Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32903
Título: A Revista Educação em Questão no contexto da publicação em periódicos de Educação do Norte e Nordeste do Brasil
Título(s) alternativo(s): Revista Educação em Questão in the context of publication in Education journals in the North and Northeast of Brazil
Autor(es): Brito, Max Leandro de Araújo
Orientador: Medeiros Neta, Olivia Morais de
Palavras-chave: Periódicos;Indexadores;Editoração;Educação
Data do documento: 29-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BRITO, Max Leandro de Araújo. A Revista Educação em Questão no contexto da publicação em periódicos de Educação do Norte e Nordeste do Brasil. 2021. 251f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: O estudo tem por objetivo geral estudar o posicionamento da Revista Educação em Questão entre revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil presentes no Google Metrics 2020. O estudo utilizou o método misto, caracterizado como documental e bibliométrico. A coleta de dados foi realizada com base nos dados secundários, pela internet, a saber: 1) lista de revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil; 2) site da Revista Educação em Questão; 3) produções Bibliográficas do Coleta Capes dos anos 2017 e 2018, pesquisadas nos Dados Abertos Capes; 4) artigos e revistas indicadas pelo Google Metrics e Google Acadêmico. Como resultados, o estudo revela que: as convergências temáticas dos artigos, publicados na Revista Educação em Questão de 1987 a 2019, apontam para o alcance de todas as áreas temáticas da ANPEd; a Revista Educação em Questão publica artigos de programas de Educação de todas as regiões do Brasil e isso, também, é refletido no ecossistema dos periódicos de Educação do Norte e Nordeste; a composição dos H index do Google Metrics da Revista Educação em Questão e de revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil está baseada, principalmente, em citações de periódicos e essas citações ocorrem, também, entre as revistas que formam o ecossistema. Por fim, o estudo conclui que o posicionamento da Revista Educação em Questão, entre as demais revistas do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, é de destaque, uma vez que a revista apresenta bons resultados na aceitação entre os programas de Pós-graduação em Educação do Brasil ao comparar com as revistas do Fórum, elevado H index quando comparada às revistas de Educação do Norte e Nordeste presentes no Google Metrics 2020, e ampla publicação nas áreas temáticas da ANPEd.
Abstract: The general objective of the thesis is to study the positioning of the Revista Educação em Questão among the journals of the Forum of Editors of Education Journals of the North and Northeast regions of Brazil present in Google Metrics 2020. The study used the mixed method. The study is characterized as documentary and bibliometric. Data collection was carried out based on secondary data, via the Internet, namely: 1) list of journals from the Forum of Editors of Education Journals of the North and Northeast regions of Brazil; 2) website of the Revista Educação em Questão; 3) Bibliographic productions of Coleta Capes for the years 2017 and 2018, achieved by Dados Aberto Capes; 4) Articles and journals cited by Google Metrics and Google Scholar. As results, the study reveals that: the thematic convergences of the articles, published in the Revista Educação em Questão from 1987 to 2019, point to the scope of all the thematic areas of ANPEd; The Revista Educação em Questão publishes articles of Education Programs from all regions of Brazil and this is also reflected in the ecosystem of Education journals in the North and Northeast; The composition of the H index of the Google Metrics of the Revista Educação em Questão and the journals of the Forum of Editors of Educational Journals of the North and Northeast regions of Brazil is mainly based on periodic citations and these citations are also among the journals that make up the ecosystem. Finally, the study concludes that the positioning of Revista Educação em Questão, among the other journals of the Forum of Editors of Periodical Publications of Education in the North and Northeast regions of Brazil, is remarkable, since the journal presents good results in acceptance among the Postgraduate programs in Education in Brazil compared to the Forum journals, high H index compared to the North and Northeast Education journals present in Google Metrics 2020, and extensive publication in the thematic areas of ANPEd.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32903
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RevistaEducacaoQuestao_Brito_2021.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.