Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498
Título: A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte
Autor(es): Cortez, Mayara Polianna de Araújo
Orientador: Cruz, Karla Dayane Bezerra
Palavras-chave: Marketing;Comunicação;4Ps
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CORTEZ, Mayara Polianna de Araújo. A Importância das estratégias de marketing: na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Currais Novos, 2016.
Resumo: Diante às inúmeras dificuldades encontradas por pequenas empresas no mercado, surge a ideia do associativismo, também representado por redes associativas onde se busca fortalecimento e desenvolvimento competitivo através da união de empresas do mesmo ramo, como exemplo neste trabalho a Rede Fácil Construir do ramo de materiais de construção. Dessa forma, o propósito deste estudo foi identificar a importância e funcionalidade das ações e estratégias de marketing em uma Rede Associativa, no qual identificava a aplicabilidade e funcionalidade das ações de marketing propostas pela Rede Fácil Construir às suas lojas associadas, mais especificamente as da região do Seridó. No total foram investigadas 13 lojas no período de março a abril do ano de 2016, tendo como instrumento de coleto um questionário, com o intuito de auxiliar o melhor desenvolvimento e eficácia das ações de marketing aplicadas. Tendo como base a visão de teóricos como Cobra (2007), Kotler (2003), Las Casas (2009), Balestrin e Verchoore (2008) entre outros que fundamentam as ideias deste trabalho, a pesquisa, feita de forma exploratória descritiva destacou as vantagens do uso do marketing de maneira conjunta e padronizada de sua marca e suas campanhas promocionais. Mediante análise dos dados através dos gráficos resultantes da pesquisa, pode-se avaliar que o trabalho do marketing dessa maneira padronizada, fortalece o grupo como um todo, uma vez que alcança o objetivo de aumentar a visibilidade no mercado, atrair clientes às lojas aumentando consequentemente o potencial das vendas, pois a diversidade de mídias utilizadas proporcionam resultados positivos ao conseguir uma boa comunicação com os clientes das diversas lojas do grupo. Diante dos resultados desta pesquisa, na qual se pode compreender a importância que tem o marketing na visão do empresário associado, pode-se perceber como consideração final, o quão importante se mostra a boa comunicação com o cliente, a importância de um trabalho especializado realizado de maneira democrática diante de um grupo de lojas que apesar de opiniões e pensamentos distintos, trabalham com objetivos em comum, que é fortalecer o grupo como um todo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43498
Outros identificadores: 2012906609
Aparece nas coleções:FELCS - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AImportanciaEstrategiasMarketing_Costez_2016.pdfRelatório753,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.