Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41914
Título: O processo de estímulo ao interesse pela matemática no 1° e 2° ano do ensino fundamental.
Título(s) alternativo(s): The process of encouraging interest in mathematics no 1 ° e 2 ° year of basic education .
Autor(es): Silva, Geisy Sousa
Orientador: Medeiros, Helder Pacheco de
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem;Matemática;Jogos;Material concreto
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Geisy Sousa. O processo de estímulo ao interesse pela matemática no 1° e 2° ano do ensino fundamental. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2016.
Resumo: Os anos iniciais de escolarização são fundamentais para a formação da criança e desenvolvimento dos conceitos matemáticos. Assim, o presente artigo tem por finalidade discutir sobre o processo de ensino-aprendizagem e apresentar estratégias pedagógicas que sejam capazes de estimular o interesse da criança pelo conhecimento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta uma breve síntese da historia da matemática e sua relação intrínseca ao desenvolvimento da sociedade, destacando a trajetória de sua inserção no currículo escolar brasileiro. Evidencia a teoria da aprendizagem elaborada por Piaget enfatizando a formação do conhecimento lógico-matemático, além de expor caminhos facilitadores, como o uso de materiais concretos e atividades lúdicas, para se construir um aprendizado dinâmico e mais significativo.
Abstract: The early years of schooling are crucial to the formation of children and development of mathematical concepts. Thus, this article aims to discuss the process of teaching and learning and provide educational strategies that are able to stimulate the child's interest by mathematical knowledge in the early years of elementary school. It gives a brief overview of the history of mathematics and its intrinsic relationship to the development of society, highlighting the trajectory of its insertion in the Brazilian school curriculum. It highlights the learning theory developed by Piaget emphasizing the formation of logical- mathematical knowledge , in addition to exposing facilitators ways, such as using concrete materials and recreational activities , to build a dynamic and meaningful learning .
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41914
Outros identificadores: 2012030848
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oprocessodeestimulo_Artigo313,39 kBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons