Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33283
Title: Vitamina D em pacientes com COVID-19: atuais perspectivas
Authors: Albuquerque, Ana Beatriz Bessa de
Keywords: vitamina D3;vitamina D;25OHD;colecalciferol;ergocalciferol;SARS-CoV-2;coronavírus;COVID-19
Issue Date: 24-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALBUQUERQUE, Ana Beatriz Bessa de. Vitamina D em pacientes com COVID-19: atuais perspectivas. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição). Departamento de Nutrição. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: A intensa busca terapêutica capaz de prevenir e/ou tratar a COVID-19 sugere a vitamina D como um possível recurso. Sabe-se que a vitamina D desempenha diversos papéis extra esqueléticos no organismo, com destaque no sistema imunológico. O objetivo deste trabalho é construir uma revisão narrativa da literatura no que se refere as atribuições e perspectivas atuais de utilização da vitamina D em pacientes diagnosticados com COVID-19. A estratégia de busca ocorreu em duas ocasiões, em meses distintos, utilizando-se das evidências científicas disponíveis na base de dados PubMed (MEDLINE) para a elaboração da presente revisão narrativa. No que tange os papéis fisiológicos e imunológicos da vitamina D e mecanismos de ação, em infecções respiratórias, principalmente em relação à COVID-19. Um limitado número de ensaios clínicos e estudos observacionais sugerem uma possível associação entre as concentrações séricas de 25(OH)D e o quadro clínico da COVID-19 (mortalidade, inflamação, gravidade da doença, necessidade de ventilação mecânica ou admissão em UTI), contudo, tais estudos diferem quanto aos delineamentos experimental, tamanho amostral e os desfechos avaliados, o que impossibilita, dentre outros aspectos, uma acurada análise comparativa no corpo de evidências. Portanto, estudos bem delineados que evidenciem de forma clara e objetiva o papel da vitamina D na prevenção e/ou tratamento da COVID-19 ainda faz-se necessário.
Abstract: A intensa busca terapêutica capaz de prevenir e/ou tratar a COVID-19 sugere a vitamina D como um possível recurso. Sabe-se que a vitamina D desempenha diversos papéis extra esqueléticos no organismo, com destaque no sistema imunológico. O objetivo deste trabalho é construir uma revisão narrativa da literatura no que se refere as atribuições e perspectivas atuais de utilização da vitamina D em pacientes diagnosticados com COVID-19. A estratégia de busca ocorreu em duas ocasiões, em meses distintos, utilizando-se das evidências científicas disponíveis na base de dados PubMed (MEDLINE) para a elaboração da presente revisão narrativa. No que tange os papéis fisiológicos e imunológicos da vitamina D e mecanismos de ação, em infecções respiratórias, principalmente em relação à COVID-19. Um limitado número de ensaios clínicos e estudos observacionais sugerem uma possível associação entre as concentrações séricas de 25(OH)D e o quadro clínico da COVID-19 (mortalidade, inflamação, gravidade da doença, necessidade de ventilação mecânica ou admissão em UTI), contudo, tais estudos diferem quanto aos delineamentos experimental, tamanho amostral e os desfechos avaliados, o que impossibilita, dentre outros aspectos, uma acurada análise comparativa no corpo de evidências. Portanto, estudos bem delineados que evidenciem de forma clara e objetiva o papel da vitamina D na prevenção e/ou tratamento da COVID-19 ainda faz-se necessário.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33283
Appears in Collections:CCS - TCC - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VitaminaD_Albuquerque_2021.pdf644,16 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons