Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35991
Título: | Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem |
Autor(es): | Varela, Fernanda Vanessa da Costa |
Palavras-chave: | Escolares;Leitura;Aprendizagem;Fluência |
Data do documento: | Ago-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | VARELA, Fernanda Vanessa da Costa. Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia. Natal, RN, 2018. |
Resumo: | Objetivo: Descrever a prosódia em leitura de um grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem, residentes da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, por meio de análise acústica. Métodos: A amostra da pesquisa foi composta por 09 crianças, com faixa etária entre 8 e 14 anos de idade, participantes de um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi construída através da gravação da leitura de um texto em voz alta, para posterior análise acústica dos aspectos vocais, com software PRAAT. A partir disso, foram analisados aspectos relacionados com a prosódia, como o tempo total de elocução, duração e quantidade de pausas, número de sílabas emitidas, taxa de elocução, tempo de articulação, taxa de articulação, número total de pausas no texto e duração de pausas dentro das frases e inter frases. Resultados: As crianças com dificuldades escolares apresentaram alterações em todos os aspectos prosódicos analisados. A idade e o ano escolar não foram variáveis influentes nos resultados obtidos. Conclusão: A análise espectrográfica demonstrou ser uma ferramenta útil na análise dos dados desse estudo para investigar como as crianças com dificuldades de aprendizagem realizam a prosódia da leitura. Diante disso, foi possível concluir que os aspectos prosódicos de crianças que manifestam dificuldade de leitura, podem sofrer interferências. |
Abstract: | Objetivo: Descrever a prosódia em leitura de um grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem, residentes da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, por meio de análise acústica. Métodos: A amostra da pesquisa foi composta por 09 crianças, com faixa etária entre 8 e 14 anos de idade, participantes de um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi construída através da gravação da leitura de um texto em voz alta, para posterior análise acústica dos aspectos vocais, com software PRAAT. A partir disso, foram analisados aspectos relacionados com a prosódia, como o tempo total de elocução, duração e quantidade de pausas, número de sílabas emitidas, taxa de elocução, tempo de articulação, taxa de articulação, número total de pausas no texto e duração de pausas dentro das frases e inter frases. Resultados: As crianças com dificuldades escolares apresentaram alterações em todos os aspectos prosódicos analisados. A idade e o ano escolar não foram variáveis influentes nos resultados obtidos. Conclusão: A análise espectrográfica demonstrou ser uma ferramenta útil na análise dos dados desse estudo para investigar como as crianças com dificuldades de aprendizagem realizam a prosódia da leitura. Diante disso, foi possível concluir que os aspectos prosódicos de crianças que manifestam dificuldade de leitura, podem sofrer interferências. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35991 |
Outros identificadores: | 2586363 |
Aparece nas coleções: | CCS - TCC - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análisedaprosódiadeleituraemcrianças_Varela_2018 | Texto Completo | 217,23 kB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem_Elementos pré-textuais_TCC_2018 | Elementos Pré-textuais | 71,73 kB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons