Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46211
Título: Instrumentos para o ensino e avaliação em simulação clínica no ensino em saúde: scoping review
Autor(es): Silva, Kailton Veloso
Orientador: Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Palavras-chave: Simulação clínica.;Estudo de validação.
Data do documento: 3-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Kailton Veloso. Instrumentos para o ensino e avaliação em simulação clínica no ensino em saúde: scoping review. 2022. 22f. Monografia (Especialização) - Curso de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022.
Resumo: Introdução: Simulação clínica é um método de ensino que lança mão do ambiente simulado para a formação de profissionais de todas as categorias. O treino em ambiente simulado permite que os profissionais cometam erros e aprendam com eles sem a consequência dos mesmos numa pessoa real. Estudos evidenciam que a simulação gera diversas competências e habilidades imprescindíveis ao profissional de saúde, como ganhos ao nível de autoconfiança, satisfação, motivação, liderança, dentre outras. Objetivo: Identificar os instrumentos para ensino e avaliação em simulação clínica no ensino em saúde, bem como detectar eventuais lacunas de trabalhos nessa área. Método: Scoping Review, baseado nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna Briggs. Este método visa mapear os principais conceitos, clarificar áreas de pesquisa e identificar lacunas do conhecimento. Com base nestas perspectivas, estabeleceu-se a pergunta norteadora: quais são os instrumentos disponíveis na literatura nacional e internacional para o ensino e avaliação em simulação clínica no ensino em saúde? Foram realizadas buscas em sete bases de dados nacionais e internacionais sobre os trabalhos publicados até dezembro de 2021. Resultados: Foram identificadas 2.544 publicações científicas nas bases de dados, sendo que destas, 17 foram selecionadas por preencherem os critérios de inclusão estabelecidos. A amostra é composta por trabalhos que consistiram em validar instrumentos desenvolvidos em sete países diferentes, com destaque para Estados Unidos e Brasil, seis e cinco artigos, respectivamente. Quanto à área de conhecimento, a maioria dos estudos teve o campo da medicina como foco para desenvolvimento do instrumento (58,8%), seguida pela enfermagem (29,4%). Discussão: Apesar da crescente que a utilização da simulação clínica vem sofrendo nos últimos anos na área da saúde, os resultados deste trabalho ainda trazem evidências de dificuldades na implementação e disseminação do método. O fato dos estudos que se enquadraram nessa revisão terem suas amostras concentradas nas categorias de profissionais da medicina ou da enfermagem é algo que vai contra ao que preconiza a literatura, pois, a simulação precisa se disseminar e perpassar na formação de todas as categorias profissionais, tendo em vista que estes profissionais trabalham de forma conecta e necessitam de aperfeiçoamento síncrono para prestação dos serviços que envolvem multi profissões. Conclusão: Foi encontrado um baixo número de estudos que responderam a questão norteadora desta Scoping Review, sendo este achado uma das limitações deste trabalho, a qual evidencia que o tema ainda é pouco explorado pela literatura nacional e internacional. Desta forma, sua contribuição principal está em sanar os espaços que existem na literatura sobre simulação clínica, além de evidenciar a baixa aplicabilidade do seu uso no ensino e avaliação em saúde.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46211
Aparece nas coleções:EMCM - Residência Multiprofissional em Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InstrumentosEnsinoAvaliação_SILVA_2022.pdf429,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.