Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31796
Título: | O ensino de história para uma educação das relações étnico-raciais: a história da África para além do livro didático |
Autor(es): | Barbosa, Artur Sérgio de Sousa |
Orientador: | Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes |
Palavras-chave: | História da África;Livro didático de História;Educação antirracista;Educação étnico-racial;Exposição;Ensino de história |
Data do documento: | 4-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | BARBOSA, Artur Sérgio de Sousa. O ensino de história para uma educação das relações étnico-raciais: a história da África para além do livro didático. 2020. 174f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
Resumo: | Este estudo desenvolve tema de pesquisa referente à linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”. Para a execução deste trabalho, partimos de duas problemáticas encontradas no cotidiano da sala de aula: a primeira, as demandas apresentadas por nossos(as) alunos(as), que possuem representações estereotipadas, negativas e naturalizadas sobre a África e seus povos; e a segunda, as limitações apresentadas pelo livro didático de História no que se refere à temática africana. Nesse sentido, nosso objetivo é promover um ensino de história aberto a uma educação das relações étnico-raciais que contribua para uma formação cidadã dos educandos por meio da identificação e do combate aos estereótipos, à discriminação e às representações preconceituosas sobre a história da África e do estudo de sua diversidade socioeconômica e cultural contemporânea. Utilizando como fontes de informação páginas da mídia digital (jornais e sites), oferecemos como produto didático uma proposta de exposição/painel que servirá para refletir sobre as representações e imagens do continente africano no espaço público e que não se faz presente no livro didático de História. Por meio de uma metodologia qualitativa e quantitativa de observação e análise de discursos narrativos e imagéticos, levaremos à sala de aula a possibilidade de reflexão sobre questões como o racismo, a construção de identidades e a formação da consciência histórica. De modo que são imprescindíveis os conceitos de Frantz Fanon, para discutirmos o racismo; ainda, o de identidade de Moita Lopes, que entende que esta pode ser reconstruída no espaço escolar; e de consciência histórica de Jörn Rüsen. Em outra instância, para pensar o nosso produto pedagógico, utilizamos as definições e ideias de Tereza Scheiner e Lílian Florez, sobre a exposição museológica. Nesses termos, esperamos que a nossa pesquisa possa contribuir e auxiliar o leitor na educação para as relações étnico-raciais, a fim de combater exclusões, discutir as desigualdades raciais e desconstruir a ilusão de “democracia racial”, possibilitando, assim, a construção de identidades positivas e promovendo a superação de atitudes racistas e preconceituosas presentes em nossa sociedade. |
Abstract: | The present study develops a research theme related to the research line “Historical Knowledge in the School Area”. In order to perform this paper,we started from two problems found in the classroom environment: the demands presented by our students who have stereotyped, negative and naturalized representations about Africa and its people, as well as the restrictions presented by the history textbook as regards the African themes. For this purpose, we aim to promote the teaching of history open to the education of ethnic-racial relations that can contribute to the citizen education of the students, through identification and fight against stereotypes, discrimination and prejudiced representations on African History and the study of its contemporary socioeconomic and cultural diversity. Using as sources of information digital media pages (newspapers and websites),we offer as a didactic product a proposal for an exhibition / panel that will be useful to reflect on the representations and images of the African continent in the public space which is not present in the history textbook.Through a qualitative and quantitative observation methodology and analysis of narrative discourses and images, we will take to the classroom the possibility of reflection on issues such as racism, the building of identities and the formation of historical awareness.Thus, Frantz Fanon's concepts are indispensable for us to discuss racism; also, that one on identity of Moita Lopes, who understands that it can be reconstructed in the school space; and of the historical conscience of Jörn Rüsen. In another instance, to think about our pedagogical product, we use the definitions and ideas of Tereza Scheiner and Lílian Florez, about the museological exhibition.Finally, we hope that our research can contribute and help the reader with an education for ethnic-racial relations, in order to combat exclusions, discuss racial inequalities and deconstruct the illusion of "racial democracy", making possible, this way, the building of positive identities and promoting the overcoming of racist and prejudiced attitudes present in our society. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31796 |
Aparece nas coleções: | PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensinohistoriaeducacao_Barbosa_2020.pdf | 4,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.