Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44721
Title: A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual
Other Titles: Simulation in nursing teaching: a conceptual analysis
Simulación en educación de enfermería: un análisis conceptual
Authors: Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Martins, José Carlos Amado
Enders, Bertha Cruz
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Araújo, Marília Souto de
Keywords: Simulação;Ensino de enfermagem;Formação de conceito;Simulation;Education, nursing;Concept formation
Issue Date: 2018
Publisher: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro
Citation: COSTA, Raphael Raniere de Oliveira et al. A Simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 8, p. 1-8, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1928. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1928.
Portuguese Abstract: Objetivo: analisar o conceito simulação no ensino de enfermagem. Método: trata-se de uma análise de conceito, seguindo o método de Walker e Avant, na qual foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Base de Dados de Enfermagem e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Amostra final foi de 17 estudos. Resultados: O conceito elaborado para simulação no ensino de enfermagem foi: uma estratégia de ensino que utiliza-se de tecnologias, replicando cenários simulando a prática, em ambiente controlado e realista, onde o estudante participa ativamente do processo de ensino e aprendizagem, almejando praticar exaustivamente, aprender, refletir e avaliar produtos e processos. Conclusão: os achados auxiliam na construção de instrumentos de pesquisas e a compreensão na área de investigação do fenômeno estudado.
Abstract: Objective: to analyze the concept of simulation in nursing teaching. Method: this is a concept analysis, following the Walker and Avant method, in which an integrative review of the literature was carried out in the databases Scientific Electronic Library Online, Database of Nursing and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS). Final sample was from 17 studies. Results: The concept developed for simulation in nursing teaching was: a teaching strategy that uses technologies replicating scenarios simulating the practice, in a controlled and realistic environment, where the student participates actively in the teaching and learning process, aiming to practice comprehensively, to learn, reflect and evaluate products and processes. Conclusion: the findings help in the construction of research instruments and the understanding in the research area of the phenomenon studied.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44721
ISSN: 2236-6091
Appears in Collections:CCS - DENF - Artigos Publicados em Periódicos
EMCM - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SimulacaoEnfermagemAnalise_Costa_2018.pdf429,78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons