Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31041
Título: | A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, no contexto do Programa Mais Médicos: desafios e potencialidades |
Título(s) alternativo(s): | The Multicampi School of Medical Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte in the context of the More Doctors Program: challenges and potentialities |
Autor(es): | Melo, Lucas Pereira de Santos, Marcelo dos Câmara, Rafael Barros Gomes da Braga, Liliane Pereira Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e Pinto, Tiago Rocha Costa, Pâmera Medeiros da Azevedo, George Dantas de |
Palavras-chave: | Educação Médica;Programa Mais Médicos;Currículo;Medical Education;More Doctors Program;Curriculum |
Data do documento: | 21-Ago-2017 |
Editor: | UNESP |
Referência: | MELO, Lucas Pereira de; SANTOS, Marcelo dos; CÂMARA, Rafael Barros Gomes da; BRAGA, Liliane Pereira; OLIVEIRA, Ana Luiza de Oliveira e; PINTO, Tiago Rocha; COSTA, Pâmera Medeiros da; AZEVEDO, George Dantas de. A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, no contexto do Programa Mais Médicos: desafios e potencialidades. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 1333-1343, 21 ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501333&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0394 |
Resumo: | A proposta deste artigo é relatar criticamente a experiência institucional e curricular de implantação do curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este relato se coloca como forma de documentar, monitorar e refletir sobre o desenvolvimento das ações de expansão de vagas e criação de novos cursos de Medicina em universidades federais, no âmbito do Programa Mais Médicos. Para tanto, foram descritas de maneira crítica as ações de ensino, pesquisa e extensão já desenvolvidas, além de apresentar uma visão geral do curso e da integração ensino-serviço-comunidade, destacando os êxitos logrados e os desafios no desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. Por fim, são apresentadas as dificuldades inerentes à implantação de novos cursos fora dos centros urbanos no Brasil |
Abstract: | This paper reports on the institutional and curricular experience of launching the Medical Course of the Multicampi School of Medical Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). This report is a way of documenting, monitoring and reflecting on the development of actions of expansion of seats and creation of new medical courses in federal universities, within the framework of the More Doctors Program. To that end, the teaching, research and extension actions already developed are critically described, as well as it is presented an overview of the course and the teaching-service-community integration, highlighting the achievements and challenges in the development of teaching, research and extension. Finally, we describe the difficulties inherent in the implantation of new courses outside urban centers in Brazil |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31041 |
ISSN: | 1414-3283 1807-5762 10.1590/1807-57622016.0394 |
Aparece nas coleções: | EMCM - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoMaisMedicos_Oliveira_2017.pdf | 127,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons