Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43611
Título: Prova de conceito para o sistema de automação da Estação de Tratamento de Esgotos da UFRN
Autor(es): Nobre, Lucas Ramalho
Orientador: Cruz, Anderson Paiva
Palavras-chave: Internet of things;Tratamento de esgotos;Servidor Web Node.Js;Protocolo Modbus;ESP32
Data do documento: 10-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NOBRE, Lucas Ramalho. Prova de conceito para o sistema de automação da Estações de Tratamento de Esgoto da UFRN. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Centro de Tecnologia, Departamento de Computação e Automação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A crescente diminuição de água própria para o consumo humano e o grande número de doenças causadas pela falta de saneamento básico, tornam a busca pelo tratamento da água e esgoto uma necessidade básica de saúde pública. Além disso, a indústria, de uma maneira geral, tem tornado seus processos mais eficientes e eficazes com o advento da Indústria 4.0. Portanto, a indústria de esgotamento sanitário também deve aplicar conceitos inerentes a essa nova era industrial, com a justificativa de promover o impacto social e ambiental de uma região. Neste contexto, o presente trabalho se propõe a fazer uma prova de conceito acerca da automatização da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para atender este objetivo, foram implementados um servidor web Node.Js e circuitos compostos por microcontroladores e circuitos integrados, como interface entre equipamentos já instalados na ETE e esse servidor web – utilizando-se do Protocolo MODBUS e de circuitos de conversão Corrente-Tensão. Adicionalmente, os dados obtidos foram salvos no BR-PlantHistorian, um historiador de variáveis em banco de dados não-relacional, a fim de obter maior conhecimento sobre o comportamento da ETE e melhorar seu desempenho, futuramente, ao ser implantado a sua automatização completa e inteligente. Por fim, este trabalho apresenta a instrumentação e os códigos para a automatização de baixo custo em sistemas de tratamento de esgotos por meio da utilização de conceitos de Internet of Things, de maneira que seja possível a implantação e evolução do sistema descrito na ETE da UFRN.
Abstract: A crescente diminuição de água própria para o consumo humano e o grande número de doenças causadas pela falta de saneamento básico, tornam a busca pelo tratamento da água e esgoto uma necessidade básica de saúde pública. Além disso, a indústria, de uma maneira geral, tem tornado seus processos mais eficientes e eficazes com o advento da Indústria 4.0. Portanto, a indústria de esgotamento sanitário também deve aplicar conceitos inerentes a essa nova era industrial, com a justificativa de promover o impacto social e ambiental de uma região. Neste contexto, o presente trabalho se propõe a fazer uma prova de conceito acerca da automatização da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para atender este objetivo, foram implementados um servidor web Node.Js e circuitos compostos por microcontroladores e circuitos integrados, como interface entre equipamentos já instalados na ETE e esse servidor web – utilizando-se do Protocolo MODBUS e de circuitos de conversão Corrente-Tensão. Adicionalmente, os dados obtidos foram salvos no BR-PlantHistorian, um historiador de variáveis em banco de dados não-relacional, a fim de obter maior conhecimento sobre o comportamento da ETE e melhorar seu desempenho, futuramente, ao ser implantado a sua automatização completa e inteligente. Por fim, este trabalho apresenta a instrumentação e os códigos para a automatização de baixo custo em sistemas de tratamento de esgotos por meio da utilização de conceitos de Internet of Things, de maneira que seja possível a implantação e evolução do sistema descrito na ETE da UFRN.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43611
Outros identificadores: 20160154308
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 3.0.pdfTESE FINAL7,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.