Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37720
Título: A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina
Autor(es): OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de
Orientador: ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira
Palavras-chave: Música;Alfabetização;Práticas pedagógicas
Data do documento: 16-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de. A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da organização da rotina. Caicó: UFRN, 2015.
Resumo: O presente trabalho monográfico, objetiva verificar a influência da música no processo de alfabetização formal da criança, identificando possibilidades de utilizá-la como suporte para o ensino da leitura e da escrita através de observações semanais de práticas pedagógicas, aplicação de questionários com professoras e análise das produções escritas das crianças a partir do trabalho musical. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método qualitativo, e além do aprofundamento teórico e bibliográfico fez-se necessário realizar coleta de dados em uma escola de ensino regular do munícipio de Caicó – RN, especificamente em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. No que diz respeito às contribuições teóricas utilizadas ao longo da pesquisa e escrita deste trabalho, utilizamos as ideias de: Ferreiro (2011), Teberosky (1988), Mortatti (2000, 2004 e 2006), Soares (2006), Freire (1976, 1996 e 1980), Penna (2010), Brésica (2003), Barbosa (2011), PCN’S (2001), Silva e Araújo (2007), entre outros. A partir das informações coletadas e aqui descritas, este trabalho encontrou as respostas necessárias e positivas, porém, não sendo estas exatas e absolutas, para indagação inicial em relação ao uso da música como um suporte metodológico a mais para alfabetizar, tendo alcançado de forma clara e concisa os objetivos delimitados pela pesquisadora. Desta forma, foi possível compreender que as músicas de fato possibilitam a exploração de conceitos e ideias, sugerem também a busca de idealização e fantasias que podem ir ao encontro do mundo da leitura e da escrita, o que favorece maior envolvimento por parte dos alunos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37720
Outros identificadores: 2011002544
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2_AUtilizaçãoDaMúsica_Oliveira_2015Monografia de conclusão de curso1,13 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.