CCHLA - DEART - Livros Eletrônicos

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  • Livro
    Ensino de Artes na escola
    (SEDIS-UFRN, 2019-09-12) Vieira, Marcilio de Souza (org.); Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; Pontes, Gilvânia Maurício Dias; Mosca, Maristela de Oliveira; Fonseca, Nayde Solange Garcia
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber, bem como REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Santos: arte popular prodigiosa
    (UFRN, 2012) Ramos, Everardo Araújo
    Exposição de arte popular do escultor norte-rio-grandense Seu Santos no Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do "Projeto Vernáculo: a criação popular no RN" do Programa Primeiro Projetos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte
  • Livro
    Improcesso 6: em prosa e verso
    (Forma Mídias, 2023-12-07) Leal, Patrícia
    Improcesso é uma residência artística bienal que acontece desde 2013. Surgiu com a necessidade de aprofundamento da linguagem da improvisação em tempo real, a partir do projeto de extensão Jam Session: momento cênico em movimento, que acontece desde 2010, e promove encontros mensais em improvisação com dançarinos, músicos, artistas visuais, atores, e quaisquer interessados na arte do movimento, de maneira geral. A residência aprofunda o desenvolvimento da arte processual contemporânea a partir de uma vertente metodológica, a Arte pelos Sentidos (LEAL, 2021), em diálogo, por meio da linguagem da improvisação e da dramaturgia em tempo real, com outros artistas. A residência tem convocatória pública que, nesta edição, foi aberta no dia internacional da Dança, com a Performance/Exposição Nua (2023), seguida de lançamento de perfumes autorais e, ainda,com roda de conversa e meditação perfumada, para fechar a exposição, promovendo o evento. Nesta sexta edição, tivemos como convidado para a palestra de abertura, o músico Divanir Gattamota (Unicamp – SP). Os residentes que compuseram o trabalho vieram de várias cidades e estados do Brasil, como Goiânia – GO, Vitória – ES, Campina Grande, Queimadas – PB, além da Grande Natal e interior. Como fruto dessa residência artística tão saborosa e perfumada, abrimos o processo ao público com a apresentação: Em prosa e verso, no auditório Onofre Lopes dia 01/06/2023; construímos esta publicação com impressões, relatos, canções e poesia; e desenvolvemos um curta-doc, cujo link encontra-se no final do livro. Inspirem-se!! Patrícia Leal O Improcesso 6 foi composto por: Anna Cecília de Oliveira . Karenine Porpino . Bruna dos Santos . Nayla Maria Gomes . Fran Herculano . Tato Takai . Patrícia Leal . Divanir Gattamorta . Einstein da Costa . Kamillo Kaio Lima . Tassio Luan de Lima . Ruy Victor Conceição . Kenne Felipe Alves – Fabrício de Moura . Arthur Felipe Lima . Amanda Lua Rosa . Dilcecléia Peixoto . Ana Angélica Araújo – André Luiz da Silva . Amanda Pedrosa . Riane Meyrielle . José Isac da Silva.
  • Livro
    Movimentos de afetos: ressonâncias, recortes e memórias do método dança-educação física
    (ANDA, 2023-10-12) Vieira, Marcilio de Souza; Gama, Leonardo Rocha da; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796
    Este é um livro que transborda afetos e memórias do Método Dança-Educação Física (MDEF) e consequentemente de seu criador, Edson Claro. Aqui, os textos/falas são compilações da I Jornada Internacional Edson Claro que ocorreu nas dependências do Departamento de Educação Física e do Laboratório VER, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e reuniu pesquisadores, professores, amigos, alunos e demais pessoas interessadas em saber mais sobre o MDEF. Por três dias discutimos e refletimos o legado de Edson Claro: o Método Dança-Educação Física. Para além do método, foram abordadas as relações do MDEF com a fenomenologia, com a própria Dança e a produção científica e artística a partir dos grupos e companhias de dança criados por Edson Claro na cidade do Natal e na UFRN, a saber: Acauã Cia de Dança, Grupo de Dança da UFRN, Gaia Companhia de Dança, Companhia dos Meninos, dentre outros que foram significantes para o fazer Dança na universidade. Também dentro da seara do MDEF, teceu-se reflexões sobre a consciência corporal e os estudos do Grupo de Estudos de Natal (GEN).
