Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44833
Título: Contribuição de fontes naturais e artificiais no crescimento do camarão marinho Penaeus vannamei em baixa salinidade
Autor(es): Dantas, Yolanda de Macedo
Orientador: Dias, Juliana Deo
Palavras-chave: Camarão branco do pacífico;Nutrição;MixSIAR;Sustentabilidade;Água oligohalina
Data do documento: 31-Ago-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: DANTAS, Yolanda de Macedo. Contribuição de fontes naturais e artificiais no crescimento do camarão marinho Penaeus vannamei em baixa salinidade. 2021. 35f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: A produtividade natural do viveiro cumpre um papel importante na nutrição do camarão e na manutenção da qualidade ambiental durante o cultivo. Organismos planctônicos e bentônicos, assim como detritos são apontados como as principais fontes nutricionais para o camarão. O presente estudo avaliou a contribuição relativa de fontes de alimento naturais e de rações comerciais para o crescimento do camarão Penaeus vannamei em fazendas de cultivo semi-intensivo com água de baixa salinidade. A análise de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio foi empregada como método traçador das fontes no tecido muscular do animal. As contribuições relativas foram estimadas através de modelo de mistura utilizando a assinatura isotópica das amostras de camarão, ração comercial, matéria orgânica do sedimento e séston, além dos fatores discriminantes das fontes. Os resultados indicam que houve um padrão de incremento na contribuição das fontes de alimento naturais entre as fases de cultivo I (30 dias) e II (60 dias), no entretanto a principal fonte para o desenvolvimento do camarão foi a ração comercial. As fontes naturais tiveram sua maior contribuição (46,8%) na fase II sob baixas densidades de estocagem (Fazenda A) e a menor contribuição (26,9%) na fase I em alta densidade de estocagem (Fazenda B). A diferença nas contribuições relativas das fontes também está associada a características nutricionais da ração comercial, a disponibilidade de alimento natural e a condições ambientais. O incremento das fontes de alimentação natural contribui para práticas de cultivo de camarão semi-intensivos em baixa salinidade mais sustentáveis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44833
Aparece nas coleções:PPGE - Mestrado em Ecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Contribuicaofontesnaturais_Dantas_2021.pdf923,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.