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Title: Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing
Other Titles: Occupational stress among telemarketers
Authors: Santos, Maria Aparecida de Souza
Advisor: Oliveira, Patrícia Whebber Souza de
Keywords: Estresse ocupacional;Telemarketing;Trabalho;Cobranças;Occupational stress;Telemarketing;Work;Charges
Issue Date: 9-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Maria Aparecida de Souza. Estresse ocupacional entre os operadores de telemarketing. 2021. 39f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: O objetivo deste estudo é relacionar a atividade exercida pelos profissionais de telemarketing com os sintomas de estresse ocupacional, verificando os aspectos que contribuem para o adoecimento desses trabalhadores, por meio da percepção dos próprios trabalhadores referentes ao seu trabalho, fazendo relação do estresse com a atividade realizada e verificando a frequência com que os mesmos se sentem estressados no ambiente laboral. Utilizando da literatura para apontar essas alterações na saúde mental dos teleatendentes, apresentando as relações entre trabalho e saúde e discutindo sobre o estresse no teleatendimento por meio dos mecanismos de controle e das cobranças excessivas realizadas na atividade. Como metodologia realizou-se um estudo de caso, cujo o instrumento de pesquisa foi um questionário aplicado com os teleatendesntes nas cidades de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante no Rio grande do Norte. Após a análise, os resultados sugerem que os principais fatores que geram o aumento de estresse na atividade estão relacionados às cobranças excessivas, desvalorização do trabalho pelas organizações e gestão, gerando alto níveis de estresse ocupacional.
Abstract: The objective of this study is to relate the activity performed by telemarketing professionals with the symptoms of occupational stress, verifying the aspects that contribute to the illness of these workers, through the perception of the workers themselves regarding their work, making the relationship between stress and activity. performed and checking the frequency with which they feel stressed in the work environment. Using the literature to point out these changes in the mental health of telemarketers, presenting the relationship between work and health and discussing the stress in telemarketing through control mechanisms and excessive charges carried out in the activity. As a methodology, a case study was carried out., whose research instrument was a questionnaire applied to tele-attendants in the cities of Natal, Parnamirim and São Gonçalo do Amarante in Rio Grande do Norte. After the analysis, the results suggest that the main factors that generate the increase of stress in the activity are related to excessive demands, devaluation of work by organizations and management, generating high levels of occupational stress.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37407
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