Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31745
Title: O ciclo das compras: uma análise etnográfica sobre compras femininas de roupas, acessórios e maquiagens em Natal
Authors: Silva, Adara Pereira da
Advisor: Freitas, Eliane Tania Martins de
Keywords: Consumo feminino;Compras;Sociabilidade
Issue Date: 26-Oct-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Adara Pereira da. O ciclo das compras: uma análise etnográfica sobre compras femininas de roupas, acessórios e maquiagens em Natal. 2020. 187f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Este trabalho investiga, por meio de uma etnografia das compras, o consumo de roupas, acessórios e maquiagens de um grupo de dez mulheres em Natal, no Rio Grande do Norte. A etnografia foi realizada a partir da comparação dos relatos das interlocutoras, bem como da comparação de suas relações com os espaços urbanos do Alecrim, Centro e Natal Shopping e, com os espaços virtuais do Instagram, Whatsapp, Pinterest, Youtube e Facebook. Foi possível detectar a existência de um ciclo de consumo que inclui, o que denominei: “Ciclo das compras”. Este compreende três estágios: o primeiro estágio engloba o planejamento da compra e produção do gosto, o segundo compreende o ato da compra e o terceiro estágio envolve os usos dos itens adquiridos. Cada um dos estágios deste ciclo está relacionado a diversos aspectos da vida social e cultural. Por conseguinte, esta dissertação tem por objetivo analisar o consumo feminino, por meio das compras de roupas, acessórios e maquiagens, como produto e produtor de sociabilidades.
Abstract: This study research, through a shopping ethnography, the consumption the clothes, accessories and makeup of ten women group in Natal, Rio Grande do Norte. The ethnography it was made as from comparation interlocutors reports, and comparing their relations with urban spaces of Alecrim, Centro and Natal Shopping and, with virtual spaces of Instagram, Whatsapp, Pinterest, Youtube and Facebook. It was possible detect the existence of consumption cycle that includes, what I denominate: “Shopping Cycle”. This cycle comprises three stages: the first stage includes purchase planning and preference production, the second comprises the buy act and the third stage involve the uses of purchased items. Each stage this cycle is related to various aspects social and cultural life. So, this dissertation aims to analyze the female consumption, through clothes, accessories and makeup shopping, as product and producer of sociability.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31745
Appears in Collections:PPGAS - Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ciclocomprasanalise_Silva_2020.pdf4,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.