Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30505
Title: Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente
Authors: Hawerroth, Jolmar Luis
Hékis, Hélio Roberto
Queiroz, Jamerson Viegas
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Keywords: Avaliação de desempenho;Estratégia;Instituições de ensino;Ensino superior
Issue Date: 2011
Publisher: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Citation: HÉKIS, H. R.; HAWERROTH, J. L. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; QUEIROZ, J. V. . Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 22, p. 53, 2013. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/1989. Acesso em: 16 out. 2020. http://dx.doi.org/10.18222/eae224820111989
Portuguese Abstract: Este estudo tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, considerando as estratégias acadêmicas constantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de uma faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente com base nas estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfase em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do estudo, sendo importante frisar que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela instituição. Dessa forma, o referido modelo possibilita, aos administradores acadêmicos, maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada
Abstract: This study aims to present a model for evaluating teacher performance, considering the academic strategies in the projects of teaching undergraduate courses in a private college in the state of Santa Catarina, Brazil. In this context, we seek to highlight the importance of new management tools for the success of institutions of higher education, especially for an efficient management of the faculty based on the strategies outlined for achieving organizational objectives. The methodological procedures of the study are exploratory, descriptive and evaluative. The method used is historical interpretative and the mode of investigation is a case study. The model proposed for assessing teacher performance based on academic strategies has been validated in the Course of Administration with emphasis on General Management, Management of Information Systems, International Business and Marketing at the institution under study. It is important to stress that this allows us to analyze in detail each teacher's performance in achieving the goals set by the institution. Thus, this model allows academic administrators to achieve a better basis to interfere effectively in the organizational reality evidenced
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30505
ISSN: 1984-932X
Appears in Collections:CT - DEB - Artigos publicados em periódicos
CT - DEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstratégiasAcadêmicasAlternativas_Hékis_2013.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.