Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42151
Título: Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino
Autor(es): Silva, Taciano Messias da
Orientador: Alves, Elza Maria Silva de Araújo
Palavras-chave: Alfabetização;Séries iniciais;Escrita;Literacy;Writing;Early grades
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Taciano Messias da. Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Martins, 2016.
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem da escrita dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental. Através dos níveis de escrita apresentados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o aluno tende a desenvolver as habilidades de aprendizagem da linguagem escrita com mais rapidez. Para a realização do trabalho foi elaborada uma revisão bibliográfica referendada em alguns autores que defendem essa temática, dentre eles: Freire (1993); Piaget (1975, 1982); Vygotsky (1991, 1998); Soares (2001, 2003); Emília Ferreiro (1999); Cagliari (2004). Utilizamos para isso um questionário com perguntas abertas aplicadas aos professores e uma atividade interventiva aos alunos do 1º ano “A” e “B”, com o intuito de responder os objetivos e a questão que norteia esse artigo: Como ocorre o processo de aprendizagem da linguagem escrita pela criança? Constatamos que a mudança de um nível para outro, seja ele Pré-silábico, Silábico ou Silábico alfabético, depende de um processo de assimilação de grau de dificuldades, e ainda que o professor tem um importante papel no ensino e aprendizagem de cada aluno. Percebemos também que o grande desafio da ação do professor alfabetizador está em provocar o desejo de aprender, e só será possível a partir do momento em que sejam respeitadas as diferenças culturais e sociais dos alunos.
Abstract: The article aims to analyze the difficulties of student writing learning in the early grades of elementary school. Through the levels of writing presented by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky, the student tends to develop learning skills of written language faster. For its development was elaborated a literature review referenced in some authors who defend this theme, including: Freire (1993); Piaget (1975, 1982); Vygotsky (1991, 1998); Soares (2001, 2003); Emilia Ferreiro (1999); Cagliari (2004). Use for it a questionnaire with open questions applied to teachers and interventional activity to the students of 1st year "A" and "B", with the aim of meeting the objectives and the question that guides this article: How the learning process is the written language by the child? It was found that the change from one level to another, be it pre-syllabic, Syllabic or alphabetic Syllabic depends on a process of degree of difficulty of assimilation, and even if the teacher has an important role in teaching and learning of each student. It is also realized that the great challenge of literacy teacher's action is to provoke the desire to learn, and will only be possible from the moment that the cultural and social differences of the students are met.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42151
Outros identificadores: 2012034490
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlfabetizaçãoNasSériesIniciais_Artigo_2016.pdf737,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons