Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46316
Título: Análise do ciclo do R-744 transcrítico com bypass de gás
Autor(es): Silva, Miriam Araújo da
Orientador: Barbosa Junior, Cleiton Rubens Formiga
Palavras-chave: CO2;Gás cooler;Válvula de bypass;Um estágio
Data do documento: 11-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Miriam Araújo da. Análise do ciclo do r-744 transcrítico com bypass de gás. 2022.24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O ciclo transcrítico básico de refrigeração com CO2 apresenta eficiência inferior quando comparado aos ciclos subcríticos de compressão de vapor. Em razão disso, foram desenvolvidas várias técnicas de melhoria de sua performance de refrigeração, duas das maneiras constam neste trabalho e são a inserção do by pass de gás e do trocador de calor interno, o primeiro aumenta a eficiência em 7% e o segundo pode melhorar de 3% a 25%. A presente pesquisa tem como finalidade avaliar a performance do ciclo transcrítico de CO2 com by pass de gas com o auxílio do software Simple CO2 One Stage Plant. Para isso, foi investigada a influência de vários parâmetros temperatura de evaporação, superaquecimento (saída do evaporador), temperatura intermediária, eficiência do trocador de calor interno, pressão de alta, temperatura de saída do gás cooler, eficiência isentrópica e fator de perda de calor. A partir de um ciclo do R744 transcrítico de referência, foi simulado a variação de cada uma das variáveis do ciclo, mantendo-se as demais variáveis constantes. Os resultados obtidos na simulação do ciclo do R744 transcrítico com by pass de gás mostraram maior sensibilidade da performance (COPC e COPH) com a temperatura de evaporação, eficiência isentrópica, temperatura de saída do gás cooler e pressão de alta.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46316
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc final revisado.pdf4,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.