Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47271
Título: O ambiente escolar como uma janela para a compreensão de aspectos importantes da reprodução humana
Autor(es): Silva, Rorainny Lorelainny Cardoso Seabra da
Orientador: Mota, Maria Teresa da silva
Palavras-chave: Educação sexual;Sex education;Escola;School;Adolescente;Adolescent
Data do documento: 10-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Rorainny Lorelainny Cardoso Seabra da. O ambiente escolar como uma janela para a compreensão de aspectos importantes da reprodução humana. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)- Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Um projeto educacional que tem como objetivo principal o esclarecimento de dúvidas, questionamentos e mitos sobre o uso de drogas, a educação sexual, a sexualidade e a reprodução humana nas escolas públicas e privadas com os adolescentes é essencial para a sensibilização dessa população sobre seu corpo, sua fisiologia reprodutiva, sua vida sexual e responsabilidades relacionados à sua prática como a gravidez indesejada. Nesse contexto, a discussão sobre o uso ou não de métodos contraceptivos permite um diálogo que tem grande potencial de evitar comportamentos de risco. O objetivo do trabalho foi avaliar a escola como ambiente de transferência de informação relacionadas à reprodução, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez indesejada e comportamento sexual com alunos de 14 a 19 anos em duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Natal, RN. Foi aplicado um questionário sobre aspectos gerais da sexualidade e comportamento sexual antes e após um ciclo de cinco palestras. A ferramenta incluiu 14 questões de múltiplas escolhas, com nove delas apresentando mais de uma alternativa correta e cinco com apenas uma resposta certa. Foi verificado um aumento no número de acertos nas questões com mais de uma alternativa correta e, consequentemente uma diminuição no número de erros entre as condições testadas, indicando um maior grau de entendimento e desempenho pelos alunos. Considerando o aumento no número de alternativas parcialmente corretas assinaladas e diminuição no número de erros no questionário após a intervenção nas escolas concluímos que a ação de extensão desenvolvida melhorou o grau de entendimento entre alunos dos temas discutidos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47271
Outros identificadores: 2011042755
Aparece nas coleções:CB - TCC - Ciências Biológicas (bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmbienteEscolar_Silva_2016.pdfMonografia690,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.