Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45003
Title: Evidências científicas da assistência de enfermagem à mulher com pré-eclâmpsia
Authors: Lima, Nayda Babel Alves de
Cruz, Giovanna Karinny Pereira
Marinho, Larissa Régia da Fonsêca
Diniz, Gabriele Maria Dantas
Ferreira, Jocelly de Araújo
Advisor: Silva, Maria de Lourdes Costa da
Keywords: Assistência de enfermagem.;Pré-eclâmpsia.;Hipertensão induzida pela gravidez.;Cuidados terciários de saúde.;Cuidados secundários.
Issue Date: 28-Jan-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Nayda Babel Alves de et al. Evidências científicas da assistência de enfermagem à mulher com pré-eclâmpsia. 2019. 20f. Monografia (Especialização) - Curso de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Materno-Infantil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2021.
Portuguese Abstract: Identificar as evidências e principais cuidados direcionados à assistência de enfermagem à mulher com Pré-Eclampsia no cenário de média e alta complexidade. Metodologia: revisão integrativa da literatura realizada com busca online de artigos nacionais e internacionais, nas bases de dados Scopus, Web of Science, CINAHL MEDLINE/PUBMED, LILACS e Science Direct, resultando em 8 artigos. Para critérios de inclusão, utilizaram-se artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicadas entre os anos de 2008 a 2018. Realizou-se análise temática de conteúdo com auxílio do Software NVivo. Resultados: a maioria das pesquisas foi publicada nos últimos dois anos (75%) no idioma inglês, com metodologia de natureza qualitativa (37,5%) e caso clínico (37,5%). O grau de recomendação dos estudos foi fraco. Houve perfis de modelos de assistência diversificados, resultando em evidências fisiológicas, psicossociais e valorização da assistência. Conclusão: as evidências mostraram que a assistência de enfermagem obteve resultados significativos nos domínios fisiológicos e psicossociais maternos; melhora da vitalidade fetal e neonatal, a partir de modelos de assistência baseados na sistematização da assistência de enfermagem e uso das práticas integrativas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45003
Other Identifiers: 20174001089
Appears in Collections:EMCM - Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Materno-Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EvidenciasCientíficasAssistenciaEnfermagem_Lima_2021.pdfArtigo569,16 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons