Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35991
Título: Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem
Autor(es): Varela, Fernanda Vanessa da Costa
Palavras-chave: Escolares;Leitura;Aprendizagem;Fluência
Data do documento: Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: VARELA, Fernanda Vanessa da Costa. Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia. Natal, RN, 2018.
Resumo: Objetivo: Descrever a prosódia em leitura de um grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem, residentes da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, por meio de análise acústica. Métodos: A amostra da pesquisa foi composta por 09 crianças, com faixa etária entre 8 e 14 anos de idade, participantes de um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi construída através da gravação da leitura de um texto em voz alta, para posterior análise acústica dos aspectos vocais, com software PRAAT. A partir disso, foram analisados aspectos relacionados com a prosódia, como o tempo total de elocução, duração e quantidade de pausas, número de sílabas emitidas, taxa de elocução, tempo de articulação, taxa de articulação, número total de pausas no texto e duração de pausas dentro das frases e inter frases. Resultados: As crianças com dificuldades escolares apresentaram alterações em todos os aspectos prosódicos analisados. A idade e o ano escolar não foram variáveis influentes nos resultados obtidos. Conclusão: A análise espectrográfica demonstrou ser uma ferramenta útil na análise dos dados desse estudo para investigar como as crianças com dificuldades de aprendizagem realizam a prosódia da leitura. Diante disso, foi possível concluir que os aspectos prosódicos de crianças que manifestam dificuldade de leitura, podem sofrer interferências.
Abstract: Objetivo: Descrever a prosódia em leitura de um grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem, residentes da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, por meio de análise acústica. Métodos: A amostra da pesquisa foi composta por 09 crianças, com faixa etária entre 8 e 14 anos de idade, participantes de um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi construída através da gravação da leitura de um texto em voz alta, para posterior análise acústica dos aspectos vocais, com software PRAAT. A partir disso, foram analisados aspectos relacionados com a prosódia, como o tempo total de elocução, duração e quantidade de pausas, número de sílabas emitidas, taxa de elocução, tempo de articulação, taxa de articulação, número total de pausas no texto e duração de pausas dentro das frases e inter frases. Resultados: As crianças com dificuldades escolares apresentaram alterações em todos os aspectos prosódicos analisados. A idade e o ano escolar não foram variáveis influentes nos resultados obtidos. Conclusão: A análise espectrográfica demonstrou ser uma ferramenta útil na análise dos dados desse estudo para investigar como as crianças com dificuldades de aprendizagem realizam a prosódia da leitura. Diante disso, foi possível concluir que os aspectos prosódicos de crianças que manifestam dificuldade de leitura, podem sofrer interferências.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35991
Outros identificadores: 2586363
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análisedaprosódiadeleituraemcrianças_Varela_2018Texto Completo217,23 kBUnknownVisualizar/Abrir
Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem_Elementos pré-textuais_TCC_2018Elementos Pré-textuais71,73 kBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons