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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46975
Title: | Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica |
Authors: | Albuquerque, Jacqueline Farias de |
Advisor: | Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim |
Keywords: | Educação;Aprendizagem;Respiração artificial |
Issue Date: | 23-Dec-2021 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | ALBUQUERQUE, Jacqueline Farias de. Descomplicando a ventilação mecânica invasiva: estratégia educacional para equipe multiprofissional de uma enfermaria pediátrica. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação) - Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
Portuguese Abstract: | Crianças com determinadas doenças respiratórias crônicas comumente necessitam de internação hospitalar e, às vezes, de ventilação mecânica invasiva (VMI) para suporte à vida. Embora seja uma terapêutica corriqueira em unidades de terapia intensiva pediátricas, não é frequente nas enfermarias pediátricas a VMI. Estudos sugerem que os profissionais que cuidam de pacientes ventilados mecanicamente apresentam inseguranças e lacunas no conhecimento dessa temática. Assim, objetivou-se com este estudo implementar uma estratégia educacional sobre a VMI, centrada nas necessidades de aprendizagem da equipe multiprofissional da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Para alcançar esse propósito, esta pesquisa exploratória de natureza qualitativa, caracterizada como uma Pesquisa Convergente Assistencial iniciou a investigação por meio da revisão integrativa de literatura sobre as práticas de ensino da VMI e seus efeitos na aprendizagem dos profissionais de saúde. Após desenvolveu quatro passos estratégicos: (1) pactuações na unidade; (2) grupos de convergência (GCs) para a identificação das necessidades de aprendizagem, ocorridos no período de junho a julho de 2021. Foram entrevistados, por meio de um roteiro semiestruturado, 30 profissionais distribuídos em 7 GCs. Após esse passo prosseguiu-se para organização e sistematização das falas transcritas, as quais foram exportadas para software ATLAS.ti® versão 9.0 para codificá-las e categorizá-las, conforme a técnica de análise segundo Trentini e Paim (2004), que consiste nas etapas de apreensão, síntese e teorização. Foi possível identificar 6 categorias emergidas dos dados: necessidades de temas de aprendizagem alinhadas ao contexto da prática assistencial; necessidade de compreender os desafios do cuidado à criança ventilada mecanicamente; respeito pelo repertório prévio; ênfase em atividades educacionais predominantemente manuais; aspectos estruturais para o planejamento da ação e importância das abordagens metodológicas no processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, prosseguiu-se para os passos (3) planejamento e (4) realização da capacitação multiprofissional (CM), esta empreendida nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro do ano vigente. Participaram da CM: 15 técnicos(as) de enfermagem, 17 enfermeiros(as) e 21 médicos(as). Os resultados apoiam que os GCs e CM favoreceram reflexões sobre as práticas assistenciais e oportunizaram uma experiência de aprendizagem significativa e problematizadora, estimulando o processo de conscientização crítica da realidade. Este estudo agregou à literatura com duas dimensões conceituais quanto ao processo de ensino-aprendizagem de profissionais no contexto pesquisado: (1) respeito pelos aspectos da realidade vivida dos profissionais, considerando o repertorio prévio do participante e (2) importância da participação coletiva na construção da CM, considerando que do próprio profissional é possível extrair elementos essenciais para uma prática educativa de temas complexos em saúde. Esse conhecimento concretizou-se na enfermaria pediátrica sob a forma de produções tecnológicas, a saber, a própria CM e os materiais educativos de apoio (ebooks e jogos temáticos). A CM e os materiais educativos foram construídos com os profissionais e apresentam-se como frutos deste trabalho para a pesquisa científica e para a prática assistencial, contribuindo com a qualificação do cuidado às crianças ventiladas mecanicamente em ambientes de enfermaria. |
Abstract: | Children with certain chronic respiratory diseases commonly require hospitalization and, sometimes, invasive mechanical ventilation (IMV) for life support. Although IMV is a procedure customarily used in pediatric intensive care units, it is not frequent in pediatric wards. Some studies suggest that professionals who take care of mechanically ventilated patients have insecurities and gaps concerning the knowledge on this matter. Thus, the objective of this study was to implement an educational strategy for the teaching of IMV, focused on the learning needs of a multidisciplinary team in the pediatric ward of Onofre Lopes University Hospital. In order to achieve this purpose, this exploratory research of a qualitative nature, characterized as a Convergent Care Research, started by reviewing integrative literature on IMV teaching and its effects on the learning of health professionals. After that, four strategic steps were developed: (1) agreements in the unit; (2) convergence groups (CGs) for the identification of learning needs, which occurred from June through July of 2021. Thirty professionals distributed into seven CGs were interviewed through a semi-structured script. Then, the transcribed speeches were organized and systematized, which were exported to ATLAS.ti® version 9.0 software to be codified and categorized, according to Trentini and Paim’s (2004) analysis technique, which consists of apprehension, synthesis, and theorization. It was possible to identify six categories emerged from the data: needs for learning topics aligned with the context of care practice; need to understand the challenges of caring for the mechanically ventilated child; respect for previous repertoire; emphasis on predominantly manual educational activities; structural aspects for action planning; and importance of methodological approaches in the teaching-learning process. From that, the research proceeded to the steps of (3) planning and (4) carrying out the multidisciplinary training (MT), which occurred in August, September, October, and November of 2021. Fifteen nursing technicians, seventeen nurses, and twenty-one doctors participated in the MT. The results support that the CGs and MT promoted reflections upon care practices and provided an opportunity for a meaningful and problematizing learning experience, which stimulated the process of critical awareness of reality. This study contributed to the literature with two conceptual dimensions regarding the teaching-and-learning process of professionals in the researched context: (1) respect for the aspects of the reality experienced by the professionals, considering the participant's previous repertoire, and (2) the importance of collective participation in the construction of the MT, considering that it is possible to extract from the professionals themselves essential elements for an educational practice of complex health issues. This knowledge appeared in the pediatric ward in the form of technological productions, that is, the MT itself, and the supporting educational materials (ebooks and thematic games). The MT and the educational materials were only possible with the participation of the health professionals, and they appear as fruits of our work for scientific research and care practice, contributing to the qualification of care for mechanically ventilated children in nursing environments. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46975 |
Appears in Collections: | PPGSES - Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação |
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