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Title: A educação e o trabalho interprofissional em saúde na residência multiprofissional em saúde da família: o olhar do preceptor e do residente
Authors: Costa, Marcelo Viana da
Freitas, Claudia Helena Soares de Morais
Forte, Franklin Delano Soares
Nascimento, Renata Maria Moura
Keywords: Relações Interprofissionais;Residência Multiprofissional em Saúde;Atenção Básica;Estratégia Saúde da Família
Issue Date: 10-Jul-2018
Publisher: Revista da ABENO - Associação Brasileira de Ensino Odontológico
Citation: COSTA, Marcelo Viana et. al. A educação e o trabalho interprofissional em saúde na residência multiprofissional em saúde da família: o olhar do preceptor e do residente. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO, 53., 2018, Brasilia. Revista da ABENO: São Paulo, 2018. v. 18. p. 28-28.
Portuguese Abstract: A Residência tem como eixo estruturante a aprendizagem baseada na prática profissional, na educação de adultos e, portanto, na aprendizagem significativa, ou seja, a valorização do trabalho e dos trabalhadores orienta as atividades de teorização e reflexão crítica, propiciando à identificação das necessidades de aprendizagem de cada residente, mostrando também alinhamento com a preocupação em torno da escolha de uma teoria que sustente essas iniciativas, assim como tem orientado a literatura internacional em educação interprofissional (EIP). O objetivo desse trabalho foi compreender os elementos centrais da EIP em um programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF), no cotidiano da atenção básica, a partir da percepção do residente e do preceptor. Tratou-se de pesquisa qualitativa com abordagem compreensiva e interpretativa, cuja coleta de dados foi realizada através de duas sessões de grupo focal homogêneos, um com residentes e outro com preceptores. Em seguida procedeu-se a análise de conteúdo. Observou-se as seguintes categorias: educação interprofissional como possibilidade de mudança da lógica da formação em saúde; a interprofissionalidade na prática da RMSF e potencialidades e fragilidades. O estudo reforça a ideia da RMSF como um espaço potente de Educação e trabalho interprofissional embora em muitas realidades tenha se mostrado como multiprofissional. Sugere-se que a interprofissionalidade seja tema a ser discutido na RMSF, oportunizando aprofundamento teórico e vislumbrando uma agenda para a prática no cotidiano dos serviços de saúde
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34333
ISSN: 1679-5954
2595-0274
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