Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33770
Título: Projeto música na escola: ação de educação musical na rede de educação básica de Nísia Floresta/RN
Autor(es): Silva, Aldo Gomes da
Orientador: Luna, Camila Larissa Firmino de
Palavras-chave: Educação Musical;Educação Básica;Pedagogia de Projetos
Data do documento: 18-Ago-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Aldo Gomes da Projeto música na escola: ação de educação musical na rede de educação básica de Nísia Floresta/RN. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: O presente trabalho se refere a um estudo de caso sobre o Projeto Música na Escola, que tem sido desenvolvido desde 2017 em uma instituição escolar na cidade de Nísia Floresta (RN), com o público do Ensino Fundamental II. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as contribuições do Projeto Música na Escola para a consolidação do ensino de música na Escola Municipal Yayá Paiva em Nísia Floresta/RN, enfatizando os benefícios que práticas baseadas na Pedagogia de Projetos podem oferecer para a realidade atual do ensino de música no contexto escolar. Buscou-se autores que abordam essa metodologia de ensino, como Nogueira (2001), Moura (2010) e Fernandes (2016), a fim de realizar um diálogo com a literatura que trata sobre o tema em questão. A produção de dados se deu por meio da aplicação de dois questionários elaborados para dois grupos distintos: estudantes e equipe pedagógica, abrangendo representantes de toda a comunidade escolar, com a finalidade de compreender o Projeto Música na Escola e a sua relevância como um todo, investigando como essas atividades contribuem para a aprendizagem e a formação do aluno. Nos resultados obtidos, observou-se uma considerável participação e aceitação do projeto pela comunidade escolar, o qual tem contribuído para uma formação plena do sujeito. Com isso, o trabalho propõe fortalecer as reflexões sobre a Pedagogia de Projetos, difundindo ainda mais essa metodologia, já há algum tempo utilizada no contexto educacional.
Abstract: The present work refers to a case study about the Music at School Project, which has been developed since 2017 in a school institution in the city of Nísia Floresta (RN), with the public of Elementary School II. The general objective of this research was to analyze the contributions of the Music at School Project to the consolidation of music teaching at the Yayá Paiva Municipal School in Nísia Floresta/RN, emphasizing the benefits that practices based on Project Pedagogy can offer to the current reality of education of music in school context. Authors who address this teaching methodology were sought, such as Nogueira (2001), Moura (2010) and Fernandes (2016), in order to conduct a dialogue with the literature dealing with the topic in question. Data production was carried out through the application of two questionnaires designed for two distinct groups: students and teaching staff, covering representatives of the entire school community, in order to understand the Music at School Project and its relevance as a whole, investigating how these activities contribute to student learning and education. In the results obtained, it was observed a considerable participation and acceptance of the project by the school community, which has contributed to a full formation of the subject. With that, the work proposes to strengthen the reflections on the Pedagogy of Projects, spreading even more this methodology, already used in the educational context for some time.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33770
Outros identificadores: 20170072734
Aparece nas coleções:EMUFRN - TCC - Música (licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProjetoMusicaEscola_Silva_2021.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons