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Título: Imagem corporal de graduandos em Educação Física: um estudo de revisão
Título(s) alternativo(s): Body image of physical education undergraduates: a review study
Autor(es): Fernandes, Ingrid Luana Toscano
Orientador: Silva, Priscilla Pinto Costa da
Palavras-chave: Imagem Corporal;Educação Física;Graduandos
Data do documento: 14-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FERNANDES, Ingrid Luana Toscano. Imagem corporal de graduandos em Educação Física: um estudo de revisão. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura), Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Ao longo dos anos, a concepção de Imagem Corporal (IC) passou por diversas mudanças, fazendo com que a procura por padrões estéticos pré-definidos resulte em novas definições a respeito do corpo e suas nuances. Tal temática é facilmente observada entre graduandos do curso em Educação Física (EF), uma vez que o entendimento sobre a IC vai além do que tange a qualidade de vida, atingindo esferas como aceitação social e também servindo como mercadoria de comercialização. Outro aspecto importante diz respeito a relevância que o assunto possui dentro da EF, pois é um tópico pertinente dentro das disciplinas do curso de graduação. Diante disso, o presente estudo objetiva-se analisar como os artigos apresentam a IC e sua relação com os graduandos de EF, uma vez que há pouca produção literária sobre a temática no âmbito nacional. O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, no qual foram analisados artigos cujo intuito é verificar a relação do conceito de IC com graduandos de EF. Os artigos explorados destacaram que os assuntos relacionados à IC se distinguem principalmente na EF, embora seja algo bastante presente em outras áreas acadêmicas. Concluiu-se que a concepção a respeito da Imagem Corporal a partir da relação dos graduandos de Educação Física perpassa aspectos intrínsecos, em que o assunto em questão interfere não somente na forma como o graduando se percebe, mas também na maneira como o outro o enxerga.
Abstract: Over the past years, the concept of Body Image (BI) has changed several times, causing the demand for pre-defined aesthetic standards to result in new definitions concerning the body and its respective nuances. Such a theme is easily noticed among undergraduates of the Physical Education (PE) course, since the comprehension of BI extends beyond what concerns the quality of life, reaching aspects such as social acceptance and also serving as a commercial merchandise. Furthermore, another important point regards the relevance that the subject has within Physical Education, since it is a relevant topic in the disciplines of the course. Therefore, this study aims to analyze how the articles introduce CI and its connection with PE students, considering that there is limited literature production on the subject nationally. This article consists in bibliographical research of qualitative character, in which articles were analyzed in order to verify the relation of the concept of CI with students of PE. The examined studies emphasized that the issues related to CI are particularly distinguished in PE, despite being something very common in other academic fields. Based on this, it can be concluded that the conception about Body Image from the Physical Education students' relationship permeates intrinsic aspects, in which the subject in question interferes not only in the way the student perceives themselves, but also in the way others see them.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46425
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)

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