Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40393
Título: Primeiramente, liberdade a Rafael Braga! O tom da democracia brasileira: direito de exercer direitos
Autor(es): Tavares, José Rolfran de Souza
Orientador: Navia, Angela Mercedes Facundo
Palavras-chave: Rafael Braga;Democracia;Questão Étnico/Racial;Necropolítica;Direitos Humanos;Movimento Negro;democracy;Human rights;Black Movement;Racism
Data do documento: 11-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: TAVARES, José Rolfran de Souza. Primeiramente, liberdade a Rafael Braga! O tom da democracia brasileira: direito de exercer direitos. 2017. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais), Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Este é um trabalho monográfico que pesquisou a democracia brasileira a partir das violações que acontecem contra o povo negro desse país, utilizando como fio condutor o caso Rafael Braga. O objetivo desse estudo é problematizar as contradições no regime de governo vigente, a partir dos desrespeitos aos direitos de uma das populações que historicamente vem sendo oprimida na formação do Estado brasileiro. Para isso foi feita umapesquisa bibliográfica, reflexões teórico-conceituais, análise de dados quantitativos e um estudo do caso Rafael Braga. Os resultados obtidos apontam que o modelo democrático em vigor no país se faz através de regimes de governo que sustentam suas políticas na retirada de direitos de setores historicamente oprimidos, em um processo que sempre reatualiza o padrão relacional colonial, demarcando assim os povos não brancos como passíveis de arbitrariedades. A consideração final dessa pesquisa é que há uma disputa em torno da pauta que deve ser defendida pelos movimentos sociais quanto ao modelo de democracia mais interessante para o país, sendo o uso estratégico do caso Rafael Braga o que tenciona os debates.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40393
Outros identificadores: 2014033160
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - Ciências Sociais (bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PrimeiramenteLiberdade_Tavares_2017.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons