dos anos, evidenciando uma dificuldade a ser superada.
  • TCC
    Gestão do conhecimento em escritórios contábeis: uma análise com base no modelo SECI
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Bezerra, Brenda Dantas; Barbosa, Mayara Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-4620-3415; http://lattes.cnpq.br/9293355699789455; http://lattes.cnpq.br/3584344762106357; Schwarz, Lucas Allan Diniz; https://orcid.org/0000-0003-3854-513X; http://lattes.cnpq.br/3885581386647590; Lopes, Sócrates Dantas; https://orcid.org/0000-0001-9468-1238; http://lattes.cnpq.br/4511304133144907
    O estudo avaliou as práticas de gestão do conhecimento em um escritório contábil, utilizando o modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização) como base teórica. Com uma abordagem qualitativa e descritiva, a pesquisa incluiu a aplicação de questionário com os colaboradores e a realização de entrevista com o gestor. Os resultados indicaram que, embora as práticas gerais de gestão do conhecimento sejam satisfatórias, as dimensões Comunicação Organizacional (OCOM), Treinamento de RH (TRAI) e Memória Organizacional (MEM) demandam maior atenção, uma vez que influenciam negativamente os processos de Combinação, Internalização e Externalização do conhecimento, respectivamente, além de impactarem os resultados organizacionais. Foi evidenciada a influência positiva do suporte tecnológico e de uma cultura organizacional que promove segurança e confiança. Como contribuição prática, o estudo propõe recomendações voltadas ao fortalecimento das práticas de gestão do conhecimento e à melhoria dos processos organizacionais, visando a inovação, a eficácia e o desempenho
  • TCC
    Análise da condição financeira dos municípios que integram o Geoparque Seridó, exercícios de 2018 a 2023
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Souza, Jhainny de; Barbosa, Mayara Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-4620-3415; http://lattes.cnpq.br/9293355699789455; Lima, Ana Lucia Candeia de; https://orcid.org/0009-0009-8291-9371; http://lattes.cnpq.br/6645621389901499; Nascimento Neto, Antônio Martins do; https://orcid.org/0000-0002-9767-1593; http://lattes.cnpq.br/5562598330526647
    O presente estudo teve como objetivo diagnosticar a condição financeira dos municípios que compõe o Geoparque Seridó, nos exercícios de 2018 a 2023. Para tanto, empregou-se o modelo de análise baseado no Sistema de Monitoramento da Tendência Financeira (FTMS), que considera fatores ambientais, organizacionais e financeiros. Os dados foram obtidos a partir de demonstrativos contábeis, como o Balanço Anual (DCA), o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), disponibilizados no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SINCOFI), além de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). Após serem estruturados em planilhas eletrônicas, os dados foram submetidos ao modelo proposto. Os resultados indicaram que, entre os seis municípios do Geoparque Seridó, Acari, Currais Novos e Parelhas destacaram-se com boa condição financeira, apesar de desempenho insatisfatório nos fatores organizacionais. Carnaúba dos Dantas teve condição financeira neutra, com desempenho equilibrado nos fatores ambientais, desempenho variado nos financeiros e insatisfatório nos organizacionais. Cerro Corá mostrou condição financeira entre neutra e insatisfatória, com indicadores predominantemente insatisfatórios nos fatores financeiros e desempenho ruim no organizacional. Lagoa Nova foi classificado com condição financeira insatisfatória, com desempenho deficiente nos fatores organizacionais e financeiros, e resultados variados nos ambientais