Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35405
Título: O programa brasileiro de qualidade e produtividade no habitat (PBQP-H): um estudo de caso na Tech Construções e Incorporações LTDA
Autor(es): Costa, André Souza Melo Araújo da
Orientador: Araújo, Matilde Medeiros de
Palavras-chave: PBQP-H;Qualidade;Dificuldades na Implantação
Data do documento: 2012
Editor: Administração
Referência: COSTA, André Souza Melo Araújo da. O programa brasileiro de qualidade e produtividade no habitat (PBQP-H): um estudo de caso na Tech Construções e Incorporações LTDA. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: A competitividade no mercado e a maior exigibilidade por serviços e produtos de qualidade tem levado as organizações a procurarem ferramentas para aperfeiçoar a execução de seus processos. É nesse cenário que as empresas da construção civil tem procurado aprimorar seus processos construtivos, de modo a reduzir os desperdícios e os custos das suas atividades atrelado a modernização construtiva. Para auxiliar as empresas nessa tarefa foi desenvolvido o Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade no Habitat (PBQP-H). Diante desse contexto, o trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de caso em uma empresa de construção civil. O principal objetivo do trabalho é avaliar as dificuldades relacionas a implantação do PBQP-H na Tech Construções e Incorporações LTDA, em Natal-RN, com base na percepção dos funcionários da empresa. Dentre os principais resultados, estão os fatores que levaram a empresa a implantar o programa, destacam-se a exigibilidade para o financiamento de projetos, a busca pelo melhor controle dos procedimentos e a melhoria na qualidade dos produtos. Além das dificuldades enfrentadas no processo de implantação, em especial relacionadas a resistência a mudanças, a burocracia excessiva e a falta de envolvimento dos funcionários.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35405
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProgramaBrasileirodeQualidade_Costa_2012.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.