FELCS - TCC - Turismo

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  • TCC
    Extensão universitária: contribuições e impactos na formação dos discentes do curso de turismo da FELCS-UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Melo, Anne Mellyna Arethusa Silva de; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; http://lattes.cnpq.br/8830909015161159; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071
    A extensão universitária representa um dos pilares fundamentais na universidade, ao lado do ensino e da pesquisa. Enquanto o ensino constitui a base de formação acadêmica a pesquisa estimula a produção de novos conhecimentos, a extensão atua como elo entre a universidade e sociedade, promovendo uma troca de saberes e o compromisso social com o ensino superior. Esse estudo tem como objetivo analisar as contribuições e o impacto dos projetos de extensão coordenados por docentes do curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó-FELCS, vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, no período de 2019 a 2024. A análise busca compreender a relevância dessas iniciativas tanto para a comunidade acadêmica quanto para sociedade, destacando seu papel formativo no percurso dos discentes. A pesquisa de campo foi realizada por meio de um questionário estruturado, disponibilizado na plataforma Google Forms. Participaram da amostra, 20 discentes regularmente matriculados no curso de Turismo no ano de 2025 e que estiveram envolvidos em projetos e ações de extensão, atuando como bolsistas ou voluntários. A análise quantitativa dos dados revelou que os projetos de extensão contribuíram significativamente para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a extensão universitária exerce um papel essencial na formação integral dos discentes, promovendo experiências que excedem os limites de sala de aula. Os projetos de extensão fortalecem o vínculo entre universidade e sociedade, contribuindo para a consolidação de uma educação pública de qualidade, socialmente referenciada.
  • TCC
    O Tungstênio Hotel como equipamento turístico na cidade de Currais Novos (RN): uma trajetória de 70 anos de conexões socioculturais, econômicas e políticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 0011-07-25) Daniel Alexandre Jacob de Oliveira; Marcelo da Silva Taveira; 0000-0002-5174-7943; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; http://lattes.cnpq.br/4547146444810752; Êndel Raul Pachêco da Costa; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Janaína Luciana de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/4076979809887772
    Este trabalho tem como objetivo geral discutir as conexões socioculturais, econômicas e políticas entre a história do Tungstênio Hotel e as mudanças socioeconômicas ocorridas em Currais Novos. Inaugurado há mais de sete décadas, o Tungstênio Hotel é um meio de hospedagem, além de um símbolo da memória da cidade e um marco de sua evolução histórica. Erguido no contexto do auge da exploração mineral do tungstênio, o hotel se tornou um espaço para o acolhimento de empresários, técnicos, políticos e viajantes, contribuindo diretamente para a movimentação econômica local e a consolidação da cidade. O trabalho utilizou a pesquisa bibliográfica como método para a coleta de dados, em que o percurso metodológico da pesquisa seguiu as três etapas apresentadas por Prodanov e Freitas (2013), são elas: fase decisória (definição do tema e delimitação do problema de pesquisa); fase construtiva (plano de pesquisa e execução), e fase redacional (análise dos dados e organização das ideias de forma sistematizada). Destarte, o estudo destaca a importância histórica, econômica, sociocultural e turística do Tungstênio Hotel para o desenvolvimento de Currais Novos. O hotel simboliza, ainda, a modernidade ocorrida na época e o impulsionamento de mudanças urbanas. Mesmo após o declínio da mineração, o Tungstênio Hotel permanece como um símbolo patrimonial e um importante atrativo para o turismo cultural, principalmente com o reconhecimento do Geoparque Mundial da Unesco.
  • TCC
    Atualização da oferta turística do município de Bodó (RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Pereira, Jennyfher Galvão da Silva; Taveira, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0002-5174-7943; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; https://lattes.cnpq.br/1258009305675380; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Medeiros, Janaina Luciana de; http://lattes.cnpq.br/4076979809887772
    O município de Bodó, localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte, apresenta relevante potencial turístico ainda pouco explorado. A pesquisa intitulada "Atualização da Oferta Turística do Município de Bodó – RN" tem como finalidade analisar e atualizar o panorama da atividade turística local, identificando oportunidades de desenvolvimento sustentável para o setor. A temática central do estudo envolve a valorização dos atrativos naturais, culturais e históricos do município, considerando a infraestrutura existente e os serviços oferecidos aos visitantes. A base teórica fundamenta-se em autores da área de Planejamento Turístico, Turismo Sustentável e Desenvolvimento Regional, com destaque para a abordagem sistêmica do turismo como fenômeno multidisciplinar. A pesquisa é do tipo descritivo-exploratório de abordagem quali-quanti, cuja metodologia utilizou-se de levantamento de dados em campo por meio de formulários de pesquisa, de realização de entrevistas com moradores e gestores públicos, de observação direta e de análise documental, em conformidade com metodologia de inventariação da oferta turística desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos Turísticos (Lapet) da UFRN. Também foram considerados dados secundários de fontes oficiais como o IBGE e órgãos estaduais de turismo. Os principais resultados revelam que Bodó possui atrativos naturais, possui significativo valor paisagístico e geológico, como formações rochosas, cachoeiras, monte e trilhas, além de manifestações culturais e um patrimônio histórico pouco divulgado. No entanto, identificou-se a necessidade de investimentos em infraestrutura turística básica, qualificação profissional e estratégias de promoção turística. A pesquisa contribui para a elaboração de propostas que visam o fortalecimento da identidade local e a inserção do município no roteiro turístico do estado de forma sustentável.
  • TCC
    Roteiro cultural de Campo Redondo/RN: percursos possíveis a partir dos monumentos e suas histórias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Breno Alves Ancelmo; Eduardo Cristiano Hass da Silva; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Rosana Silva de França; http://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; Gislainy Laise da Silva; http://lattes.cnpq.br/7866626284860436
    O município de Campo Redondo está localizado no interior do Rio Grande do Norte, na região Trairi. Possui diversos monumentos que contam narrativas e constroem memórias sobre a cidade. Desta forma, o trabalho tem o objetivo de criar um Roteiro Cultural da cidade de Campo Redondo/RN a partir dos monumentos presentes no município. Para a elaboração do estudo, foram utilizados os conceitos de patrimônio cultural e Turismo cultural. Metodologicamente, foi feito o uso de pesquisas bibliográficas e em website, questionários e formulários e, realização de visitas aos bens culturais e, elaboração de roteiro cultural. O roteiro cultural é composto por 7 monumentos que contam uma narrativa sobre o município. Os resultados apontam que o roteiro pode ser apropriado por atividades educativas e culturais, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico de atividades turísticas.
  • TCC
    ROTEIRO CULTURAL DE LAGOA NOVA/RN: UM OLHAR PARA A ZONA RURAL DO MUNICÍPIO
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Maria Edicleide da Silva Pereira; Eduardo Cristiano Hass da Silva; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Carolina Todesco; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Rosana Silva de França; http://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481
    O município de Lagoa Nova, localizado no interior do Rio Grande do Norte, no Seridó Potiguar, conta com atrativos culturais e naturais que fazem parte da história da cidade e das comunidades que a compõem. Desse modo, o presente trabalho configura-se na proposta de um roteiro cultural, tendo como objetivo geral construir um roteiro cultural, contemplando potenciais atrativos da zona rural de Lagoa Nova/RN. O referencial teórico articula turismo cultural, História e patrimônio cultural. Metodologicamente, recorreu-se à revisão bibliográfica, aplicação de questionários, análise documental e roteirização cultural. Em relação aos questionários, foram aplicados aos articuladores e responsáveis dos espaços. A partir disso, elaborou-se um roteiro com 5 lugares que apontam para o potencial de possíveis atrativos para o turismo cultural, bem como possibilidades de proporcionar o desenvolvimento de atividades turísticas e com espaço para atuação dos profissionais do Turismo.
  • TCC
    Análise do marketing turístico da cidade de Santa Cruz/RN a partir da nova marca turística do município: desafios e possibilidades.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 0026-06-25) Silva, Tuanny Evelyn da Rocha Teixeira; COSTA, Êndel Raul Pachêco; https://orcid.org/0000-0002-9751-4272; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Isabelle de Fátima Silva Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; Sérgio Ramiro Rivero Guardia; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071
    Este trabalho apresenta uma análise do marketing turístico da cidade de Santa Cruz/RN, com foco na nova marca turística lançada pelo município. O estudo explora os desafios e possibilidades que essa nova identidade visual e estratégia de comunicação trazem para o desenvolvimento turístico local. Uma marca turística surge como um catalisador para a inovação e atração de novos fluxos de visitantes, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como essa nova identidade visual e comunicacional está sendo divulgada, identificando suas estratégias, pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças por meio da aplicação da Matriz SWOT. Com uma metodologia descritiva e e pesquisa etnográfica a pesquisa avaliou as informações e a comunicação veiculadas nas plataformas digitais, incluindo o Instagram, o site, folder digital e outras mídias utilizadas para a promoção turística da cidade. A análise detalhada da presença online da nova marca turística revelou a crescente relevância dessas plataformas digitais para a promoção de destinos e a construção de uma imagem positiva e acessível a diferentes públicos. Através da Matriz SWOT, foi possível obter uma visão crítica sobre como a nova marca tem sido promovida e percebida online. Os resultados indicam que as redes sociais desempenham um papel crucial na visibilidade e promoção da marca turística de Santa Cruz/RN. No entanto, o estudo também aponta para a necessidade de implementar melhorias contínuas a fim de maximizar seu alcance e impacto no cenário turístico.
  • TCC
    A percepção ambiental dos participantes da Travessia das Cordilheiras como ferramenta de educação e conservação ambiental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Arthur Hansen Araujo da; Pinheiro, Isabele de Fátima Silva; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; França, Rosane Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; Oliveira, Wagner Araújo; https://orcid.org/0000-0002-8261-4983; http://lattes.cnpq.br/7816610293719316
    As caminhadas de longo curso proporcionam uma experiência de imersão em ambientes naturais e permitem que os participantes reconheçam a importância dos patrimônios naturais e culturais, que devem ser protegidos. Nesse contexto, o objetivo principal desta pesquisa é investigar a percepção dos participantes da experiência da Travessia das Cordilheiras referente à conservação ambiental e ao atendimento dos objetivos de educação ambiental durante a atividade. A pesquisa adota uma abordagem qualiquantitativa, com o intuito de traçar o perfil dos participantes e conhecer sua percepção ambiental, com levantamento bibliográfico e documental, e pesquisa de campo para aplicação de formulário de pesquisa. A pesquisa revelou que o perfil do participante é predominantemente adulto, masculino, com nível superior e com experiência consolidada nas atividades de montanhismo, destacando-se a faixa etária de 35 a 44 anos, com renda mensal entre 03 a 05 salários-mínimos e que possui uma percepção sensibilizada para a sustentabilidade. Conclui-se que a Travessia das Cordilheiras possui grande potencial como instrumento de educação ambiental e conservação das áreas naturais, embora ainda existam diversas ações a serem implementadas para otimizar esse processo e torná-lo mais eficaz.
  • TCC
    Análise das redes sociais do Geoparque Seridó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-08) Rocha, Davila Rayane Carvalho da; Costa, Êndel Raul Pacheco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Taveira, Marcelo da Silva; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; Medeiros, Janaina Luciana de; http://lattes.cnpq.br/4076979809887772
    O trabalho aborda a importância das redes sociais como ferramentas cruciais na promoção de destinos turísticos, destacando seu papel na valorização de patrimônios naturais e culturais. As plataformas digitais ampliam a visibilidade de destinos como o Seridó Geoparque Mundial da Unesco, uma área de relevância geológica e cultural, e têm impactado profundamente as dinâmicas de interação entre visitantes, comunidades locais e gestores. A relevância do tema se justifica pela crescente influência das redes sociais na sociedade atual, facilitando a produção e disseminação de conteúdo por qualquer indivíduo com acesso à internet, o que tem gerado novas formas de comunicação, comportamento de usuários e estratégias de marketing digital. As redes sociais são mais do que ferramentas de comunicação, moldando os padrões de interação social. A pesquisa tem como objetivo analisar as redes sociais do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, identificando suas estratégias, pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, utilizando a Matriz SWOT para a avaliação. A metodologia adotada é de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Para analisar a comunicação e divulgação do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, este estudo adota uma abordagem qualitativa, em que se avaliam as informações disponibilizadas nas redes sociais, incluindo Instagram, no site oficial e demais mídias do Geoparque por meio da Matriz SWOT. O estudo realizado sobre as redes sociais do Seridó Geoparque Mundial da Unesco revela a crescente importância dessas plataformas digitais na promoção de destinos turísticos e na construção de uma imagem positiva e acessível a diversos públicos. A análise da presença digital do Geoparque por meio da ferramenta estratégica Matriz SWOT permitiu identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, oferecendo uma visão crítica sobre a forma como o Geoparque tem sido promovido e percebido nas redes sociais. Os resultados indicam que as redes sociais desempenham um papel fundamental na visibilidade e promoção do Geoparque, embora algumas melhorias possam ser implementadas para maximizar seu alcance.
  • TCC
    Qualificação profissional nos meios de hospedagem em Cerro Corá/RN segundo a visão dos gestores dos empreendimentos locais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Galvão, Érica Roseane da Silva; Pinheiro, Isabelle de Fátima Silva; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; Costa, Endel Raul Pachêco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Santos, Larissa de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8327343283895605
    Os meios de hospedagem compõem a oferta turística de uma localidade, e por suas características de serem operacionalizados através da prestação de serviços, a qualificação profissional dos colaboradores é requisito essencial para o desenvolvimento e a imagem dos destinos turísticos. Este estudo analisou a qualificação profissional da comunidade local de Cerro Corá/RN para atender à demanda dos meios de hospedagem, sob a perspectiva dos gestores locais. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas estruturadas junto a proprietários de estabelecimentos do setor. Os resultados revelaram lacunas significativas na qualificação da mão de obra, especialmente nas competências de comunicação e experiência prática, evidenciando uma baixa valorização da formação acadêmica em Turismo. A ausência de políticas internas para capacitação e a dependência de mão de obra temporária também foram apontadas como desafios estruturais do setor. Conclui-se que a qualificação profissional é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços turísticos, sendo necessário o desenvolvimento de programas de capacitação e incentivos para atrair e reter talentos. O fortalecimento da parceria entre os setores público e privado é essencial para promover o turismo local de forma sustentável e competitiva.
  • TCC
    Visite Queimadas: iniciativa de promoção para a Comunidade Quilombola Queimadas – Currais Novos/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Hericelma Maria; Pinheiro, Isabelle de Fátima Silva; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; http://lattes.cnpq.br/0240003724968638; Silva, Eduardo Cristiano Hass; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481
    As mídias sociais são configuradas como canais de socialização de informações e divulgação de conteúdos com teor educativo. Por meio desses canais, os locais podem ser divulgados a partir de uma perspectiva externa para o uso responsável dos recursos naturais e para a valorização da cultura local. O objetivo da pesquisa é avaliar as mídias sociais da Comunidade Queimadas – Currais Novos/RN e propor uma cartilha de marketing digital dentro dos princípios do Ecoturismo. A proposta se distribui por meio da inventariação do patrimônio natural e cultural da Comunidade Queimadas e da análise das mídias digitais da comunidade, sendo uma pesquisa descritiva, com aplicação de abordagem metodológica qualiquantitativa, pesquisa bibliográfica, bem como dados levantados, utilizando como base a pesquisa documental para atribuir dados primários e secundários. O estudo realizado mostrou resultados no que tange às lacunas no posicionamento on-line, considerando a potencialidade dos elementos naturais e culturais da Comunidade Queimadas. Essa análise resultou na seleção de elementos e orientações que fundamentaram a construção da cartilha como produto final.
  • TCC
    Quem comercializa o Geoparque Seridó? Análise de páginas de Instagram no ano de 2024
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Maia, Érica da Silva; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Costa, Êndel Raul Pachêco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Santos, Rafaela Claúdia dos; https://orcid.org/0000-0002-9597-7265; http://lattes.cnpq.br/1810731894320344
    O avanço da internet e das mídias digitais têm influenciando no planejamento e escolha de destinos turísticos. A Região do Seridó Potiguar vem ganhando visibilidade, especialmente por meio dos lugares e atrativos que compõem o espaço territorial denominado Geoparque Seridó. Nessa perspectiva, o problema da presente investigação consiste em como o Geoparque Seridó tem sido divulgado e comercializado a partir das mídias digitais? Para tanto, o objetivo do trabalho consiste em analisar o processo de divulgação e comercialização do Geoparque Seridó, com base nas páginas de Instagram dos guias locais de Acari, Cerro Corá e Currais Novos, bem como nos sites e perfis de agências de turismo. Entende-se que o trabalho possui relevância científica, social e pessoal. O referencial teórico mobiliza conceitos relacionados às mídias digitais e turismo, turismo e tecnologia e marketing turístico. Metodologicamente, recorreu-se à aplicação de três questionários e à análise de páginas do Instagram de agências e guias, bem como as páginas oficiais do Geoparque Seridó. Os resultados apontam que, embora existam algumas estratégias de divulgação, são poucos os espaços de comercialização sistematizada do destino.
  • TCC
    A importância dos museus para o turismo: o perfil dos museus do Seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Medeiros, Josefa do Carmo; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; Santos, Rafaela Cláudia dos; https://orcid.org/0000-0002-9597-7265; http://lattes.cnpq.br/1810731894320344
    A aproximação entre museus e turismo, embora complexa, pode gerar benefícios para ambos. O Seridó Potiguar, composto por 25 municípios, possui um total de 16 museus, dos quais, 15 contam com informações disponíveis. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consiste em realizar uma análise do perfil dos museus da região do Seridó, compreendendo sua importância para o turismo e valorização da cultura regional. Recorre à análise de informações em trabalhos acadêmicos, inventários turísticos e páginas de Instagram. O referencial teórico articula turismo e museus. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa das informações coletadas em pesquisa documental. Os resultados são parciais, mas demonstram limitações em relação à visitação e na apropriação dos museus pelo turismo. Alguns museus encontram-se fechados, outros não possuem informações e, alguns, não contam com acessibilidade.
  • TCC
    Análise da oferta turística do município de Lajes Pintadas (RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Gusmão, Lucas Lima; Taveira, Marcelo da Silva; http://lattes.cnpq.br/5767015765890172; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Costa, Êndel Raul Pacheco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548
    Lajes Pintadas é um município localizado no estado do Rio Grande do Norte, caracterizando-se como uma localidade ainda pouco explorada sob o ponto de vista turístico. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a oferta turística do município, tratando de entender como se elabora um planejamento turístico de uma localidade, estudando a oferta turística, a infraestrutura, os atrativos com mais visibilidade, como afeta a economia, a sustentabilidade além do desenvolvimento local. Além de estratégias de promoção turística e entender quais são as dificuldades enfrentadas em promover o turismo além de falar sobre planejamento turístico. Para isso, a metodologia aplicada neste estudo foi uma análise qualitativa com base em pesquisa descritiva e exploratória, avaliando a oferta turística do município. Os resultados evidenciam que Lajes Pintadas tem uma oferta diversa e possui potencial para o desenvolvimento do turismo, contando com 3 meios de hospedagem, 18 equipamentos de alimentos e bebidas, com uma infraestrutura regular. Conclui-se que Lajes Pintadas tem potencial turístico, mas que ainda precisa ser fomentado, além de uma melhora na infraestrutura turística.
  • TCC
    Turismo, mudanças socioespaciais e econômicas em Currais Novos/RN: os efeitos do Geoparque Seridó (2022-2024)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Nascimento, Antonio Luiz do; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; http://lattes.cnpq.br/4295979558444502; Taveira, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0002-5174-7943; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-1628-3493; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906
    O objetivo geral deste trabalho é analisar as mudanças socioespaciais decorrentes do desenvolvimento da atividade turística em Currais Novos/RN após a chancela do Geoparque Seridó, em 2022. O turismo é um fenômeno social que demanda a integração de diversas áreas do conhecimento para seu planejamento, desenvolvimento e gestão. As mudanças socioespaciais provocadas pela atividade envolvem transformações nas relações sociais, no uso do solo e na economia local, com impacto direto nas comunidades. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e pesquisa de campo. O universo investigado incluiu os elementos inventariados entre 2022 e 2023, como meios de hospedagem, os geossítios do Geoparque Seridó localizados em Currais Novos, guias de turismo e entidades associativas e similares. Também foram contemplados o Consórcio Intermunicipal do Geoparque Seridó e o gestor municipal de turismo. Os resultados indicaram que os entrevistados percebem o Geoparque Seridó como um diferencial para o desenvolvimento do turismo em Currais Novos. No entanto, as mudanças e impactos significativos ainda não se concretizaram, sendo necessários esforços coordenados entre todos os atores envolvidos, incluindo a comunidade local, o setor público, a iniciativa privada e o terceiro setor. O estudo também apontou desafios a serem superados, como a carência de infraestrutura adequada, questões ambientais e a falta de qualificação profissional para o setor turístico.
  • TCC
    A recuperação do mercado de trabalho do setor hoteleiro potiguar Pós-Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-10) Rosa, Pedro Augusto Tertuliano; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; https://lattes.cnpq.br/4754966285437578; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Lima, Kelsiane de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-1758-9435; http://lattes.cnpq.br/7952530822947090
    O setor do turismo brasileiro, após uma forte crise econômica, nos anos de 2020 e 2021, gerada pela pandemia de covid-19, apresentou uma recuperação expressiva em 2023, verificado pelo aumento do fluxo de visitantes estrangeiros, de viagens nacionais, e de empregos gerados no setor. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o comportamento do mercado de trabalho do setor de hotéis nos municípios do Rio Grande do Norte, nos períodos pré (2018-2019), per (2020-2022) e pós-pandêmico (2023). Cabe ressaltar que o mercado de trabalho do setor de meio de hospedagem é o que tem maior dependência do consumo turístico. Portanto, ao observar esse setor é possível perceber a força do consumo turístico nos municípios em análise. A metodologia da pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem de análise quantitativa de dados primários referentes à emprego e desemprego com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os resultados mostram que dos 161 municípios do estado do Rio Grande do Norte, apenas 52 (31%) municípios possuem mercado de trabalho formal no setor de hotéis, que no ano de 2023, juntos totalizaram 7.099 empregos. Somente a capital Natal detêm 57% desses empregos (4.091), seguida por Tibau do Sul com 16,7% (1.106). No geral, o mercado de trabalho formal no setor de hotéis do estado do Rio Grande do Norte se recuperou da crise pandêmica, apresentando 3% a mais de empregos do que no ano de 2019. Por outro lado, a capital Natal, em 2023, continua 8% abaixo do cenário pré-pandêmico.
  • TCC
    Estratégias de marketing no Instagram: um estudo comparativo de agências de viagens em Santa Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Fonseca, Kleiton Felipe Justino da.; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; http://lattes.cnpq.br/9006044963359505; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071; Costa, Êndel Raul Paxeco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548
    O objetivo geral do trabalho foi comparar o uso do Instagram das empresas objeto de estudo no município de Santa Cruz/RN como estratégia de marketing. Entre os objetivos específicos: analisar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas em Santa Cruz/RN; identificar os principais tipos de postagens realizadas no Instagram. Foi empregado inicialmente a pesquisa bibliográfica, exploratória e estudo de caso múltiplo, por se tratar de duas unidades investigadas. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa. Elaborou-se um roteiro de entrevista abordando questões direcionadas a sua relação com o Instagram. O estudo identificou o uso do Instagram nas duas agências de viagens (A e B), destacando a relevância no marketing para fidelização e conquista de clientes. A pesquisa identificou ainda a predominância de funcionários informais e reforçou o potencial do Instagram como ferramenta estratégica para o setor turístico. Dessa forma, o estudo apresenta o Instagram como uma ferramenta importante para o marketing digital nas agências de viagens A e B, promovendo divulgação, engajamento e fidelização de clientes. Ambas relataram crescimento nas vendas, com destaque para o uso frequente de stories. A Agência A aposta em sorteios de brindes e posts diários, enquanto a Agência B foca em promoções semanais.
  • TCC
    Práticas de lazer e de turismo de pessoas com transtorno do espectro autista: um estudo de caso em Florânia/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Cruz, Lilia Mariane Oliveira da; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; Lima, Kelsiane Medeiros de; https://orcid.org/0000-0002-1758-9435; http://lattes.cnpq.br/7952530822947090
    Muitos avanços já ocorreram em relação aos direitos das pessoas com autismo, entretanto, ainda há muito por avançar em relação à inclusão e acessibilidade desse público nas atividades de lazer e turismo. Assim o objetivo dessa pesquisa foi analisar as dificuldades e facilidades que familiares, cuidadores e/ou responsáveis de pessoas com autismo enfrentam para a realização de práticas de lazer e turismo, adotando como estudo de caso, residentes de Florânia, uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, na região do Seridó. A pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem qualitativa de um estudo de caso. Ao total foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com mães de filhos com autismo entre 3 e 8 anos. A partir das entrevistas, foi possível identificar que as dificuldades para a realização de práticas de lazer e turismo de crianças com autismo são muito maiores que as facilidades, pois a sociedade em geral, o transporte, os lugares, os equipamentos e serviços não estão preparados para atender pessoas com autismo. O preconceito sofrido diariamente e a falta de recursos financeiros muitas vezes impossibilitam momentos de lazer e de turismo para os familiares e a criança com autismo.
  • TCC
    A sangria do açude Gargalheiras de 2024 e os impactos nos empreendimentos turísticos do entorno
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Ferreira, Marília Gabrielly Dantas; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; http://lattes.cnpq.br/8882966444918214; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Soares, Francisco Igo Leite; https://orcid.org/0000-0001-6715-4117; http://lattes.cnpq.br/5938594695650101
    A Barragem Marechal Dutra, popularmente conhecida como Açude Gargalheiras, está localizada na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte, caracterizando-se como um espaço de lazer e turismo para a população local e região. A presente investigação tem como objetivo analisar os impactos econômicos do transbordo do Açude Gargalheiras, em 2024, nos equipamentos turísticos do seu entorno. Foram mobilizados referenciais que articulam cultura, turismo e lazer na água. A pesquisa foi realizada, utilizando um questionário com oito perguntas direcionadas a gerentes e/ou proprietários de estabelecimentos comerciais no Povoado Gargalheiras. Após a análise das repostas foi possível identificar que o transbordo do ano de 2024 impactou positivamente o turismo nos estabelecimentos do seu entorno.
  • TCC
    Turismo de Base Comunitária: uma possibilidade para o Povoado Açude Gargalheiras - Acari/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-10) Amaro, Elisângela de Brito; Todesco, Carolina.; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481
    No município de Acari, no interior do Rio Grande do Norte, localiza-se uma comunidade de pescadores, conhecida como Povoado Gargalheiras, no entorno do Açude Gargalheiras, formado pela Barragem Marechal Dutra. O Açude Gargalheiras é um importante espaço de lazer regional, com fluxo de visitantes e uma referência de atrativo natural do estado. A visitação turística, no entanto, não é gerida pela comunidade e sua participação no turismo ocorre timidamente. Desta forma, pensando nas premissas do Turismo de Base Comunitária (TBC), indagamos se o TBC seria possível de ser desenvolvido no Povoado Gargalheiras. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar a posição dos residentes do Povoado Gargalheiras referente a possibilidade de desenvolver o Turismo de Base Comunitária na localidade. A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa das informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que Povoado Gargalheiras tem potencial para desenvolver o Turismo de Base Comunitária como uma ferramenta de desenvolvimento turístico mais responsável e sustentável na localidade, desde que tenham a iniciativa para se organizarem de forma articulada e democrática, em busca de promover um turismo participativo que respeite a cultura local e o meio ambiente.
  • TCC
    O interesse público e a promoção turística de atrativos privados: o caso de Currais Novos/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-12) Lima, Maria Elizangela Alves da Silva; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Lima, Kelsiane Medeiros de; https://orcid.org/0000-0002-1758-9435; http://lattes.cnpq.br/7952530822947090; Silva, Eduardo Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505
    O poder público na área do turismo atua em diversas frentes para atingir o crescimento e/ou a melhoria da atividade turística numa destinação e dentre suas áreas de atuação, encontra-se a promoção turística. Entretanto, não é incomum os atrativos de um destino estejam situados em propriedades privadas. Esse é o caso do município de Currais Novos, em que seus dois principais atrativos pertencem a particulares, Mina Brejuí e Cânion dos Apertados. Desta forma, o objetivo da pesquisa é analisar a atuação da gestão pública municipal de Currais Novos na promoção de atrativos turísticos situados em propriedades particulares, tendo como pano de fundo o princípio do interesse público da Administração Pública. A pesquisa é exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa dos dados coletados por meio de pesquisa documental e com aplicação de entrevista semiestruturada com gestor público da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMTUR). Os resultados mostram que a SEMTUR busca divulgar os atrativos privados tendo como interesse público atrair fluxo de visitantes capaz de impactar positivamente a economia local. No entanto, parece difícil delimitar de fato o interesse público da população na divulgação de atrativos privados.