  • Livro
    Quais danças estão por-vir? trânsitos, poéticas e políticas do corpo
    (ANDA, 2020-06-15) Vieira, Marcilio de Souza; Souza, Marco Aurélio da Cruz; Jesus, Thiago Silva de Amorim
    O livro que ora apresentamos aos leitores de Dança e pessoas interessadas na temática é fruto das palestras proferidas no VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança ocorrido em junho de 2019 no auditório da Reitoria da UFBA e na Escola de Dança dessa mesma universidade. Com o tema “Quais danças estão por-vir? Trânsitos, poéticas e políticas da/na dança” possibilitou a reflexão do ensino da dança no contexto universitário e fora dele, além de refletir as políticas de cerceamento instauradas no país. A referida obra é dividida em quatro tópicos compostos por textos de pesquisadores convidados que tematizaram em suas falas esses trânsitos poéticos e políticos de uma dança em constante construção. No tópico TRÂNSITOS, POÉTICAS E POLÍTICAS DA/NA DANÇA são apresentados os textos de Lucas Valentim Rocha, Marco Aurélio da Cruz Souza, Thiago Silva de Amorim Jesus; Isabelle Launay e Mônica Macher. Em sua escrita a seis mãos os autores Rocha, Souza e Jesus traçaram um olhar sobre o VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA 2019, seus desdobramentos e êxitos. Launay por sua vez dissertou sobre sua experiência com a pesquisa como professora universitária no contexto francês em suas Poéticas e políticas da memória das obras em dança: trabalho da memória dos repertórios, culturas do esquecimento e citação; já Macher nos traz um panorama do ensino da dança na PUC do Peru em seus “Retos de la investigación en danza en la academia: de escuela a facultad” como uma reflexão para La especialidad de danza, iniciada a partir de la intuición de formalizar un espacio para la creación y difusión de la danza, es atravesada de cambios progresivos a consecuencia de su institucionalización, lo que lleva a cuestionar a sus miembros (a su vez agentes de soporte y unidad ante los cambios) sobre el fin de la creación, así como los procedimientos y herramientas consideradas estables hasta ese momento. Com o intuito de manter o diálogo entre associações nacionais que abrigam as pesquisas em Dança, os textos dos pesquisadores Marcilio de Souza Vieira, Katya Souza Gualter e Eleonora Campos da Motta Santos trouxeram suas visões e aspectos sobre a ANDA E ABRACE: DIFICULDADES, PERSPECTIVAS E CONFLUÊNCIAS DAS ASSOCIAÇÕES. Confluências, perspectivas e dificuldades das associações ABRACE e ANDA, texto escrito por Vieira discutiu sobre a trajetória de pesquisa dessas duas associações cientificas aproximando-as dentro desse contexto de pesquisa em especial por pesquisadores de universidades brasileiras das Artes Cênicas, além das dificuldades encontradas para suas sobrevivências; já Gualter tematizou sobre a ANDA & ABRACE: Potencializando a dança em trânsitos, poéticas e políticas de interação. Em sua escrita a autora apresenta suas impressões e experiências, como Pesquisadora da Dança e Gestora Pública, ressaltando a importância da ampliação de Redes para o fortalecimento da Dança nas Instituições formais e não formais de ensino. Nessa perspectiva, enfatiza a ANDA e a ABRACE como Associações fundamentais para a Dança, na medida em que ambas trabalham na configuração e difusão de Redes, ocupando e sedimentando espaços da área junto as Artes Cênicas (ABRACE) e fundando territórios para o tratamento focado neste campo único de saber (ANDA). Santos descreve em seu texto intitulado “ABRAÇOS e ANDANÇAS: um olhar sobre distanciamentos e aproximações entre as associações ABRACE e ANDA” reflexões sobre a história, as articulações políticas e as poéticas da Anda como um local onde a dança emerge. No contexto de incertezas que passam as universidades públicas brasileira e, em especial as pós-graduações da área de humanidades, o Encontro Científico abriu espaço para debater a PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA: PERSPECTIVAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Pesquisadores como Daniela Amoroso (PPGDança/UFBA), Lígia Lousada Tourinho e Maria Inês Galvão Souza (PPGDAN/UFRJ); Beth Rangel, Carmen Paternostro, Lenira Peral Rengel e Rita Ferreira de Aquino (PRODAN/UFBA), Jacyan Castilho (representante de área Artes/Capes – mestrado e doutorado acadêmico) e Lucas Robatto (representante de área Artes/Capes – mestrado e doutorado profissional) relataram em suas escritas sobre o Doutorado Acadêmico em Dança da UFBA como conquista da pós-graduação na área de Artes, sobre o Programa de Pós-graduação em Dança da UFRJ: uma expansão natural após 80 anos de implementação da Dança na instituição, o novo modelo de pós-graduação profissional a partir do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança: Qualificação profissional e impacto