Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46939
Title: Borboletas (Lepidoptera: Papilionoidea) da Reserva Biológica Saltinho, Tamandaré, Pernambuco
Authors: Guerreiro, Bianca Villar Carvalho
Advisor: Cardoso, Márcio Zikán
Keywords: Lepidoptera;REBIO Saltinho;Ecologia de comunidades;Sazonalidade;Lepidoptepa;REBIO Saltinho;Community Ecology;Seasonality
Issue Date: 15-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GUERREIRO, Bianca Villar Carvalho. Borboletas (Lepidoptera: Papilionoidea) da Reserva Biológica Saltinho, Tamandaré, Pernambuco. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: Ao desvendar fontes de diversidade biológica e entender quais processos podem ser responsáveis por mantê-la nos ecossistemas, a caracterização de comunidades biológicas pode contribuir com o correto manejo de paisagens antropizadas e restauração dos ambientes naturais. Borboletas são excelentes indicadoras ambientais e têm sido consideravelmente monitoradas para acessar parâmetros ecológicos, avaliar o estado de conservação de áreas naturais e verificar efeitos da fragmentação e perda de habitat sob suas comunidades. Além de acessar o impacto ecológico da modificação desses ambientes, esse tipo de trabalho pode fornecer características importantes para incorporar à modelagem e predição do impacto das mudanças climáticas na biodiversidade. Aqui, realizamos o monitoramento trimestral, por um ano, de borboletas da Reserva Biológica Saltinho, em Pernambuco, totalizando 4 campanhas. Foram dispostas, trimestralmente, 4 armadilhas do tipo Van Someren Rydon, para amostragem das borboletas frugívoras, em cada uma das 5 unidades amostrais da UC. Para a mesma unidade amostral, além de variarem de altura (duas à nível de sub-bosque e duas à nível de dossel), as armadilhas estavam à 50 m uma da outra. Para amostragem de nectarívoras, realizamos coleta ativa através da rede entomológica por 30 minutos por dia de coleta em cada unidade amostral. Caracterizamos as espécies ocorrentes e suas variações no tempo e espaço, de forma a auxiliar à gestão a partir da atualização de informações, ainda inexistentes para esse grupo taxonômico na região. Amostramos ao todo 383 indivíduos, representantes de 96 espécies. Cinco das seis famílias de borboletas (Lepidoptera: Papilionoidea) foram coletadas na UC, Nymphalidae teve a maior riqueza e abundância, Pieridae a menor riqueza e Hesperiidae a menor abundância. Observamos diferenças na composição das comunidades entre os períodos de seca e pós-seca, seca e pós-chuva e pós-seca e pós-chuva. Não detectamos variação nas riquezas e abundância entre períodos e entre unidades amostrais. Algumas espécies são bioindicadoras de boa qualidade ambiental e foram encontradas em áreas próximas ao rio, como Morpho helenor, Pareuptychia ocirrhoe e Scada sp. No geral, há diversidade da fauna de borboletas e flora evidente nas áreas de mata fechada próximas ao açude e corpos d ́água, sendo habitats importantes para conservação. Além de visar contribuir com a gestão da REBIO Saltinho, para a popularização do conhecimento científico gerado, estamos produzindo o guia de espécies, caixas entomológicas com espécimes coletados (uma será doada à UC) e folders sobre as espécies encontradas e importância ecológica da biodiversidade local e regional.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46939
Appears in Collections:CB - TCC - Ciências Biológicas (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BorboletasLepidopteraPapilionoidea_Guerreiro_2022.pdf1,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.