Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35990
Título: Audição e linguagem em crianças com deficiência auditiva: análise de correlação com variáveis preditoras de desempenho
Título(s) alternativo(s): Hearing and Language in Hard of Hearing Children: Correlation Analysis with Performance Predictors
Autor(es): Cardoso, Jéssica Franciele Rodrigues de Souza
Orientador: Brazorotto, Joseli Soares
Palavras-chave: Perda Auditiva;Hearing Loss;Linguagem Infantil;Child Language;Resultados de Reabilitação;Rehabilitation Outcome
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CARDOSO, Jéssica Franciele Rodrigues de Souza. Audição e linguagem em crianças com deficiência auditiva: análise de correlação com variáveis preditoras de desempenho. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Introdução: Inúmeros estudos têm buscado caracterizar fatores preditores de desenvolvimento da audição e linguagem em crianças com deficiência auditiva, com o intuito do aprimoramento no gerenciamento clínico. No Brasil ainda há poucas pesquisas sobre o assunto. Objetivo: Traçar um perfil dos usuários de um serviço de Audiologia Educacional em um Centro Especializado em Reabilitação do Sistema Único de Saúde e correlacionar alguns dos fatores preditores com o seu desempenho de audição e linguagem. Método: Estudo documental, descritivo, com análise quantitativa, em que foram analisados 61 prontuários de crianças, dos quais se extraíram dados audiológicos, sociodemográficos e da habilitação auditiva. Para análise dos dados, as crianças foram estratificadas em 05 grupos por faixas etárias. Realizou-se a análise estatística descritiva das características das crianças e a análise indutiva por meio da correlação de Pearson com os desempenhos de audição e linguagem. Resultados: Observou-se que os cuidadores das crianças eram jovens, em sua maioria com ensino médio completo, renda inferior à média per capita nacional e de participação mediana pela Escala de Envolvimento Familiar. O desempenho de audição e linguagem das crianças correlacionou-se apenas com os fatores preditivos idade da criança e do responsável, idade auditiva, tempo de privação sensorial, grau de perda auditiva e tempo na (re)habilitação. Conclusão: Crianças com maior tempo de reabilitação exibiram os melhores resultados nas categorias de audição e de linguagem. A continuidade de estudos desta natureza, com análises multicêntricas é recomendada para o melhor gerenciamento da intervenção fonoaudiológica nos serviços de habilitação auditiva em nosso país.
Abstract: Introduction: Numerous studies have sought to characterize predictors of hearing and language development in hard of hearing children, aiming at improving clinical management. In Brazil there is still little research on the subject. Objective: To profile users of an Educational Audiology service at a Specialized Center for Rehabilitation of the Unified Health System and to correlate some of the predictive factors with their hearing and language performance. Method: Documentary, descriptive study, with quantitative analysis, in which 61 medical records of children were analyzed, from which we extracted audiological, sociodemographic and hearing habilitation data. For data analysis, children were stratified into 05 groups by age group. Descriptive statistical analysis of children's characteristics and inductive analysis by Pearson's correlation with hearing and language performances were performed. Results: It was observed that the caregivers of the children were young, mostly with complete high school, income below the national per capita average and median participation by the Family Involvement Scale. Children's hearing and language performance correlated only with the predictive factors of child and guardian age, hearing age, time of sensory deprivation, degree of hearing loss and time in (re) habilitation. Conclusion: Children with longer rehabilitation showed the best results in the hearing and language categories. The continuity of studies of this nature with multicenter analyzes is recommended for the better management of speech therapy intervention in hearing services in our country.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35990
Outros identificadores: 20160139455
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AudicaoLinguagemPreditores_Cardoso_2019.pdfTexto Completo2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons