Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46442
Título: Projeto pensar: escuta, fala e imaginação em experiências de pensamento com crianças
Título(s) alternativo(s): Thinking project: listening, speaking and imagination in thought experiments with children
Proyecto pensar: escucha, habla e imaginación en experiencias de pensamiento con niños
Autor(es): Cantalice, Gizolene de Fatima Barbosa da Silva Cantalice Gizolene de Fatima Barbosa da Silva
Orientador: MELO, JACICLEIDE FERREIRA TARGINO DA CRUZ MELO J. F. T. C
Palavras-chave: Pensar;Extensão Universitária;Filosofia com crianças;Linguagem
Data do documento: 9-Nov-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CANTALICE, Gizolene de Fatima Barbosa da Silva et al. PROJETO PENSAR: escuta, fala e imaginação em experiências de pensamento com crianças. Revista Extensão & Sociedade: Revista Extensão & Sociedade da UFRN, [Natal/Rn], v. 12, n. 2, p. 41-57, 29 dez. 2021. Semestral. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. http://dx.doi.org/10.21680/2178-6054.2021v12n2id24952. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/issue/view/1175. Acesso em: 05 mar. 2022.
Resumo: O presente texto tem como objetivo socializar resultados decorrentes de um projeto de extensão desenvolvido no ano de 2020, tendo como estratégia metodológica a realização de experiências de pensamento na perspectiva da Filosofia com Crianças. A ação atendeu alunos (crianças do Ensino Fundamental) de escolas da rede municipal de Caicó/RN. A equipe organizadora foi constituída por um professor da rede básica de ensino e cinco voluntários estudantes do curso de Pedagogia (CERES/UFRN). Foram realizadas oficinas com as crianças, cujos resultados apontaram a potencialidade da metodologia da Filosofia com criança para o desenvolvimento de habilidades de investigação, raciocínio, organização da informação e de tradução (diálogo) no processo de ensino e aprendizagem com crianças.
Abstract: The present text aims to socialize the results of an extension project developed in 2020, having as methodological strategy the realization of thinking experiments in the perspective of Philosophy with Children. The action assisted students (elementary school children) from schools of the municipal network of Caicó/RN. The organizing perspective of Philosophy with Children. The action assisted students (elementary school children) from schools of the municipal network of Caicó/RN. The organizing team was constituted of teacher from the basic education network and five volunteers, students from the Pedagogy course (CERES/UFRN). Workshops were carried out with the children, whose results pointed out the potentiality of the Philosophy with Children methodology for the development of investigation, reasoning, information organization and translation (dialog) skills in the process of teaching and learning with children.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46442
ISSN: 2178-6054
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo de Gizolene Projeto Pensar.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons