IMD - Residência em Tecnologia da Informação
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TCC Uma API para integrar informações dos sistemas Tasy e HCM no Hospital da Unimed Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-26) Araújo, Daniel Guerra de; Rodrigues, Taniro Chacon; Moioli, Renan Cipriano; Oliveira, Yara Cristina da S. Bezerra deRealizar um dimensionamento eficiente dos recursos humanos é fundamental para otimizar os investimentos na instituição, evitando ociosidade e custos excessivos, enquanto se evita sobrecarregar a equipe. Um planejamento adequado não apenas maximiza a utilização dos recursos, mas também contribui para a eficácia operacional ao assegurar uma distribuição equilibrada de responsabilidades e evitar custos desnecessários. Este trabalho simplifica o acesso aos dados da distribuição dos colaboradores nos setores de atendimento e a ocupação dos leitos dentro do Hospital da Unimed, permitindo uma análise mais eficiente para os gestores responsáveis pelo dimensionamento da equipe. O sistema facilita o acesso às informações demandadas pelos gestores por meio de um ambiente integrado desenvolvido em linguagem TypeScript, com servidor Node.js e frameworks Express, e TypeORM persistindo as informações em banco de dados Oracle. A metodologia de avaliação utilizada foi o Goal Question Metric (GQM), Objetivo-Pergunta-Métrica. Na aplicação da avaliação, ficou evidenciado que os objetivos específicos foram atingidos, tendo como métrica a análise dos tempos de resposta às requisições. Concluindo que este trabalho aproxima a Unimed Natal de uma ferramenta capaz de aprimorar o controle do dimensionamento das equipes assistenciais do Hospital da Unimed, e, como resultado, melhorar a qualidade do atendimento prestado aos beneficiários.TCC JuDic – Dicionário Jurídico Para Apoio aos Cidadãos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-24) Moreira, Thaíla Gomes; Rodrigues, Taniro Chacon; Menezes Neto, Elias Jacob de; https://orcid.org/0000-0002-1153-8899; http://lattes.cnpq.br/9152955193794784; https://orcid.org/0000-0001-8833-7967; http://lattes.cnpq.br/6438516851578298; https://orcid.org/0000-0001-9781-5561; http://lattes.cnpq.br/0968966207021956; Gurgel, Iris Linhares Pimenta; https://orcid.org/0000-0002-3672-4380; http://lattes.cnpq.br/7991639920353853A linguagem jurídica, por vezes chamada de “juridiquês”, representa para grande parte da população uma barreira para o acesso à justiça, por dificultar ou até impedir a compreensão do que é dito ou escrito nesse meio. Na tentativa de diminuir o problema e sabendo da importância que as Tecnologias da Informação têm no cenário atual, este trabalho se propôs a desenvolver um dicionário jurídico para auxiliar os cidadãos na forma de uma extensão para o navegador Google Chrome, com o objetivo de diminuir a distância entre as pessoas e o Poder Judiciário, ao qual estão submetidas. Tal ferramenta teve avaliação de um pequeno grupo, composto por advogados e bacharéis em direito, por meio de análise descritiva e utilizando o Technology Acceptance Model, com as variáveis facilidade de uso percebida e utilidade percebida, através de questionário em papel. Os resultados obtidos, após análise, mostraram que o baixo nível de dificuldade para usar a ferramenta e sua utilidade, para pessoas que lidam ou não com a linguagem jurídica, bem como a maneira de exibir os significados são indicativos do potencial da aplicação, validando a ideia proposta neste trabalho.TCC Implementação de um Backend For Frontend para aplicativo mobile do judiciário.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Medeiros, Rômulo Kennedy Nascimento de; Rodrigues, Taniro Chacon; Leitão, Gustavo Bezerra Paz; Lima, Jean Mário Moreira deO Pje2 Mobile é um aplicativo utilizado por um grupo de magistrados do TRF5, para lidar com os trâmites judiciais. Durante o seu uso, no período entre 2023 e 2024, foram solicitadas melhorias para a equipe de residentes de TI do IMD/TRF5, turma de 2023. Das melhorias solicitadas, apenas uma parte foi implementada devido a limitações inerentes ao sistema. Nesse contexto, as alterações realizadas impactaram diretamente a lógica de negócio integrada ao aplicativo. Este trabalho de conclusão de curso apresenta o desenvolvimento de um Backend For Frontend (BFF) para o PJe2 Mobile do Judiciário, com o principal objetivo de trazer interoperabilidade entre as informações armazenadas no aplicativo e novas funcionalidades. Além disso, também visa solucionar problemas de integração entre o aplicativo e a API, centralizar a lógica de negócio, aumentar a segurança de comunicação entre o aplicativo e o backend, melhorar a escalabilidade e a manutenção do sistema. Como forma de avaliação, foi comparado o uso do aplicativo aderindo ao BFF proposto neste trabalho com a versão mais atual que implementa a lógica de negócio no aplicativo. Como resultado, a experiência do usuário foi otimizada por meio da rápida unificação dos documentos. A nova funcionalidade de favoritar processos foi integrada ao aplicativo, o BFF tornou-se mais eficiente na manipulação dos processos em lote no banco de dados. Além disso, a interoperabilidade entre informações em diferentes dispositivos aprimorou o pareamento dos dispositivos no aplicativo e a sincronização das informações dos processos favoritados.TCC Análise do impacto da residência em TI nos projetos da Unimed Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-03) Costa, Hugo Cesar do Nascimento; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; Moioli, Renan Cipriano; Gurgel, Iris Linhares PimentaO trabalho é a avaliação do impacto que o curso de Residência em TI do Instituto Metrópole Digital - IMD/UFRN proporcionou aos colaboradores da área de desenvolvimento de software da Unimed Natal e bolsistas. O principal objetivo foi fazer uma análise crítica e construtiva do modelo de trabalho realizado antes e após a residência. O método do trabalho foi uma revisitação do conteúdo destacando o que foi possível colocar em prática e que foi fundamental para a implementação dos projetos. Finalizando com uma análise geral dos avanços e dos aprendizados da equipe.TCC Autoscaling Preditivo de Microsserviços usando Kubernetes, Keda e Séries Temporais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-17) Dantas, Lucas Oliveira; Aranha, Eduardo Henrique da silva; https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1671962; Araujo, Daniel Sabino Amorim De; https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1669545; Barroca Filho, Itamir De Morais; https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2180207A ampla disponibilidade de dispositivos de computação abriu o caminho para o desenvolvimento de uma nova geração de aplicativos em contêiner que podem ser executados em um ambiente de nuvem distribuída. Além disso, a natureza dinâmica da carga de trabalho exige uma implantação elástica de aplicativos que pode se adaptar a qualquer cenário. Um dos sistemas de orquestração de contêineres mais populares existentes, o Kubernetes, tem uma estratégia de escala baseada em limites que pode ser dependente de aplicativos e difícil de modificar. Além disso, sua abordagem de dimensionamento vertical é disruptiva, limitando a disponibilidade de implantação. As decisões de escala, em vez de serem proativas, são de natureza reativa. Neste trabalho, o objetivo principal é coletar dinamicamente a utilização de recursos de pods e prever a utilização futura por um período de tempo, e usar a utilização máxima dessa janela de tempo para dimensionamento proativo,melhorar a utilização global dos recursos. Também contrastamos a política de escalonamento baseada em limiar incorporada do Kubernetes com uma política de aprendizado por reforço baseada em modelo e o modelo de previsão baseado em Séries Temporais, com a utilização do framework do Prophet. Demonstramos os benefícios das regras baseadas em dados, que podem ser combinadas com o escalonamento automático orientado a eventos, Keda e o orquestrador de contêineres do Kubernetes.TCC Criação de estruturação para gerenciamento de demandas do setor de tecnologia da informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-12) Ribeiro, Janio Alexandre; Gurgel, André Morais; Moioli, Renan Cipriano; Gurge, Iris Linhares PimentaA transformação do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Liga Contra o Câncer foi notável, impulsionada por uma abordagem colaborativa e voltada para soluções. A equipe de TI demonstrou um comprometimento excepcional em superar desafios e implementar melhorias, enquanto a Liga apoiava ativamente a iniciativa, fornecendo os recursos necessários e criando um ambiente propício para o sucesso. Um aspecto destacado dessa transformação foi a atitude aberta e colaborativa da equipe de TI. Desde o início, os colaboradores mostraram-se receptivos às mudanças propostas e engajados em contribuir para o sucesso do projeto. A disposição para trabalhar em equipe, compartilhar conhecimento e buscar soluções inovadoras foi fundamental para o progresso alcançado. A implementação de novos processos e ferramentas resultou em maior eficiência operacional, reduzindo a sobrecarga de trabalho e permitindo que a equipe se concentrasse em atividades de maior valor agregado. Esses esforços conjuntos aumentaram a motivação e produtividade dos colaboradores. Além disso, ao melhorar a comunicação interna e definir claramente as responsabilidades, contribuímos para um ambiente de trabalho mais colaborativo e harmonioso. Como resultado dessas medidas, observamos uma melhoria significativa na performance do setor de TI, com redução de atrasos, retrabalho e falhas de comunicação. Essas melhorias proporcionaram uma base sólida para o crescimento e a inovação contínua do departamento de TI, permitindo que ele atue como um parceiro estratégico no suporte aos objetivos organizacionais da Liga Contra o Câncer. Outra perspectiva para o futuro do setor é a implementação de uma central de suporte, uma estrutura dedicada a oferecer assistência técnica e resolver problemas relacionados a sistemas, softwares e hardware. A criação de uma central de suporte traz uma série de vantagens para o atendimento ao cliente. Em primeiro lugar, ela proporciona um ponto centralizado para os clientes solicitarem assistência técnica, simplificando o processo e reduzindo o tempo de resposta. Além disso, uma equipe especializada em suporte técnico pode oferecer soluções rápidas e eficientes para os problemas dos clientes, melhorando sua experiência e satisfação. A central de suporte também permite o acompanhamento e registro detalhado de todas as solicitações de suporte, facilitando a análise de tendências, identificação de padrões e implementação de melhorias contínuas no serviço. O trabalho relata a atuação do setor de Tecnologia da Informação (TI) na Liga Contra o Câncer. Descreve desafios técnicos e gerenciais enfrentados a partir de 2014, e como a atuação da equipe resultou em soluções. Para obtenção dos dados, recorremos a entrevistas com os colaboradores e relatórios emitidos pelos sistemas de gestão usados. Verificamos que as maiores oportunidades de melhoria relacionavam-se a processos, atribuições de equipe, priorização das ações, comunicação com solicitantes e fluxo de trabalho. Detalha a implementação de novas práticas em ordem cronológica e aponta as melhorias graduais percebidas no setor. A conclusão que chegamos revela melhorias perceptíveis no desempenho da equipe, aumento da qualidade da entrega dos produtos de TI e abre campo para novas ações visando a melhoria da qualidade de processos. Esses fatores combinados representam uma melhor prestação de serviços por parte do setor de TI e, especialmente, para a Liga e aqueles que dependem de seu valoroso atendimento.TCC Modelo para levantamento de requisito e proposta de frontend para gestão de escalas de profissionais de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-07) Pereira Junior, Newton de Paiva; Leitão, Gustavo; Curvelo, Danilo; Franco, IsaacA residência em Tecnologia da Informação (TI) com foco na saúde, resultante da parceria entre as instituições UNIMED Natal, Liga Contra o Câncer, DNA Center e o Instituto Metrópole Digital (IMD), representa um marco no desenvolvimento profissional e na inovação do setor. Durante o curso, os participantes foram desafiados a identificar as necessidades das empresas envolvidas e a conceber soluções inovadoras, utilizando os conhecimentos adquiridos. Este documento detalha o processo de desenvolvimento do sistema de gestão de escalas dos funcionários do Hospital Unimed Natal (HU), desde o levantamento de requisitos até a implementação e entrega do produto final. O projeto adotou tecnologias modernas, com o front-end sendo construído em React.js, proporcionando uma interface amigável e moderna para os usuários finais. A integração dessas tecnologias promete elevar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela instituição hospitalar, contribuindo assim para o avanço da área de saúde digital e proporcionando uma experiência mais eficaz para os profissionais e pacientes envolvidos.TCC Monitoramento e Controle das Despesas Médicas Relacionadas aos Pacientes com Transtorno do Espectro Autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-09) Silva, Raphael Gonçalves; Canuto, Anne Magaly de Paula; Xavier Junior, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/5088238300241110; http://lattes.cnpq.br/1357887401899097; Moioli, Renan Cipriano; http://lattes.cnpq.br/3898958813303048O presente trabalho surgiu da necessidade de a Unimed Natal ter o controle e monitoramento das sessões realizadas pelos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, o trabalho tem como objetivo propor através de um painel interativo do Power BI, uma solução de visualização desses dados, para apoiar a área estratégica da operadora para as tomadas de decisões. Para isso, foi feita uma pesquisa aprofundada para a prototipação, que envolve conceitos como business inteligence (BI) e visualização de dados. Por fim, com o painel construído foi possível trazer o conhecimento de uma previsão dos indicadores de desempenho de quantidade de guias executadas, valores liberados dessas guias e tempos médios das sessões, por meio de previsão, com base nas séries temporais dos valores para os próximos períodos (x meses, y dias) entre um intervalo de confiança w e z.TCC Construção de uma API para Integração Entre Sistemas Hospitalares ERP com Foco nas Funcionalidades Relacionadas aos Convênios e Digitalizações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Cunha, Raone Victor da; Barroca Filho, Itamir de Morais; Lima, Jean Mário Moreira de; Gurgel, André MoraisA Liga Norte Riograndense Contra o Câncer precisa enfrentar alguns desafios para manter a eficiência na assistência em saúde, no ensino e na pesquisa. Um desses desafios é a identificação das glosas, as recusas de pagamentos apontadas pelas operadoras de planos de saúde. Buscando evitar ao máximo as glosas, um sistema de gestão hospitalar foi contratado para auxiliar no gerenciamento dos processos e serviços da Liga, o sistema Conecte/w da empresa Wareline. Mas para integrar o Conecte/w, uma API foi construída para conectar o novo sistema com a base de dados e os sistemas internos da Liga, como o Leitos e o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente). O primeiro gerencia as movimentações que acontece nos leitos e o segundo gerencia a evolução médica do paciente. A linguagem utilizada no desenvolvimento da API foi o C#, por ser comum aos sistemas internos já criados e por permitir desenvolver APIs robustas. Foi usado o padrão arquitetural CQRS e a metodologia de design DDD por serem bastante úteis na criação de APIs e se adaptarem bem as regras de negócio da Empresa. O objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi construir uma parte da API responsável por disponibilizar endpoints que operam as funções de criar, atualizar, apagar e buscar informações relacionadas aos convênios e digitalizações de imagens. Para desenvolver esses endpoints foram adicionados a API os modelos, repositórios, manipuladores, etc. para que funcionem adequadamente atendendo os padrões apresentados anteriormente e respeitando as regras de negócio pertinentes. Antes da finalização desse trabalho a integração do Conecte/w foi iniciada e a API já se encontra em funcionamento, atendendo as requisições dos diversos funcionários da Liga, por exemplo, os médicos, enfermeiros e recepcionistas. Durante este período houve pouca necessidade de modificação e foram modificações simples.TCC Desenvolvimento de um app móvel para as rotinas hospitalares da Liga Contra o Câncer(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-15) Souza, Matheus Henrique de; Souza, Matheus Henrique de; Lima, Jean Mário Moreira deA Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, hospital oncológico sediado em Natal/RN, é uma instituição sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Saúde do Brasil como “Centro de Alta Complexidade em Oncologia”, de sigla CACON, prestando serviços médicos modernos para combater o câncer. No ano de 2022, a Liga realizou mais de 990 mil procedimentos, sendo mais de 16 mil cirurgias, mais de 316 mil exames de patologia clínica e mais de 130 consultas, dentre outros procedimentos. Para este contexto, foi apresentada e entregue uma aplicação móvel para que os pacientes consigam interagir com os serviços disponibilizados pela instituição. Este aplicativo reduz a burocracia do preenchimento de termos e questionários, dando uma forma mais rápida e menos repetitiva para o paciente realizar uma “auto anamnese”, acelerando o planejamento das equipes de saúde, por exemplo. Outra situação, por exemplo, é a obtenção de exames. Antes, os pacientes ou responsáveis precisam se locomover até o hospital para a retirada de exames. Com o aplicativo, os usuários passam a ter acesso aos exames assim que estes estiverem prontos e disponíveis nos sistemas do hospital. Outros serviços foram desenvolvidos e estão presentes e explicados neste trabalho, corroborando para a importância da implementação desta aplicação na rotina hospitalar da Liga. Na data deste trabalho, o aplicativo ainda está simulação e testes, com previsão de lançamento até o segundo semestre do ano corrente.TCC Desenvolvimento de API para aplicação móvel da Liga Norteriograndense Contra o Câncer(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-02) Fernandes, Felipe Barbosa Nicolau; Lima, Jean Mário Moreira de; Barroca Filho, Itamir de Morais; Gurgel, André MoraisA Liga Norteriograndense Contra o Câncer realiza centenas de atendimentos ambulatoriais diariamente que envolvem consultas médicas de diversas especialidades e exames de diagnóstico de imagem. Atualmente, o paciente agenda procedimentos e tira dúvidas através dos canais presencial, telefone, whatsapp ou site, ferramentas que possuem um custo financeiro e logístico considerável para a instituição. A Liga Inteligência em Saúde é uma solução móvel que vem com a proposta de melhorar a experiência de atendimento do paciente na instituição, trazendo informações do prontuário do paciente e funcionalidades de agendamento. Este trabalho tem o objetivo de expor todo o processo de desenvolvimento do serviço backend através do padrão API que é utilizado pelo aplicativo móvel, explorando as tecnologias envolvidas e padrões arquiteturais. A solução backend tem sua proposta cumprida, tendo os seus recursos consumidos pelo aplicativo.TCC Desenvolvimento de uma aplicação Web integrada ao ClickUp para um hospital oncológico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Silva, Jefferson Barbosa da; Barroca Filho, Itamir de Morais; Lima, JeanMário Moreira de; Gurgel, André MoraisA Liga Contra o Câncer é o único centro de alta complexidade em oncologia do Rio Grande do Norte, Brasil. A instituição sofre hoje de uma grande dificuldade para gerir seus processos, com cada gestor sendo o responsável por definir e manter seus processos mesmo sem conhecimento formal para isso, o que resulta em processos idênticos sendo executados de maneira completamente distinta pelo hospital. A fim de sanar esta deficiência da instituição, a diretoria decidiu por fundar o escritório de melhoria contínua, com o intuíto de centralizar e otimizar os processos institucionalmente. A partir disto, a ferramenta que seria utilizada para gerir os processos passou a ser uma preocupação. Alguns setores já estavam utilizando o ClickUp para gerir seus processos, tendo boa aceitação, mas o custo em dólar seria um impeditivo para adoção em toda a organização. Como o setor de Tecnologia da Informação já utilizava a API do ClickUp para construir paineis e relatórios, propôs construir uma aplicação Web, que se comunicando com o ClickUp através de sua API permitiria a democratização da ferramenta na instituição por um custo bem reduzido ao utilizar apenas uma conta para acessar a API. O protótipo do sistema foi nomeado de AgiLiga e com o setor de Assessoria de Gestão de Pessoas se candidatando para ser o piloto do projeto, foi desenvolvida uma aplicação web utilizando o C# com .Net. Devido ao curto tempo de desenvolvimento entre a idealização do AgiLiga e a escrita do presente projeto, o projeto atingiu apenas o estágio de protótipo de alta fidelidade, sendo necessário apenas maior empenho no desenvolvimento do front-end para atingir o estágio de MVP.TCC Elaboração de requisitos do sistema de gerenciamento de processos de negócio para Liga Norte Riograndense Contra o Câncer(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-03) Komatsu, Kenji Lobo; Nunes, Isabel Dillmann; Lima, Jean Mario Moreira de; Limeira, Vicente de PaivaDiante das poucas opções de software disponíveis no mercado que permitam empresas realizarem a adoção de BPMS, a equipe de desenvolvimento de software da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, instituição de saúde brasileira, optou pelo desenvolvimento de ferramenta própria que permita a adoção simplificada, sem a necessidade de realizações de grandes treinamentos e parametrizações extensas. Para tanto, foi elaborada uma documentação de requisitos de software com a finalidade de elucidar aos desenvolvedores os casos de uso, os requisitos funcionais e não funcionais e os principais diagramas UML para o desenvolvimento do software denominado AgiLiga. Com a produção do modelo documental, ainda submeteu-se a documentação para avaliação de especialistas da instituição, coletou-se pontos de melhoria e aplicou-os, reformulando a documentação em uma nova versão que melhor atenda às observações realizadas.TCC O desenvolvimento da integração entre sistemas ERP hospitalares, via API, com ênfase nas funcionalidades relacionadas aos setores e protocolos quimioterápicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-10) Costa, Saulo Regis de Medeiros; Leitao, Gustavo Bezerra Paz; Rodrigues, Taniro Chacon; Fernandes, Isaac FrancoA Liga Norte Riograndense Contra o Câncer é uma instituição sem fins lucrativos que atende, em média, 2000 pacientes por dia e é referência no tratamento de câncer em todo o Rio Grande do Norte. No momento a Liga está realizando uma migração de sistema para um ERP chamado Wareline e, para isso, foi criada uma integração entre os atuais sistemas utilizados na Liga com o sistema novo através de uma API. A API desenvolvida tanto faz a integração entre os sistemas, controlando o tráfego de requisições e respostas, quanto valida informações e mantém a segurança do processo.TCC Integração entre sistemas hospitalares ERP com foco nas funcionalidades relacionadas aos agendamentos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-10) Tavares, Vinícius dos Santos; Leitão, Gustavo Bezerra Paz; Rodrigues, Taniro Chacon; Fernandes, Isaac FrancoO presente trabalho tem como objetivo mostrar o processo de comunicação entre dois ERPs, um já existente na LIGA e a Wareline. Dentro da construção do trabalho são dados os motivos para a escolha da tecnologia de comunicação e suas vantagens e desvantagens. Com essa escolha definida foi destrinchado sua arquitetura, vantagens da arquitetura e sua implementação. No final do trabalho é demonstrado o resultado dessa comunicação e como ela impacta o trabalho dentro da instituição.TCC Uso de Machine Learning na inspeção de processos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Justino, Nathalia Kenia Cabral; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/9520477461031645; http://lattes.cnpq.br/7071703944914644; Araújo, Daniel Sabino Amorim de; http://lattes.cnpq.br/4744754780165354; Silva, Bruno dos Santos Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/9229268386945230A inspeção processual ordinária é um procedimento que ocorre anualmente nas varas federais, com o objetivo de fiscalizar o andamento dos processos em tramitação. Embora exista um sistema chamado Instant para auxiliar na inspeção, esta ação ainda acontece de forma muito manual. A automatização do ato de inspeção é necessária para garantir uma fiscalização contínua, independente, padronizada e sem alterar o funcionamento normal da vara. Este estudo utiliza duas bases de dados diferentes na entrada, e o mesmo pipeline de machine learning para treinar modelos capazes de identificar a ocorrência de inspeção em processos. Os resultados obtidos nessa abordagem saíram como esperado, devido ao volume de dados e estrutura do processo, que é um arquivo composto por vários tipos de documentos. Destaca-se a importância e necessidade de aplicação da inteligência artificial para auxiliar no processo de inspeção em comparação ao atual sistema de inspeção.TCC Utilização da ferramenta Power BI para análise e previsão de custos terapêuticos no Home Care de uma operadora de saúde no estado do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Bezerra, Fábio Rogério Galdino; Menezes Neto, Elias Jacob de; Sousa, Douglas Rafael Silva; Nunes, Anderson AraújoNa era da informação em constante evolução, a tecnologia desempenha um papel crucial nas transformações observadas nas operadoras de saúde. Diante dos desafios enfrentados pelo setor, a gestão eficaz dos custos é essencial para assegurar a sustentabilidade financeira e a excelência dos serviços oferecidos. Neste estudo, foi adotado uma metodologia que engloba a análise das necessidades da operadora, a identificação de indicadores-chave de desempenho e a implementação de um sistema de Business Intelligence (BI) personalizado. No mercado atual, uma gama de ferramentas está disponível para auxiliar as empresas na tomada de decisões, destacando-se as ferramentas de BI, que permitem a análise de grandes volumes de dados e o processamento das informações para embasar as decisões estratégicas. Para este fim, escolhi a solução "Power BI" da Microsoft. Esta ferramenta possibilita a obtenção rápida de insights por meio de painéis altamente personalizáveis e avançados. Além disso, permite a conexão com diversas fontes de dados, tanto internas quanto externas, possibilitando uma análise integrada e a apresentação visual dos resultados. O resultado deste estudo apresentou uma ferramenta de fácil utilização e implementação, fornecendo suporte valioso para a tomada de decisões. O Power BI possibilitou a análise dos custos associados aos tratamentos terapêuticos dos pacientes, além de prever os custos dos pacientes nos meses seguintes. Essa abordagem tornou o processo decisório mais eficiente e eficaz para a operadora de saúde, contribuindo significativamente para a otimização dos recursos e a melhoria dos serviços prestados.TCC Modelo de Machine Learning para previsão de alta no Hospital Unimed Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-26) Oliveira, Joatã Kesley; Menezes Neto, Elias Jacob de; http://lattes.cnpq.br/9152955193794784; http://lattes.cnpq.br/3489347421323047; Barros, Edilson Melo de; Silva, Douglas RafaelEste trabalho aborda o desenvolvimento de um modelo supervisionado de aprendizado de máquina utilizando técnicas de classificação para prever um período de dias em que o paciente ficará internado no Hospital Unimed Natal (HUN), baseado nos dados de entrada do atendimento gerados no sistema de gestão da empresa (Philips Tasy). O modelo, baseado no algoritmo Random Forest e otimizado por meio de métodos Bayesianos, alcançou um Coeficiente de Correlação de Matthews (MCC) de 0,5921 e uma acurácia de 0,7413 ao ser avaliado no conjunto de teste. Apesar de algumas limitações, como restrições no tamanho do conjunto de dados e desequilíbrio de classes, o modelo demonstra resultados promissores na classificação das durações de internação dos pacientes, oferecendo aplicações potenciais no planejamento de alta e na gestão de recursos. Esta pesquisa enfatiza o potencial do aprendizado de máquina para aprimorar as operações hospitalares, otimizando a alocação de recursos e melhorando a eficiência dos serviços prestados.TCC Documentação e Start Kit baseado na estrutura do projeto Sessões do TCMRio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-05) Soriano, Atila Vinnicius Alves Soriano; Madeira, Charles Andryê Galvão; Nunes, Isabel Dillmann; Fernandes, Isaac FrancoA equipe de desenvolvimento de Software do TCMRio vem crescendo ao passar do tempo. Com isso, surge o desafio de como os novos colaboradores devem se integrar, adotando os padrões de codificação e processos utilizados. Esse contexto gera dificuldades no processo de integração dos novos colaboradores, para que possam se adaptar de maneira satisfatória na equipe. Como solução, este trabalho propõe a criação de uma documentação de código fonte e um projeto de apresentação para facilitar o entendimento e adaptação de novos colaboradores nesta equipe.TCC Exploração de técnicas de engenharia de prompt para aprimorar os resultados do uso de LLM no TCMRio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Nacimento, Jefferson Rodrigues do; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; http://lattes.cnpq.br/3503286347053562; Leite, Jair Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/8133660776746187; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/9520477461031645A adoção de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) marca um avanço significativo na sua jornada de inovação tecnológica, visando a melhoria das operações internas através da Inteligência Artificial. A motivação deste estudo origina-se de uma prova de conceito realizada pelo TCMRio, a qual revelou limitações significativas na qualidade das interações automatizadas, evidenciando a necessidade de explorar novas abordagens para otimizar esses resultados. Neste cenário, a pesquisa visa explorar técnicas de engenharia de prompt como uma solução para superar os desafios identificados, potencializando a eficácia dos LLMs empregados. Os objetivos específicos incluem a revisão teórica acerca dos fundamentos da Inteligência Artificial (IA), Processamento de Linguagem Natural (PLN), e engenharia de prompt, com ênfase no aprimoramento do uso de LLMs, particularmente o GPT, no ambiente do TCMRio. Adicionalmente, propõe-se a exploração prática dessas técnicas através do desenvolvimento e teste de prompts que visam melhorar a qualidade e a relevância das respostas dos chatbots. A metodologia adotada caracteriza-se por uma abordagem mista, combinando análise bibliográfica detalhada e aplicação prática. Esta envolve a implementação de um protótipo de chatbot utilizando LLM, seguido de uma série de testes iterativos para refinar os prompts com base nas técnicas de engenharia de prompt estudadas. A avaliação dos resultados focou na eficiência e eficácia das respostas fornecidas pelo chatbot, comparando-as com as da prova de conceito inicial. Os resultados alcançados demonstram a viabilidade e efetividade das técnicas de engenharia de prompt na melhoria significativa da qualidade das interações com o chatbot. As estratégias desenvolvidas contribuem para um caminho promissor para a implementação futura de soluções baseadas em IA que atendam às necessidades específicas do TCMRio.