social. Castilho e Robato, respectivamente, dissertaram sobre suas experiencias na Perspectivas de produção de conhecimento na Pós-Graduação em Dança e n’As mudanças conceituais no sistema de avaliação da CAPES: O estado da arte. Finalizando os textos que compõem essa coletânea que reflete sobre a Dança no contexto universitário foi relatado/escrito por Antrifo Sanches a realidade do único Curso de licenciatura em Dança na modalidade EAD no Brasil e outras danças que estão por-vir. Sanches apresenta o Curso de Licenciatura em Dança na modalidade a distância na Universidade Federal da Bahia, ação pioneira na Educação a Distância no Brasil. Destaca o contexto positivo e motivador para a criação do curso e apresenta o processo de construção dos parâmetros e da matriz curricular proposta pela equipe de professores, processo este envolto em incertezas causadas pela ausência de parâmetros e experiências em dança na Educação a Distância. Por fim, a gestão 2018-2020 fez na abertura do VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, através da professora Daniela Maria Amoroso uma homenagem à professora doutora Inaicyra Falcão pelos anos de dedicação ao ensino da Dança em uma instituição universitária pública brasileira que ora transcrevemos nessa coletânea. A ANDA agradece ao fomento disponibilizado pela CAPES para a realização do VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, além de todos os/as envolvidos/as na feitura do evento da Escola de Dança da UFBA. Agradecimentos especiais aos colaboradores associados: alunos de graduação, Iniciação Científica, Mestrandos, Mestres, Doutorandos, Doutores e toda comunidade acadêmica da Dança.
  • Livro
    A permanência da memória: registros de dança da cidade do Natal
    (EDUERN, 2020-10-09) Vieira, Marcilio de Souza
    O livro que trata de um registro da memória da dança na cidade do Natal. Memória que só foi possível pelos registros encontrados em recortes de jornais do acervo do Teatro Alberto Maranhão, dos depoimentos de alguns artistas que vivenciaram essa dança em períodos próximos ou longínquos, de programas de espetáculos, de fotografias de acervos pessoais ou de grupo/companhias cedidas para essa pesquisa.A memória embora coletiva desse texto reflete uma dança apreciada na capital ainda no final dos anos de 1940 e iniciada enquanto práxis nos anos de 1960. Memória de conhecimentos e esquecimentos, de pessoas, histórias, danças, de criações que falam de um espaço singular, de fatos que de alguma forma estão documentados nesses recortes de jornais, nesses programas de espetáculos, nessas fotografias, histórias/memórias que ganham corpo com essa escrita tida como um lugar de memória em que se pode inventar significados.
  • Livro
    Gaya Dança Contemporânea: um desejo, um projeto, uma realização
    (ANDA, 2020-10-09) Vieira, Marcilio de Souza
    Os textos desse catálogo foram escritos por ex-coordenadores e coordenadores da Gaya Companhia de Dança e dão conta de um passado, não tão distante, para rememorarmos fatos passados, interpretados no presente. Não damos conta de toda uma memória de dança da Gaya Companhia de Dança aja vista que fatos se perdem, outros são esquecidos, pessoas desaparecem e selecionamos aquilo que nos interessa ser lembrado. E lembramos das interações poéticas vivenciadas na Gaya Dança Contemporânea, as fases pelas quais passou a companhia, as amizades, as experiências dos bailarinos e diretores, as experimentações com a criação coletiva, a continuidade dessa nova terra-mãe e as relações da dança empreendida por esse projeto de extensão permanente do DEART com a Educação. Nessa homenagem de 30 anos dessa companhia, podemos dizer que é possível aprender que as muitas formas com que a dança se configura no presente só existem porque outras existiram e porque o desejo de dançar continua latente e é capaz de projetar outras danças.
  • Livro
    Em fluxo: poesia, prosa, teoria em dança na contemporaneidade
    (Caule de Papiro, 2017-04-25) Leal, Patrícia
    Um mundo de aromas, sabores, visibilidades e intensidades diversas se transmutam em espacialidades e temporalidades do gesto dançante e em palavras a serem lidas. A leitura cabe, sobretudo, àqueles cuja sensibilidade os permite perceber, nas palavras uma dança e na dança, uma potência geradora da escrita. Os textos que aqui se apresentam são mais próximos dos poemas que dos textos acadêmicos, porém, não menos importantes para a pesquisa e para o ensino da dança, por desvelarem modos ainda pouco divulgados de produzir conhecimento, como fruto da pesquisa artística, e ao mesmo tempo, acadêmica. Portanto, é fruto de ação sensível e corajosa que procura romper, mesmo que delicadamente, e de mansinho, com a distância que ainda insiste em existir entre dançar, pesquisar e educar. (Apresentação, por Karenine Porpino).