Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33425
Título: O uso de ferramentas do google para ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
Autor(es): Costa, Adnama Lins Gorgônio
Orientador: Rabelo, Humberto
Palavras-chave: Educação Especial;Ferramentas Colaborativas;Usabilidade
Data do documento: 9-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: COSTA, Adnama Lins Gorgônio. O uso de ferramentas do google para ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista. Caicó, RN: 2021. 66f. Monografia (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó.
Resumo: Tendo em vista os benefícios relacionados à informação que a internet e a tecnologia trazem, é cada vez comum inseri-los na educação como uma forma de apoio para o conhecimento. A exemplo disso, na educação especial as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), assumem um papel primordial de auxiliar as práticas pedagógicas, aumentar a mídia interativa entre professor-aluno e atrair a atenção dos discentes por meio da interação com o universo informativo. Neste contexto, o presente trabalho versa sobre a usabilidade de ferramentas colaborativas, e tem como objetivo investigar e verificar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da criação de Histórias em Quadrinhos utilizando os aplicativos Google Drive. Para tanto, do ponto de vista metodológico, foi realizado um estudo de caso em torno da ferramenta Google Drive a partir dos alunos portadores de TEA e aplicação de questionário online aos professores de uma escola da rede pública da cidade de São João do Sabugi/RN. Quanto ao contexto da pesquisa, através dos resultados, conclui-se que o Google Drive possui boa usabilidade e que a utilização de tal ferramenta é uma opção útil e viável na perspectiva dos profissionais da educação voltada para alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista.
Abstract: In view of the benefits related to information that the internet and technology bring, it is increasingly common to insert them in education as a form of support for knowledge. For example, in special education, Information and Communication Technologies (ICT) play a key role in helping pedagogical practices, increasing interactive media between teacher-students and attracting students' attention through interaction with the informational universe. In this context, this work is about the usability of collaborative tools, and aims to investigate and verify the teaching and learning process of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) through the creation of Comics using Google Drive applications. Therefore, from a methodological point of view, a case study was carried out on the Google Drive tool from students with ASD and the application of an online questionnaire to teachers of a public school in the city of São João do Sabugi/RN. As for the research context, through the results, it is concluded that Google Drive has good usability and that the use of such tool is a useful and viable option from the perspective of education professionals focused on students with Autistic Spectrum Disorder.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33425
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoFerramentasGoogle_Costa_2021.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons