Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30344
Título: O ENADE como instrumento gerencial: uma avaliação do curso de engenharia de produção da UFRN
Título(s) alternativo(s): The ENADE as a management tool: an evaluation of the industrial engineering course – UFRN
Autor(es): Câmara, Hugo Estevam
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Vasconcelos, Natalia Veloso Caldas de
Hékis, Hélio Roberto
Palavras-chave: Avaliação;Qualidade;Enade;Engenharia de Produção
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Referência: CÂMARA, H. E.; QUEIROZ, F. C. B. P.; QUEIROZ, J. V.; VASCONCELOS, N. V. C.; HÉKIS, H. R.. O ENADE como instrumento gerencial: uma avaliação do curso de engenharia de produção da UFRN. Ciências Sociais em Perspectiva (Impresso), v. 11, p. 1-15, 2012. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/6408. Acesso em: 27 set. 2020. https://doi.org/10.5935/rcsp.v11i20.6408
Resumo: Apresenta uma proposta de ação a fim de contribuir com a melhoria do desempenho dos alunos do curso de engenharia de produção da UFRN avaliados por meio do ENADE. A pesquisa é bibliográfica do tipo exploratória e descritiva, e o método é o estudo de caso. O estudo de caso possibilitou a análise aprofundada de um caso individual, o curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados do presente estudo evidenciam uma preocupação com o desempenho dos alunos concluintes do curso de Engenharia de Produção da UFRN. Logo, conclui-se que as propostas de ações levantadas para melhoria do desempenho constituem-se num importante instrumento de apoio à decisão para o gestor de curso, pois ao permitir uma avaliação do ENADE, propicia informações diferenciadas ou mesmo realizar correlações antes improváveis, que lhe permitem maior embasamento para interferir com eficiência e eficácia na realidade encontrada
Abstract: Present a proposal of action to contribute in the performance improvement of students of the Industrial Engineering course in the Federal University of Rio Grande do Norte evaluated by the ENADE. The research literature is exploratory and descriptive type, and the method is a case study. In this case study was necessary a bibliographic research to analyze the specific case. The results indicate the concern with the performance of the students in the last semester. Therefore, the actions proposal for improvement of the performance are an important instrument that can help the course manager evaluate the ENADE results, by the correlations that were found
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30344
ISSN: 1981-4747
Aparece nas coleções:CT - DEB - Artigos publicados em periódicos
CT - DEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENADEInstrumentoGerencial_Hékis_2012.pdf223,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons