Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31170
Title: | A deficiência em foco nos currículos de graduação da UFRN: uma abordagem histórica (1960-2015) |
Other Titles: | Disability in focus in UFRN graduation curriculum: an historical approach (1960-2015) |
Authors: | Amorim, Érico Gurgel Medeiros Neta, Olivia Morais de Guimarães, Jacileide |
Keywords: | Pessoa com deficiência;Educação especial;Inclusão educacional;Educação Superior;Currículo;People with disabilities;Special education;Educational inclusion;College education |
Issue Date: | 20-Apr-2016 |
Publisher: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) |
Citation: | AMORIM, Érico Gurgel; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de; GUIMARÃES, Jacileide. A deficiência em foco nos currículos de graduação da ufrn: uma abordagem histórica (1960-2015). Holos, [s. l.], v. 2, p. 231-248, 20 abr. 2016. Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4000. Acesso em: 22 set. 2020. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.4000 |
Portuguese Abstract: | A deficiência é um conceito histórico-social e, como tal, requer a sua discussão nos diversos segmentos da sociedade, os quais inclui o sistema educacional. Deste modo, o artigo objetiva mapear, no período de 1960 a 2015, os componentes curriculares dos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que versam sobre a deficiência em seus diversos contextos, e também, discorrer sobre de que modo o tema da deficiência e suas concepções foram retratados nestes currículos. Utilizou-se de pesquisa exploratória e documental em base de dados eletrônica do SIGAA/UFRN, realizada no período de janeiro a março de 2015. Os resultados expressam um crescente aumento na oferta de componentes curriculares com foco na deficiência no período em estudo, notavelmente nas áreas de educação e libras. Também indicam mudanças nas denominações atribuídas ao sujeito com deficiência, bem como nas concepções e paradigmas correlatos presentes nos componentes curriculares |
Abstract: | Disability is a historical-social concept and, much as, requires its discussion among the various society levels, which includes the educational system. Thus, the article aims to chart out, in the period between 1960-2015, the curricular components of the undergraduate curriculum at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), which deal with the deficiency in its various contexts, and also discuss how the theme of disability and its views were portrayed in these curriculums. We took advantage of an exploratory and documentary research in electronic database of SIGAA / UFRN, held from January to March 2015. The results show a steady increase in the supply of curriculum components focusing on disability during the studied period, notably in areas of education and BSL (Brazilian Sign Language). They also indicate changes in the designations assigned to the people with disabilities, as well as the related concepts and present paradigms in curriculum components |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31170 |
ISSN: | 1807-1600 1518-1634 |
Appears in Collections: | CE - DFPE - Artigos publicados em periódicos EMCM - Artigos publicados em periódicos ESUFRN - Artigos Publicados em Periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DeficienciaCurriculosGraduacao_Amorim_2016.pdf | 337,93 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License