CCSA - DECIN - Artigos publicados em periódicos
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Artigo A Influência do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na regulamentação do direito de acesso à informação nas Américas(Tendências da Pesquisa Brasileira e Ciência da Informação, 2023) Barbosa Neto, Pedro Alves; Moreira, Luciana de Albuquerque; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735O Sistema Interamericano de Direitos Humanos(SIDH)tem desempenhado relevante papel na internacionalização dos sistemas jurídicos em vários países do continente americano, bem comotem primado pelaaplicação de padrões modernos e universais de Direitos Humanos no âmbito de democracias em consolidação e com enormes desafios locais. Visando contribuir com a questão do direito de acesso à informação no continente, o SIDH publicou em 2010 a Lei Modelo Interamericana de Acesso à Informação, queteve como principal objetivo fornecer subsídios para a elaboração e atualização de leis de acesso à informação no contexto dos países membros do Sistema Interamericano. Neste sentido, este estudo buscou compreender em que medida as Leis de Acesso à informação pública adotadas por países do continente americano após a publicação da Lei Modelo foram por ela influenciadas. No campo metodológico, foi realizada uma pesquisa com abordagem indutiva, a partir da realização de pesquisa documental numa perspectiva comparada. Os resultados alcançadosrevelaram uma influência moderada da Lei Modelo de Acesso à Informação frente às legislaçõesnacionais dos países analisados. Foi verificado alto índice de correspondência de questões procedimentais administrativas enquanto questões relacionadas à gestão da informação, como registro de solicitações de acesso e gerência dos documentostiveram baixa correspondência. Conclui-se ao final do estudo que os aspectos informacionais podem ser melhor trabalhados nos contextos das legislações nacionais de acesso à informação de modo a alcançar maior paridade com o que está previsto no âmbito daLei Modelo de Acesso à Informação do Sistema Interamericano de Direitos HumanosArtigo Mediação literária nas bibliotecas universitárias federais brasileiras(Em questão, 2024-07-02) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Fonseca, Aline Jardim da; Tanus, GustavoAs bibliotecas universitárias são instituições sociais vinculadas às universidades, as quais tem uma responsabilidade social não apenas com a ciência, mas com a sociedade como um todo. Diante disso, são inúmeros os desafios e problemas que são postos a ambas, universidades e bibliotecas, como, por exemplo, os baixos índices de leitura do povo brasileiro. Afinal, será que a biblioteca universitária tem alguma coisa a ver com isso? Acreditamos que sim, por isso, a mediação literária é objeto de estudo neste artigo que visa observar a existência de projetos nos sites das bibliotecas centrais, vinculadas as universidades federais brasileiras. A pesquisa é considerada descritiva e de cunho documental. A mediação literária, envolve a literatura, os leitores e mediadores que podem ser os bibliotecários ou não, num processo complexo de elaboração coletiva de significados e suas formas de partilha. Os resultados oriundos da pesquisa demonstram uma quantidade reduzida de projetos, sendo o mais potente para as concretizações das mediações literárias os clubes de leituras. Sendo, portanto, as mediações literárias uma ação a ser desenvolvida ou apoiada pelas bibliotecas universitárias a fim de que a função social, cultural e formativa dos sujeitos, possa ser fortalecida pelas instituições públicas que prestam serviços a comunidade acadêmica, e, em geral.Artigo Preservação digital: tendências atuais dos conceitos e técnicas(Universidade Estadual da Paraíba, 2023-12-28) Cunha, Jacqueline de Araújo; Lima, Marcos Galindo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260Discute as atuais visões acerca da preservação digital, à luz da literatura publicada acerca do tema. Objetivou-se delinear um estado da arte sobre a preservação digital, seus conceitos e técnicas, bem como apresentar alguns dos organismos hoje empenhados nesta área, tanto nacionais como internacionais. Utilizou-se como metodologia pesquisas de cunho bibliográfico, onde foram utilizados textos nacionais e internacionais, de livros e periódicos em meio digital. Apresenta ainda um quadro elaborado a partir da pesquisa, onde serão abordadas as principais técnicas de preservação, suas vantagens e desvantagens. Concluiu-se que muitas são as ações neste sentido, mas que ainda não existem consensos no que diz respeito às técnicas e metodologias utilizadas, e portanto fundamenta-se abrindo um novo e amplo campo de estudos onde se produzam contribuições a fim de garantir a acessibilidade e preservação dos objetos digitais para a posteridadeArtigo D4SiMem: uma proposta de modelo de digitalização para sistemas memoriais(Ciência da Informação, 2012) Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Pinto, Maria Manuela Gomes de AzevedoApresenta considerações acerca da digitalização como processo integrante da preservação da informação, variável indissociável da gestão da informação nas instituições de memória. Propõe um modelo de digitalização para sistemas memoriais (D4SiMem), sustentado pelo planejamento, captura, tratamento e preservação, contribuindo para a normalização dos processos e atividades a serem executados em nível local e cooperativo. Define os conceitos de Sistemas de Informação, Sistemas Tecnológicos de Informação e Sistema Memorial. Assim, ressalta a digitalização como um processo cuja finalidade é converter o documento físico numa unidade informacional em meio digital. Para sua execução, aplicou o método quadripolar para observar o processo de digitalização realizado no acervo memorial do Núcleo Temático da Seca e do Semiárido (NUT Seca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e no Laboratório de Tecnologia da Informação (Liber, Universidade Federal de Pernambuco). Conclui destacando a própria implementação do modelo, fruto do reuso dinâmico da informação pelas Instituições de Memória que, através do trabalho colaborativo, ultrapassará os limites do território nacional, integrando redes memoriais em estruturação a nível internacionalArtigo Gestão da segurança da informação: perspectivas baseadas na tecnologia da informação (T.I.)(Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, 2013-05) Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Oliveira, Gabriella Domingos de; Moura, Rafaela Karoline Galdêncio deObjetiva-se, com este trabalho, abordar os conceitos preliminares no que diz respeito à segurança da informação, suas formas de gestão e principais finalidades, tendo como objeto de pesquisa as informações contidas em bibliografias e websites. Apresenta perspectivas aplicáveis no que se refere ao gerenciamento das informações organizacionais de forma detalhada, descrevendo a informação como principal ferramenta na atualidade, caracterizando-a e atribuindo valores ao qual necessita ser preservado, organizado, gerenciado e disseminado. Enfoca o processo de armazenamento e expõe os recursos informacionais consideradas relevantes e estabelece parâmetros, explorando os quatro pilares atrelados a esta, sendo vinculados à tecnologia da informação (TI). Explanam e Analisam-se os riscos, tais como: ameaças, ataques, vulnerabilidades, entre outros. Propõe possíveis soluções à prevenção e conservação da informação, utilizando de várias estratégias baseadas na T.I., como as barreiras de segurança, entre outras. Deste modo, finaliza-se com os aspectos relevantes à informação e suas perspectivas abrangentes, promove a construção de novos conhecimentos, a fim de colocá-los em prática no exercício cotidiano e profissional com um olhar mais acuradoArtigo Preservação da memória através da fotografia e sua disseminação para a comunidade universitária no âmbito da AGECOM/UFRN(Revista Informação na Sociedade Contemporânea, 2017-06) Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Moura, Rafaela Karoline Galdêncio deApresenta perspectivas relacionadas à preservação de fotografias impressas institucionais no âmbito universitário. Explicita o contexto da informação, caracterizando o documento enquanto suporte de representação da informação. Conceitua a memória para a promoção da comunicação, disseminação da informação e formas de estoque na mente humana. Enfoca a fotografia como meio de representação da informação documental ao qual assume papel fundamental na construção da memória; bem como os elementos constituintes que a tornam meio impresso ou digital. Aborda questões técnicas e reflexivas concernentes à preservação, conservação e disseminação da informação em coleções fotográficas. Esta pesquisa objetivou estudar as formas de acondicionamento e preservação das fotografias da Agência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como perceber se existe divulgação destes materiais para a comunidade universitária. Finaliza o estudo com reflexões acerca da importância da preservação de fotografias para a construção da memória institucional enquanto um todo, com vistas a disseminação da informação ao público interno e externo frente à Universidade Federal do Rio Grande do NorteArtigo Abordagem para o desenvolvimento de disciplinas sobre informação em saúde em cursos de graduação(Research, Society and Development, 2022-02) Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Galvão, Maria Cristiane Barbosa; Sígolo, Brianda de Oliveira Ordonho; Gualdani, Fabrício AmadeuConsiderando as relações estabelecidas entre a Ciência da Informação e o campo da Saúde, bem como considerando que a informação em saúde é um bem comum da sociedade, este estudo buscou mapear iniciativas que tratassem disciplinas sobre informação em saúde no ensino de graduação a fim de delinear uma abordagem para o desenvolvimento de disciplinas sobre essa temática. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, para investigar disciplinas de graduação sobre informação em saúde e ofertadas por instituições de ensino superior. Para tanto, foram selecionadas três instituições de ensino superior que contemplam esta perspectiva, quais sejam: Universidade de São Paulo (Brasil), University of Victoria (Canadá) eInstituto Politécnico de Leiria (Portugal). A partir do estudo exploratório, conclui-se que é possível abordar disciplinas sobre informação em saúde em cursos de graduação, seguindo diferentes perspectivas. Este estudo propõe que sejam pensadas disciplinas sobre informação em saúde que abarquem, ao menos, temáticas sobre: a) usos da informação em saúde; b) objetos informacionais em saúde; c) comunicação em saúde; d) organização, representação e recuperação da informação no campo da saúde; e) tecnologias da informação associadas à informação em saúde. Realidades institucionais e sociais diferentes podem interferir no processo de consolidação de inovações curriculares no ensino de graduação. Logo, faz-se necessário uma reflexão aprofundada antes de qualquer alteração ou proposição curricularArtigo Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares(Páginas A & B. Arquivos & Bibliotecas, 2012-07) Souza, Jacqueline Aparecida de; Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino deEste ensaio teórico apresenta considerações sobre o auxílio de cores no processo de Classificação Bibliográfica em Bibliotecas Escolares. Expõe conceitos introdutórios sobre a Indexação e os seus tipos de linguagens (Categorial e Combinatória). Tece considerações sobre a Biblioteca Escolar e o seu importante papel na formação acadêmica dos seus utilizadores. Recapitula a discussão introdutória, enfatizando o processo de Classificação Bibliográfica (linguagem categorial) em bibliotecas escolares, sobretudo, destacando a possibilidade do uso de corres como ferramenta auxiliar no tratamento e organização da informação. Utiliza como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica disponibilizada em meio impresso e digital, o qual culmina numa revisão de literatura sobre o assunto. Evidencia o método, proposto por Pinheiro (2009), sobre o processo de implantação de uma Classificação em Cores em uma biblioteca escolar brasileira. Sugere o uso de duas classificações (Cores e Números) para a organização e tratamento temático dos materiais informacionais neste tipo de bibliotecaArtigo Elos interdisciplinares para estruturação semântica com vistas à organização da informação(Páginas A & B. Arquivos & Bibliotecas, 2017-07) Souza, Jacqueline Aparecida de; Pestana, OliviaO objetivo deste artigo é apresentar e contextualizar o inveterado diálogo entre teorias que abordam o conceito e suas relações como elemento fundamental na estruturação de esquemas de Organização da Informação. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura em fontes de informação convencionais e eletrônicas das áreas de Ciência da Informação, Comunicação e Ciências da Linguagem. Evidenciou-se a Teoria da classificação, considerando especificamente os contributos de Ranganathan, decorrente do método analítico-sintético e a abordagem multidimensional. Também, a Teoria da Terminologia e suas distintas abordagens, destacando o aspecto comunicativo do termo. Complementarmente, seguiu-se com a Teoria do Conceito e com as definições acerca dos tesauros, enquanto primeira linguagem de indexação mais flexível e adaptável ao contexto digitalArtigo Afinal, para quê serve um livro na estante?(Ciência da Informação Express, 2023-09) Cunha, Jacqueline Araújo; Macêdo, Patricia Ladeira Penna; Macedo, Helton Rubiano de; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260Este trabalho apresenta um caso de ensino ocorrido em uma Biblioteca Universitária, onde a classificação de um livro como obra de referência acarreta a restrição de empréstimo, levantando questões sobre a interpretação dessa categorização, a acessibilidade aos recursos acadêmicos e o papel das bibliotecas universitárias na promoção do aprendizado. Esse caso de ensino destaca a importância da catalogação como um processo intelectual e também evidencia a necessidade de flexibilidade na aplicação de regras diante de conteúdos complexos, respeitando o objetivo primordial de apoiar a aprendizagem dos alunosArtigo A busca e o acesso às informações sobre saúde no contexto tecnológico(Revista Conhecimento em Ação, 2019) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Gouveia, Fabio CastroDiscorre acerca do processo de busca e acesso às informações sobre saúde na atual Sociedade da Informação. Compreende-se que devido ao intenso uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, a sociedade tende a buscar por informações sobre saúde através de ferramentas de busca, como o Google. Assevera que as mídias também são bastante utilizadas como fonte de informações sobre saúde e que as notícias publicadas pelas mesmas interferem diretamente no comportamento informacional da sociedade, implicando na busca por ajuda médica e pela coleta de informações na internet. Conclui com a reflexão acerca da importância da veracidade das informações disponibilizadas à sociedade e da necessidade de integração entre o Estado, Mídia e Sociedade para que haja a disponibilização de informações verídicas sobre doenças que assolam a população de modo que o indivíduo possa compreender o cenário epidemiológico que está inseridoArtigo Proposta de implantação do projeto de Biblioteca Humana em bibliotecas públicas(Bibliocanto, 2021-06) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Moreira, Mychelle Cristhiny LimaEste artigo versa sobre a Biblioteca Humana como projeto para atenuar as desigualdades e a violência no Brasil. De modo geral, objetiva-se propor a implantação do projeto de Biblioteca Humana em bibliotecas públicas brasileiras visando tornar os usuários das bibliotecas indivíduos mais empáticos e sensíveis às situações difíceis vivenciadas por parte da população. Problematiza-se que a Biblioteca Humana pode ser um projeto atuante nas bibliotecas públicas brasileiras. A abordagem do estudo é qualitativa, na qual se utiliza como metodologia uma pesquisa de natureza básica, exploratória – incursão teórica. Como resultado, apresenta-se a definição de critérios, passos e instrumentos necessários para a implantação do projeto de Biblioteca Humana nas bibliotecas públicas brasileiras. Infere-se que a Biblioteca Humana é um projeto inovador que pode ampliar as discussões sociais dentro das bibliotecas, favorecendo a formação de um corpo social mais sensível às realidades experienciadas, que respeite as diferenças e seja mais consciente e críticoArtigo A usabilidade da Biblioteca Digital do Domínio Público(Revista Informação da Sociedade Contemporânea, 2021-02) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Lopes, Daniel AlvesEste estudo versa sobre a usabilidade no website da Biblioteca Digital Domínio Público. A temática reflete acerca da relevância do acesso e uso das informações apresentadas nesse ambiente através da aplicação de critérios de análise da usabilidade dessas informações. Visa identificar possíveis fragilidades e sugerir melhorias com o propósito de favorecer a disponibilização do acervo informacional do Domínio Público, que é de suma importância para a história da civilização e contribui para o incentivo à leitura e o aprendizado, possibilitando acesso democrático à informação. Isto posto, objetiva-se analisar a Biblioteca Digital Domínio Público frente aos processos e critérios de usabilidade. Como metodologia, aplicou-se critérios de usabilidade, tais como Lista de verificação e Guia de recomendação, para subsidiar a utilização de métodos heurísticos de avaliação baseados em graus de severidade dos problemas encontrados. Os resultados apontam que o website apresenta aspectos positivos e negativos quanto à ergonomia e usabilidade do espaço. Foram identificados 16 problemas de usabilidade: 4 (quatro) de alta prioridade, 6 (seis) de média prioridade e outros 6 (seis) de baixa prioridade de correção. Infere-se ser necessário que o website corrija as falhas encontradas e busque aprimorar cada vez mais seus produtos e serviços, de modo a permitir o acesso plural e flexível à comunidadeArtigo Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?(Atoz: novas práticas em informação e conhecimento, 2021-12) Silva, Ilaydiany Oliveira da; Gouveia, Fabio CastroIntrodução: este estudo ressalta a inserção das redes sociais on-line no atual cenário informacional da sociedade, dando ênfase à importância da análise do engajamento informacional dos indivíduos nessas mídias sociais como forma de compreender o comportamento informacional da população mediante o acesso e uso das informações disponibilizadas por estes meios comunicacionais. Método: apresenta a proposta de fórmulas para o cálculo do engajamento informacional nas redes sociais on-line por meio do ajuste na quantificação das ferramentas de interação existentes nas mídias sociais como curtir, compartilhar e comentar. Assim, as fórmulas sugeridas atribuem pesos baseados na amostra em análise e que representam o nível de engajamento relativo de uma publicação nas redes sociais on-line. Resultados: comprova que as fórmulas apresentadas são passíveis de aplicação nas redes sociais on-line Facebook, Instagram, YouTube e Twitter por apresentar uma dinâmica de pesos para cada tipo de interação, refletindo assim o engajamento relativo realizado pelas pessoas em uma publicação para cada contexto analisado. Conclusão: contribui com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a análise de redes sociais on-line e possibilita uma melhor compreensão acerca dos fatores que envolvem o comportamento informacional do indivíduo mediante o uso das mídias sociaisArtigo A produção científica sobre os estudos bibliométricos no Brasil: uma análise a partir da Brapci(Em Questão, 2023-12) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Vieira, Leide JaneEsta pesquisa tem como objetivo geral mapear a produção científica referente aos estudos bibliométricos que estão indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. A metodologia, por sua vez, baseia-se na tipologia de pesquisa aplicada, quanto à natureza; quantitativa, quanto à forma de abordagem do problema; e exploratória e descritiva, quanto aos objetivos. Para a sua realização, utiliza-se um estudo bibliométrico na Brapci, a partir das aplicações das leis bibliométricas de Lotka, Bradford e Zipf. O estudo analisa 1.253 artigos e seus resultados demonstram que: Maria Claudia Cabrini Grácio é a autora que mais publica sobre a temática; já a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é a instituição de ensino de maior produtividade; com relação as redes de coautorias, destaca-se novamente a autora Maria Claudia Cabrini Grácio. Além disso, foi verificado que o evento que mais publica sobre a temática é o Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, e o termo bibliometria é o que melhor representa o tema explorado. Também foi identificado que 2018 foi o ano em que mais houve publicações voltadas à bibliometria. Por fim, concluise que a área de Ciência da Informação contribui significativamente com produções relevantes acerca da bibliometria, bem como apresenta as principais características científicas que permeiam essas produçõesArtigo Mapeamento da produção científica étnico racial indexada na BRAPCI(Informação & Informação, 2023-04) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Valerio, Erinaldo DiasObjetivo: Mapear as produções científicas sobre as relações étnico-raciais que estão indexadas na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), como forma de identificar as principais características que permeiam essas publicações para assim retratar a dinâmica e evolução da informação científica sobre a temática Metodologia: Possui natureza aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa e objetivos exploratórios e descritivos. Aplica indicadores e Leis bibliométricas nas publicações analisadas e faz uso do software VosViewer para construção de redes de coautoria. Resultados: Constata-se que entre os anos de 1979 a 2022 foram escritos 298 artigos sobre o tema, tendo seu maior ápice de publicações no ano de 2020. Estes artigos tiveram a autoria de 789 pesquisadores/as, destacandose dentre eles/as a autora Miriam de Albuquerque Aquino como sendo a mais produtiva e com uma maior rede de coautoria em suas produções. A Revista do Arquivo Nacional – ACERVO se destaca como sendo responsável por 10% dos artigos publicados. A análise do conteúdo dos resumos mostra que as produções, em sua maioria, abordam 05 temáticas principais. Conclusões: As publicações sobre a referida temática dentro da área de Ciência da Informação ainda são ínfimas e há pouca representatividade de pesquisadores que desenvolvem estudos contínuos sobre o tema. Ressalta-se a necessidade de maior divulgação temática dentro dos âmbitos acadêmicos e eventos da referida área como forma de dinamizar e expandir essas discussões e pesquisasArtigo O direito de acesso à informação pública e a gestão da informação nas universidades: estudo de caso em uma instituição de ensino superior(Interface, 2016-12) Barbosa Neto, Pedro Alves; Costa, Gilvan Bernardo daVivemos neste século, a era da informação, a qual provoca revoluções nos aspectos tecnológicos, da comunicação e principalmente da informação. Essa evolução tem afetado todos os setores da sociedade, inclusive a administração pública. Com as instituições de ensino superior não é diferente, visto serem grandes produtoras de uma imensa massa documental e informacional. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre o direito à informação, o acesso e como se dá esse processo no âmbito de uma instituição pública federal de ensino superior. Trata-se de um estudo de caso, adotando-se a pesquisa qualitativa, através de revisão bibliográfica, revisão nos seus instrumentos normativos e de gestão, análise documental, observação participante e ainda visita in loco aos arquivos e ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da instituição. Analisou-se os instrumentos normativos da instituição, quais sejam: O PDI, o Estatuto, Regimento Geral, Regimento Interno da Reitoria, o Plano de Gestão da atual administração e demais Resoluções atinentes ao tema. Constatou-se que, em relação ao direito à informação, a instituição já atende o que preceitua a Lei de Acesso à Informação (LAI) com a implantação e consolidação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Conclui-se que a nível institucional, a UFRN tem avançado nessa questão e que a consolidação do acesso às informações preceituadas pela LAI já é uma realidade na instituiçãoArtigo Gestão documental em instituições públicas: subsídios e desafios para implantação de uma política de acervo no núcleo de prática jurídica da UERN-Natal(Biblionline, 2016-06) Barbosa Neto, Pedro Alves; Silva, Vânia JuçaraEste trabalho relata a pesquisa desenvolvida sobre as ações de gestão do acervo documental em organizações públicas, tendo como estudo de caso o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-Campus Natal (NPJ). O objetivo geral é diagnosticar o processo de gestão do acervo de processos do NPJ e a partir dessa análise subsidiar a elaboração de um documento propositivo para a construção de uma política de gestão documental. Tem como objetivos específicos compreender as principais dificuldades encontradas pelos responsáveis da gestão do acervo, além de fornecer as diretrizes para um Sistema de Gestão Documental em empresas Públicas através de um diálogo entre os novos paradigmas da gestão estratégica. A metodologia utilizada é observação direta e breve levantamento bibliográfico, para compreender se existe um tratamento adequado da informação nas práticas administrativas cotidianas como também em que sentido o fluxo informacional e o gerenciamento das informações está sendo realizado. Sua justificativa se deve a qualidade e eficiência que uma política de gestão de acervos geraria no cotidiano de uma organização que diariamente trabalha com demandas informacionais. Como resultado pretendemos construir a política de gestão de acervo do NPJ, esboçando algumas medidas que possam ser integradas à rotina da organização e que possa ser eficazmente utilizada como um guia, garantindo qualidade no tratamento, organização e uso das informaçõesArtigo Comportamento informacional dos idosos através dos meios de comunicação(Informação em Pauta, 2017-11) Barbosa Neto, Pedro Alves; Gomes, Vagner Ivan de Alencar; Silva, Silvana Souza da; Oliveira, Solange Gomes Toscano de; Barbosa, Claudia Cristina Oliveira de LimaAborda a relação entre os idosos e os meios de comunicação existentes, levando em consideração as transformações advindas das evoluções tecnológicas, que cada vez mais são inseridas em seu cotidiano. Destaca a necessidade de realizar estudos voltados para esse tipo de usuário, a fim de apresentar dificuldades que eles enfrentam na utilização dos meios de comunicações atuais. Objetiva identificar os meios de comunicações utilizados pelos idosos como forma de adquirir informações e especificar quais suas preferências e dificuldades ao utilizá-los. Emprega como metodologia a pesquisa exploratória e descritiva tendo em vista que se buscou informações através da aplicação de questionários e a realização de entrevistas de forma aleatória, com idosos a partir de 60 anos de idade, em diversas localidades da cidade do Natal/RN. Constatou-se que os meios de comunicação mais utilizados pelos idosos são a Televisão e o Rádio e com relação à era digital, 77% dos pesquisados possuem dificuldades em obter informações a partir da Internet. Percebe-se que todos idosos entendem a necessidade das pessoas estarem bem informadas, utilizando todos os meios que são disponibilizados, tais como: jornais, tvs, redes sociais, ou seja, os diversos meios de comunicaçãoArtigo Legibilidade informacional: análise da clareza na apresentação das informações em receituários médicos(Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, 2017-12) Barbosa Neto, Pedro Alves; Silva, Laryssa Marques; Cruz, Jackson Matheus de Lima; Torres, Luciana Alves; Avelino, Luana Paula Barbosa; Silva, Dariênio Xavier daO estudo em tela analisa o nível de satisfação dos cidadãos da cidade de Natal-RN, em relação às prescrições médicas adquiridas. Tendo como ênfase a legibilidade dos receituários médicos, tanto por parte do paciente quanto dos farmacêuticos. A partir disso, a pesquisa toma como base a Lei Federal nº. 5.991/75 que assegura o direito dos cidadãos de receberem um receituário legível e o Artigo 15 do Decreto Federal nº. 20.931, uma vez que esse revela que as informações abreviadas em receituários médicos são proibidas. Assim, o desconhecimento por parte da população, usuária deste serviço, a respeito da legislação vigente, a qual assegura aos usuários de receitas os seus direitos, se mostra insuficiente. A partir destes dados, pretende conscientizar as bibliotecas, os hospitais, os postos de saúde, as farmácias, a população e os próprios médicos da importância da clareza das informações contidas em receituários. Torna visível a importância de uma informação legível, em todos os suportes informacionais, como também a influência desta legibilidade na vida do usuário