Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36885
Título: Panapanã: anteprojeto de um teatro itinerante
Autor(es): Araújo, Ruan Henrique Lima de
Orientador: Monteiro, Verner Max Liger de Mello
Palavras-chave: Teatro itinerante;estrutura portável;transportabilidade;estrutura efêmera;Estrutura articulada;Montagem - Desmontagem - Remontagem
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Ruan Henrique Lima de. Panapanã: anteprojeto de um teatro itinerante. 2018. 163 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A arte é a forma de expressão pela qual as pessoas exprimem seus sentimentos e conhecimentos a partir de diversos meios como a pintura, a dança e a encenação, por exemplo. O teatro é um cenário onde as manifestações artísticas são apresentadas e com isso passam a serem responsáveis por preservar a identidade de um povo e transmitir emoções e valores sociais. O Brasil é um país com uma diversidade cultural enorme que, no entanto, necessita uma valorização mais substancial no aspecto da cultura. Muitas cidades pequenas não possuem condições de manter um teatro ativo por um longo período. Nesse sentido, existe uma carência de levar a arte até esse grupo e uma forma de garantir isso é refletida no objeto de estudo desse trabalho: um anteprojeto de um teatro itinerante. Busca-se projetar um teatro com sistema construtivo portável capaz de atender as necessidades de transportabilidade e conforto ambiental. Para tanto foi realizada uma investigação exploratória com base em procedimentos metodológicos que abrangeu revisão bibliográfica, entrevistas, visitas técnicas e documentação por imagem. O tema se torna importante a medida que atende a uma demanda real em relação a cultura e abre espaço para a discussão de uma tecnologia construtiva pouco usual até então. Além disso, condiciona e instiga os estudos sobre o tema do conforto ambiental.
Abstract: El arte es la forma de expresión por la cual las personas expresan sus sentimientos y conocimientos a partir de diversos medios como la pintura, la danza y la puesta en escena, por ejemplo. El teatro es un escenario donde las manifestaciones artísticas son presentadas y asi pasan a ser responsables por preservar la identidad de un pueblo y transmitir emociones y valores sociales. El Brasil es un país con una gran diversidad cultural que, sin embargo, necesita una valorización más sustancial em esse aspecto. Muchas ciudades pequeñas no tienen condiciones de mantener un teatro activo por un largo período. En ese sentido, existe una carencia de llevar el arte hasta esos sectores y una forma de garantizarlo es el objeto de estudio de este trabajo: un anteproyecto de un teatro itinerante. Se busca proyectar un teatro con sistema constructivo portátil capaz de atender las necesidades de transportabilidad y confort ambiental. Para ello se realizó una investigación exploratoria basada en procedimientos metodológicos que abarcó la revisión bibliográfica, entrevistas, visitas técnicas y documentación por imagen. El tema se vuelve importante a medida que atiende a una demanda real en relación a la cultura y abre espacio para la discusión de una tecnología constructiva poco usual hasta entonces. Además, condiciona e instiga los estudios sobre el tema del confort ambiental.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36885
Outros identificadores: 2012910568
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.