Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36851
Título: A Própria ação: um estudo sobre casos de apropriação em espaços públicos de Ponta Negra
Autor(es): Farias, Fernanda Cavalcante de
Orientador: Lima, Verônica Maria Fernandes de
Palavras-chave: Planejamento urbano - Monografia;Apropriação - Monografia;Espaço público - Monografia;Estudo de caso - Monografia;Experiência urbana - Monografia
Data do documento: 6-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FARIAS, Fernanda Cavalcante de. A própria ação: um estudo sobre casos de apropriação em espaços públicos de Ponta Negra. 2016. 208f. trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Apropriar-se de um espaço se trata da flexibilidade em transformar uma área comum num lugar de expressão, um verdadeiro palco de atuações, através de um conjunto de atividades desenvolvidas pelos usuários, principalmente quando se considera o espaço urbano enquanto cenário. Buscou-se neste trabalho entender as cenas de apropriação em três específicos espaços públicos do bairro de Ponta Negra em Natal. Para o desenvolvimento da pesquisa foi necessário ver, ouvir e falar através de três métodos investigativos para compreender a apropriação sob o ponto de vista dos que se apropriam. Desta forma, a Praça da Igreja, a Praça do Gringos e o Deck do calçadão – localizados na Vila, no Conjunto e na orla – são aqui apresentados em forma de narrativa das experiências em campo com o objetivo de provocar uma reflexão sobre como os usos e ocupações descritos se relacionam com a vivência nos locais de estudo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36851
Outros identificadores: 2011050710
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ApropriacaoEspacoPublico_Farias_2016.pdfTrabalho Final de Graduação26,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A Própria Ação (Banner).pdfBanner de TFG6,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A Própria Ação (Apresentação).pdf16,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.