Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39374
Título: | Diálogo com a realidade pedagógica de professores de educação física que atuam com turmas onde estão crianças com deficiência visual. |
Autor(es): | Silva, Ricardo Henrique Araújo da |
Orientador: | Araujo, Allyson Carvalho de |
Palavras-chave: | Inclusão;Educação Física;Deficiência visual;Estilos de ensino |
Data do documento: | 16-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SILVA, Ricardo Henrique Araújo da. Diálogo com a realidade pedagógica de professores de educação física que atuam com turmas onde estão crianças com deficiência visual. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2015. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo identificar os estilos de ensino utilizados pelos professores de educação física nas aulas para alunos com deficiência visual e conhecer o panorama de ações dos mesmos. Este trabalho vem responder a indagações pessoais e acrescentar novos conhecimentos e reflexões no meio acadêmico, pois a inclusão na Educação Física tem sido assunto de debates e discussões. Nossa pesquisa é do tipo descritiva e de caráter qualitativo, para coleta dos dados foram aplicados questionários com 8 (oito) professores da rede municipal de ensino na cidade do Natal. O trabalho está organizado em três capítulos, os dois primeiros trazem um resumo das temáticas norteadoras e o terceiro apresenta as discussões e reflexões advindas da análise dos dados. Os resultados encontrados mostraram que 75% dos professores entrevistados utilizam o estilo de ensino descoberta guiada, seguido do autocontrole, estilos esses que tendem a conferir autonomia para os alunos. Concluímos que os estilos de ensino precisam ser adaptados para atender as necessidades individuais dos alunos com deficiência visual, mas devem apresentar respostas para os objetivos e dificuldades encontradas em cada aula. Concluímos também que o dia a dia de aulas para esses alunos é cheio de dificuldades, seja na formação profissional ou nas estruturas físicas, mas se apresenta como um ambiente desafiador e motivador para práticas pedagógicas adequadas que nos levem para uma sociedade inclusiva. |
Abstract: | This study aims to identify the teaching styles used by physical education teachers in the classroom for students with visual impairment and to know the ambient of work of the same. This work come response personal questions and adding new knowledge and reflections in academia, because inclusion in physical education has been the subject of debate and discussion. This research is a descriptive and qualitative, for data collection were questionnaires with eight (8) teachers of municipal schools in the city of Natal. The paper is organized into three chapters, the first two bring a summary of the guiding themes and the third presents the discussions and reflections arising from the analysis. The results showed that 75% of interviewed teachers use the guided discovery teaching style, followed by self-control, these styles tend to give autonomy to the students. We conclude that the teaching styles need to be tailored to meet the individual needs of students with visual impairments, but must provide answers to the objectives and difficulties encountered in each class. Also concluded that the daily classes for these students is full of difficulties, whether in training or in physical structures, but presents itself as a challenging and motivating environment for appropriate pedagogical practices that lead us to an inclusive society. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39374 |
Outros identificadores: | 2011029468 |
Aparece nas coleções: | CCS - TCC - Educação Física (licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DialogoRealidadePedagogica_Silva_2015 | Texto Completo | 570,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons