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Título: Ensino remoto emergencial de música: um relato de experiência no Projeto EMUSCO durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Barboza, Márcio Borges
Orientador: Luna, Camila Larissa Firmino de
Palavras-chave: Ensino de Música;Ensino Remoto;Projeto Social;COVID-19;Música – Ensino e instrução;Música – Ensino remoto;Música – Projeto social
Data do documento: 28-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BARBOZA, Márcio Borges. Ensino remoto emergencial de música: um relato de experiência no Projeto EMUSCO durante a pandemia da Covid-19. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura), Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência sobre aspectos relacionados ao processo de adaptação do ensino presencial em música para a modalidade do ensino remoto emergencial, no âmbito do Projeto Escola de Música Severino Cordeiro (EMUSCO), desenvolvido na Escola Municipal Ferreira Itajubá em Natal/RN. Em virtude do distanciamento social decorrente da COVID-19, as atividades do EMUSCO foram inicialmente paralisadas e o seu corpo docente precisou adaptar sua metodologia de ensino que, obrigatoriamente, deveria se adequar à nova realidade. Com isso, o trabalho tem como objetivo geral apresentar desafios e conquistas do ensino de música no Projeto EMUSCO (Escola de Música Severino Cordeiro) em decorrência da pandemia de COVID-19, relatando todo o processo de adaptação da educação presencial em música para a modalidade remota no período da pandemia, e de compreensão acerca das formas de organização possíveis para a docência no ensino remoto, identificando as principais dificuldades e buscando minimizar o impacto que a crise sanitária ocasionou à educação em geral. Para auxiliar as reflexões no decorrer do relato, a fundamentação teórica se baseia em conceitos ligados à temática do Ensino Remoto Emergencial (ERE), assim como em aspectos relacionados com a Educação à Distância (EaD), abordando autores como Tokarina (2020), Paixão (2020), Ribeiro (2019) e Valente (2010), buscando também refletir sobre a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicada ao ensino de música. Os resultados do relato apontaram para uma aprendizagem musical satisfatória, apesar do cenário diferenciado daquele comumente vivenciado no âmbito do Projeto, bem como evidenciaram as principais dificuldades e potencialidades no ensino de música e na manutenção das atividades culturais no formato virtual.
Abstract: This course conclusion work is an experience report on aspects related to the process of adapting face-to-face music teaching to the emergency remote teaching modality, within the scope of the project of Severino Cordeiro School of Music (in Portuguese: Escola de Música Severino Cordeiro-EMUSCO), developed at Ferreira Itajubá Municipal School, in Natal/RN. Due to the social distance resulting from COVID-19, EMUSCO's activities were initially paralyzed and its faculty had to adapt its teaching methodology to the new reality. Considering this, the work has as general objective to present challenges and achievements of music teaching in EMUSCO Project, as a result of COVID-19 pandemic, reporting the entire process of adapting face-to-face music education to the emergency remote teaching modality in the period of the pandemic, also understanding the possible forms of organization for that teaching modality, identifying the main difficulties and seeking to minimize the impact that the health crisis caused to education in general. To assist the reflections in the course of the report, the theoretical foundation is based on concepts related to the Brazilian theme of Emergency Remote Teaching (ERE), as well as aspects related to Distance Learning (DE), approaching authors such as Tokarina (2020), Paixão (2020), Ribeiro (2019) and Valente (2010), also seeking to reflect on the use of Information and Communication Technology (ICT) applied to music teaching. The results of the report pointed to a satisfactory musical learning, despite the different scenario from that one commonly experienced within the scope of the Project, as well as highlighting the main difficulties and potentialities in music teaching and in the maintenance of cultural activities in the virtual format.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45869
Aparece nas coleções:EMUFRN - TCC - Música (licenciatura)

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